No mundo corporativo, as decisões devem ser tomadas rapidamente, mas nunca com base em achismos. Com tantas variáveis, você não quer deixar nenhum detalhe passar despercebido nos seus processos. Para implementar um monitoramento de dados avançado, passe a utilizar os indicadores de desempenho, grandes aliados da sua estratégia.
Os indicadores de desempenho, também denominados KPIs (Key Performance Indicators), são métricas críticas essenciais para as corporações. Eles vão te ajudar a tomar decisões embasadas e precisas, conduzindo operações e equipes em direção aos objetivos do seu planejamento. São como uma bússola para o seu negócio.
Então, tudo pronto para deixar as suposições de lado e levar a empresa a novos patamares com base em análise de dados? Conheça os indicadores de desempenho!
O que são indicadores de desempenho?
Não é surpresa que, em um mercado cheio de dados, 80% dos trabalhadores sofram de sobrecarga de informação. Nos negócios modernos, os dados são rei, fornecem insights, ajudam a rastrear o desempenho e baseiam decisões. Entretanto, apenas dados brutos não podem te entregar tantas vantagens.
Dados desorganizados, sem filtros ou interpretações, ficam soltos e dificilmente geram benefícios. Para gerar eficiência, as organizações precisam da visibilidade clara precisa de suas operações e dos resultados gerados. Então, você precisa inserir os KPIs.
Os indicadores de desempenho são selecionados para restringir o foco dos seus dados, ajudando os colaboradores a entender o que é significativo de forma rápida. São métricas usadas para avaliar o desempenho de diferentes aspectos empresariais.
Específicos e quantificáveis, os KPIs podem mostrar oportunidades, indicar falhas, prever tendências de mercado, detectar problemas antes que virem crises e mais.
São ferramentas poderosas para melhorar o seu monitoramento de desempenho de forma sistemática, lidando com as complexidades e variáveis das diferentes operações, projetos e outros desafios.
Esses são apenas alguns exemplos que demonstram o poder dos KPIs para a sua empresa. Entenda a importância de analisar essas métricas a seguir!
Importância de monitorar os indicadores de desempenho
Você sabia que 78% dos projetos ultrapassam o orçamento ou os prazos estabelecidos? De fato, os indicadores de desempenho podem te ajudar a evitar essas dores de cabeça. Escolher bem os indicadores é uma forma de reduzir o fardo de não saber como andam os resultados e como otimizá-los antes que venha o prejuízo.
A abordagem precisa deles permite que a sua equipe saiba se, mesmo com tantos desafios, o projeto ainda pode ser concluído dentro do prazo e do orçamento.
Eles falam muito sobre o desempenho da sua empresa em áreas-chave, como satisfação e retenção dos clientes, receita, lucro, retorno sobre o investimento, produtividade, rotatividade de colaboradores e mais.
Os indicadores ajudam a identificar áreas que precisam de atenção, que precisam ser exploradas para alcançar os objetivos. Além disso, podem garantir que a empresa está entregando boas experiências aos clientes - o que pode levar a uma maior satisfação, retenção e aumento das vendas.
Por isso, segundo pesquisa da Geckoboard, empresas que monitoram seus indicadores-chave de desempenho mostraram ter 2 vezes mais chances de atingir as metas de crescimento previamente definidas.
Principais indicadores de desempenho para medir o sucesso
Como você viu, o monitoramento dos indicadores de desempenho é essencial para a gestão empresarial. Também conhecidos como Key Performance Indicators, as métricas são de diversos tipos, como:
● Indicadores Financeiros, como receita, lucro líquido e retorno sobre o investimento.
● Indicadores de Clientes, que rastreiam como uma empresa está se saindo em relação à satisfação e retenção do público-alvo.
● Indicadores de Processos Internos, que medem a eficiência dos processos da empresa, como o tempo de produção e a qualidade do produto.
● Indicadores de Aprendizado e Crescimento, que monitoram o progresso em termos de inovação e desenvolvimento.
● Indicadores Estratégicos, relativos aos objetivos estabelecidos pela empresa.
● Indicadores de Produtividade e Qualidade, andando juntos para monitorar a produtividade por hora da máquina e colaborador, o uso de recursos e a conformidade.
