A governança de dados é um pilar essencial para a sustentabilidade das empresas, já que cuida da conformidade regulatória, da garantia de dados precisos, seguros e acessíveis.
Afinal, nenhum gestor quer a dor de cabeça de ter que lidar com dados mal gerenciados, que podem levar a decisões erradas, perda de oportunidades e, em casos extremos, a violações de segurança que podem muito em multas e má reputação no mercado.
Com as práticas corretas de governança de dados, você pode transformar esse ativo valioso em uma vantagem competitiva. Continue lendo para descobrir as melhores práticas!
O que é governança de dados?
A governança de dados é um conjunto de práticas, políticas, processos e tecnologias que garantem a gestão eficiente dos dados nas empresas.
O processo deve assegurar que as informações sejam precisas, consistentes, seguras e acessíveis, para suportar tantas operações diariamente e gerar bons resultados.
Por isso, a governança normalmente engloba políticas, procedimentos detalhados, um pessoal responsável pela gestão dos dados, tecnologias para a segurança e a disponibilidade das informações, além da obediência a leis e regulamentos.
A governança de dados deve impedir erros, assegurar que os dados sejam consistentes em todas as fontes e sistemas, sempre presentes e completos.
Princípios da governança de dados
A governança de dados é baseada em um conjunto de princípios para a sua implementação. Confira:
1. Precisão e integridade
Garantir, com auditorias, monitoramento e validações, que os dados sejam precisos e livres de erros, já que, quando incorretos, podem levar a más decisões e prejuízos.
2. Consistência
Manter dados consistentes em todas as plataformas e sistemas. Isto significa que a mesma informação deve ser representada da mesma forma em diferentes locais.
3. Segurança e privacidade
Proteger dados sensíveis contra acessos não autorizados e garantir a privacidade dos envolvidos - com tecnologias como criptografia e controle de acessos.
4. Acessibilidade
Os dados devem estar disponíveis e acessíveis para quem precisa deles, quando necessário, sem comprometer a segurança e a integridade.
5. Transparência e responsabilidade
Todos os colaboradores, parceiros e clientes devem entender como os dados são gerenciados e por quem. A transparência cria confiança e responsabilidade.
6. Conformidade
As práticas de governança de dados devem estar em conformidade com leis e regulamentos aplicáveis, sejam nacionais ou internacionais.
7. Qualidade
Manter a qualidade dos dados é essencial para garantir que eles sejam úteis e confiáveis para a tomada de decisões.
8. Gestão de metadados
Metadados são dados sobre dados. A gestão eficaz dos metadados ajuda na organização, descoberta e compreensão do valor das informações.
9. Eficiência
Os processos de governança de dados devem ser eficazes, maximando o valor dos dados enquanto minimizam custos e esforços com a ajuda da automação.
10. Cultura de dados
Fomentar uma cultura data-driven, onde todos os colaboradores compreendem a importância dos dados e suas responsabilidades, com o treinamento devido.
Benefícios de implementar uma governança de dados
A governança de dados é uma estratégia que pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, já que as informações precisas são a base para as melhores decisões.
As práticas da governança de dados embasam análises confiáveis, avançadas, atualizadas e relevantes, ajudando a fazer previsões sobre o mercado, mantendo a inovação e a agilidade na tomada de decisões estratégicas.
Dados precisos permitem personalizar a experiência do cliente e, quando bem utilizados, acabam gerando um aumento da satisfação do público-alvo da sua empresa.
A governança de dados privilegia implementação de medidas para proteção contra acessos não autorizados, respeito aos regulamentos e leis sobre privacidade, auditorias e mais.
Ao evitar erros e manter a qualidade dos dados e nos processos, a empresa pode aumentar o alinhamento das equipes e a sua transparência, credibilidade e autoridade no mercado, agradando aos investidores, clientes e demais envolvidos.
Melhores práticas de governança de dados
Implementar uma governança de dados eficaz é essencial para garantir a qualidade, segurança e usabilidade dos dados na empresa. Conheça as melhores práticas que podem ajudar a alcançar esses objetivos:
1. Políticas e procedimentos
Estabeleça padrões para a consistência e atualização dos dados, além de medidas de segurança para proteger dados sensíveis contra acessos não autorizados e violações.
Documente os procedimentos detalhados e padronizados para coleta, armazenamento, uso e proteção dos dados, com planos para lidar com possíveis falhas de segurança. Os seus times devem ser capacitados para cumprir todas as diretrizes.
2. Responsabilidades
Atribua responsabilidades específicas para a gestão e qualidade dos dados, garantindo que os colaboradores tenham o conhecimento e as ferramentas necessárias para implementar políticas e procedimentos.
Crie um time responsável pela supervisão da governança de dados, com reuniões regulares para revisar e atualizar as medidas.
3. Segurança
Utilize criptografia para proteger dados sensíveis durante a transmissão e armazenamento, implemente controles de acesso para garantir que apenas pessoas autorizadas possam ver os dados, e realize auditorias regulares para garantir a conformidade.
A empresa deve fornecer treinamento contínuo para garantir que todos os colaboradores compreendam e apliquem as políticas de privacidade e segurança de dados.
Confira o guia sobre como garantir a segurança de dados na sua empresa!
4. Qualidade dos dados
A empresa deve usar ferramentas de monitoramento de qualidade de dados para identificar e corrigir problemas em tempo real, evitando prejuízos por processos que seguem informações erradas ou pausas na produtividade, por exemplo.
Defina e monitore indicadores de qualidade, como precisão, consistência e completude, com processos para remover dados duplicados, corrigir erros e integrar diferentes fontes de forma padronizada.
5. Monitoramento
Defina indicadores de desempenho específicos para medir a eficácia das práticas de governança de dados, como os incidentes de segurança e a taxa de precisão.
Gere relatórios regulares para avaliar o desempenho e identificar áreas de melhoria. Além disso, conte com tecnologias que ofereçam alertas em tempo real para monitorar a qualidade e a conformidade sem ser surpreendido com algum problema.
O Zoho Analytics é a plataforma de Business Intelligence que a sua empresa precisa para implementar a melhor análise de dados, captar insights, embasar decisões e colaborar com a equipe em tempo real. É possível integrar dados de várias fontes, sempre em um espaço seguro e centralizado.
A empresa pode criar painéis de controle personalizados para visualizar métricas e KPIs em tempo real, e com apenas alguns cliques as equipes já podem acompanhar a performance dos mais variados processos.
Passe a criar relatórios e aproveitar algoritmos de machine learning para prever tendências e comportamentos futuros, tudo de forma personalizada, segundo as necessidades da sua empresa.
A plataforma facilita a colaboração da equipe com recursos de compartilhamento, mantendo sempre a absoluta segurança, com permissões de acesso para que apenas usuários autorizados possam visualizar ou editar dados específicos.
O Zoho Analytics usa medidas de segurança robustas, incluindo criptografia e autenticação multifator, seguindo precisamente os regulamentos de proteção de dados, como GDPR e LGPD.
Com a integração de dados de várias fontes, a empresa ganha uma visão ampla do cenário. Você terá insights valiosos que podem ser rapidamente transformados em ações estratégicas Com a criação e agendamento automático de relatórios, ganhará mais economia de tempo.
Além disso, como uma solução baseada em nuvem, o Zoho Analytics elimina a necessidade de infraestrutura local cara, além de promover a escalabilidade conforme a necessidade, sem grandes investimentos adicionais ou burocracias.
A plataforma é versátil, ideal para transformar a forma como sua organização gerencia e utiliza dados. Faça o teste gratuito!
Comments