Ao escolher KPIs, eles devem ser relevantes para os objetivos da sua empresa, fáceis de aplicar, medir e interpretar, fornecendo insights para as decisões. Opte pelos indicadores que realmente ajudarão no cenário do seu negócio.
Aqui estão alguns exemplos de indicadores de desempenho:
1. Lucro líquido
Este KPI mede a receita menos as despesas, entregando o lucro real que a empresa está gerando. Assim, você pode tomar ações baseadas em resultados precisos, observando se os custos estão elevados.
2. Ticket médio
Com o indicador de desempenho, é possível saber o quanto você fatura por consumidor. Ao medir o seu ticket médio por clientes, por exemplo, é possível saber quais compram mais. Para fazer o cálculo, divida o faturamento total das vendas pelo número de vendas do período analisado.
3. ROI
O famoso Retorno Sobre Investimento (ROI) mostra qual retorno de uma ação da sua empresa, como campanha ou projeto. O indicador que permite analisar quais investimentos foram eficientes. Um cálculo clássico para o ROI é: ROI = (receita - custo)/custo x100
4. Receita
Um dos indicadores mais simples e diretos para o sucesso da sua empresa. O KPI mede a quantidade total de dinheiro que a corporação está gerando. Para o cálculo, é preciso saber quais foram as vendas no período e o preço dos produtos. A multiplicação entre os números revela a quantia que entrou.
5. Conversão em Vendas
Este indicador mostra a taxa de conversão, ou seja, quantos clientes realizaram a ação desejada pela sua empresa, como a compra. O cálculo é simples: divida o número de contratos ou vendas pela quantidade de clientes alcançados. Multiplique o resultado por 100 para obter a porcentagem.
6. Taxa de retenção de clientes
O KPI mede a porcentagem de clientes que continuam a fazer negócios com a sua empresa em um período. É um indicador importante para avaliar a satisfação dos clientes e a fidelização. O cálculo é: taxa de retenção = clientes retidos/clientes iniciais x100.
7. NPS
O Net Promoter Score costuma ser medido através de pesquisas e questionários e revela se os clientes recomendariam a sua empresa para outros. É uma referência de satisfação a partir da pergunta “em uma escala de 1 a 10, qual é a probabilidade de você nos recomendar a um amigo?”. Os resultados são classificados dessa forma:
● Detratores: notas de 0 a 6;
● Passivos: pontuações 7 e 8;
● Promotores: notas 9 e 10.
Para calcular o Net Promoter Score, subtraia a porcentagem de detratores (não recomendariam você) da porcentagem de promotores.
8. Custo de Aquisição de Cliente (CAC)
A métrica indica o valor médio gasto para adquirir um novo cliente, ou seja, o custo das suas estratégias de marketing, atendimento e vendas para a conquista. CAC = Número de clientes adquirido/Custos totais de aquisição.
9. Índice de turnover
O indicador de desempenho avalia o grau de rotatividade do seu time para esclarecer questões internas da empresa. Grandes taxas de turnover podem sinalizar problemas que acabam refletindo na satisfação do cliente. O cálculo clássico é: (Demissões + Admissões)/2, dividido pelo total de pessoas.
Como monitorar os indicadores de desempenho?
Para aplicar os indicadores, entenda quais deles fazem sentido para o seu modelo de negócio. Não foque nas métricas de vaidade que, apesar de parecerem interessantes, não possuem impacto no crescimento da empresa. Os indicadores de desempenho só funcionam quando estão alinhados com as suas estratégias, de forma que monitorá-los é parte da rotina.
Por isso, é preciso estabelecer um método que integre a análise desses indicadores a partir da ferramenta certa. O Zoho Analytics é a plataforma de Business Intelligence que você precisa para gerenciar com eficiência os seus indicadores.
Importe os seus dados, crie relatórios e painéis personalizados que exibem os seus KPIs, monitorando facilmente todas as informações que passam a ser atualizadas no sistema em tempo real.
A visualização é intuitiva, a partir de gráficos, tabelas, mapas de calor e mais. Além disso, o Zoho Analytics pode ser integrado a uma variedade de ferramentas para centralizar todos os dados da empresa.
A plataforma oferece recursos poderosos de análise de dados que podem ajudá-lo a entender suas métricas e a identificar áreas que precisam de ajuste. Avalie tendências, previsões, correlações e mais.
Comments