Implementar um projeto exige a elaboração de diversas etapas lógicas até o alcance do objetivo. Por isso, é normal que as equipes, por vezes, não saibam como sistematizar esse andamento, correndo o risco de acabar em prejuízo. Então, para evitar dores de cabeça, é preciso aplicar uma boa metodologia de projeto.
Com a metodologia certa, a performance do projeto pode ser monitorada e os resultados alcançados. Então, se você quer conhecer os tipos de métodos, como escolher o melhor e como implementá-lo, basta seguir a leitura!
O que é uma metodologia de projeto?
A metodologia de projeto, como o nome indica, é um compilado de estratégias, técnicas, processos e práticas para facilitar o planejamento e a execução do seu projeto. Ela reúne regras e diretrizes para que a sua equipe saiba como se deve trabalhar, além de ajudar a manter todos alinhados e coordenados.
Boas metodologias fazem relação entre abordagens teóricas e práticas, guiando o desenvolvimento de um projeto do início ao fim, com um caminho organizado para conclusão até alcançar os objetivos.
Qual a importância da metodologia na gestão de projetos?
Gerenciar projetos de forma eficiente nunca foi tão importante. Segundo dados, até 2027 as empresas precisarão de 87,7 milhões de pessoas trabalhando em funções ligadas ao gerenciamento de projetos. Mais do que nunca, os projetos movem diversas operações e entregas de valor para os clientes de inúmeras empresas ao redor do mundo.
Mesmo assim, alguns números preocupam:
●Apenas 43% das empresas relataram que, na maioria das vezes, concluem projetos dentro do orçamento.
●Em média, 11,4% do investimento é desperdiçado com mau desempenho nos projetos.
Como superar tantos obstáculos que, por vezes, geram muitos prejuízos e problemas para equipes, gestores e clientes? Uma solução bem-sucedida é a metodologia de projeto. Normalmente, as metodologias englobam procedimentos para o desenvolvimento dos mais diversos projetos.
No geral, as metodologias entregam organização, padronização, planejamento, orientação e eficiência, maximizando as chances de sucesso, principalmente nos casos de projetos complexos ou simultâneos.
Elas ajudam a simplificar o processo, asseguram a consistência, fornecem meios para controle de qualidade, gestão de riscos, previsibilidade e ajuste contínuo.
Quais as principais metodologias de gestão de projetos?
Conheça algumas das principais metodologias de projeto a seguir:
1. Agile ou Ágil
A metodologia Agile é famosa, pois trata-se de um princípio de gestão de projetos que prioriza a colaboração rápida e eficiente, baseada em dados e humanização.
É como uma filosofia refinada de trabalho, organização e gestão de projetos para entrega de excelentes resultados. Ela pode ser adotada por qualquer equipe, pois engloba princípios universais.
A abordagem é interativa, com a divisão do projeto em pequenas partes que devem ser realizadas semanalmente ou em curtos períodos de tempo.
É flexível, com feedback contínuo, com adaptações ao longo do tempo, bastante comum para o desenvolvimento de softwares, mas ampliada para qualquer projeto. Por isso, as equipes costumam escolher metodologias que se encaixam no seu manifesto ágil, como Scrum e Kanban.
2. Cascata
Cascata (ou Waterfall) é uma abordagem mais tradicional, menos flexível do que a metodologia Agile.
Ela envolve uma abordagem sequencial de fases distintas. Ou seja, no método Cascata, as etapas do projeto devem ser concluídas uma a cada vez antes de prosseguir para a próxima.
A metodologia é ideal para projetos estáveis, lineares, que não precisam de grandes adaptações, com requisitos bem definidos e fases dependentes umas das outras.
3. Scrum
O Scrum, como citado anteriormente, é um framework ágil. Ele inclui papéis com nomes próprios, como Scrum Master e Product Owner para gerenciar e executar o projeto.
O Scrum foca na conclusão de pequenas etapas do seu projeto a cada período. A estrutura trabalha para fornecer valor em ciclos curtos denominados Sprints. É ideal para projetos complexos que evoluem, pedem agilidade e debate entre os envolvidos.
4. Kanban
A metodologia Kanban não é nada rígida: ela é visual, representando os projetos por meio de quadros e outros elementos. Por isso, é capaz de melhorar a visualização dos fluxos de trabalho e do seu progresso, ajudando a evitar gargalos.
O Kanban usa colunas que representam diferentes estágios do fluxo e cartões que representam as tarefas. O colaborador deve mover os cartões ao longo das colunas conforme a demanda avança.
O método também é usado em softwares para movimentação de quadros que representam a fluidez dos projetos. Assim, o Kanban mantém a visão da equipe sobre a performance. Os quadros são excelentes para equipes de todos os portes que querem focar na organização e melhoria contínua.
5. Scrumban
Como o nome indica, é uma combinação de Scrum e Kanban. O método combina a estrutura de tempo fixo do Scrum com a visualização de fluxo do Kanban. Por isso, é flexível como o Kanban e iterativa como o Scrum. O framework é adaptável, permite a melhoria contínua, a divisão dos trabalhos em sprints, a visualização do fluxo e mais.
6. PRINCE2
Sendo uma metodologia reconhecida internacionalmente, o PRINCE2 significa Projects in Controlled Environments. O método preza pelo controle, qualidade e sistematização.
Para isso, ele engloba um conjunto de princípios, um esquema de certificação, sete processos para a gestão de projetos, sete temas que devem ser considerados ao longo de todo o ciclo de vida do projeto e uma grande capacidade de adaptação.
7. Six Sigma
A metodologia Six Sigma se concentra na melhoria da qualidade, eliminando erros. Por isso, é muito usada em indústrias de serviços, mas pode ser aplicada em qualquer projeto. Assim como a Agile, ela pode ser considerada uma filosofia.
O principal propósito é a otimização contínua dos processos, com controle realizado por especialistas. O Six Sigma funciona melhor em empresas de grande porte para eliminar desperdícios que geram impactos.
8. Método do caminho crítico (CPM)
O CPM é usado para gerenciar projetos complexos. Ele identifica a sequência de tarefas que não podem ser atrasadas sem prejudicar o projeto inteiro, denominado caminho crítico. É usado para programar atividades, dependências, a duração total do projeto, os prazos e mais, tudo dentro do cronograma e do orçamento.
9. Gestão de projetos em cadeias críticas (CCPM)
A CCPM (Critical Chain Project Management) é uma abordagem ligada ao CPM, mas com foco no gerenciamento de recursos e na eliminação de desperdícios. O método trabalha para identificar, gerenciar e eliminar as restrições ou gargalos do projeto, podendo reduzir a duração e aumentar a eficiência.
Ele analisa a cadeia crítica (sequência de atividades e recursos determinantes), faz a gestão, as estimativas e tenta proteger cada fator contra as incertezas.
10. Lean
A metodologia Lean visa reduzir desperdícios e criar uma estrutura que se adeque às necessidades do projeto. Ela busca fazer mais com menos recursos, gerando produtividade e eficiência. Os desperdícios incluídos na metodologia Lean não são apenas físicos, mas incluem outros problemas, como sobrecargas e inconstâncias.
Assim, você passa a melhorar a execução sem as antigas práticas que geram mais despesas. Embora possa ter maior impacto em grandes empresas, o método pode ser útil para equipes de todos os portes.
11. Guia PMBOK® do Project Management Institute
O Project Management Body of Knowledge reúne boas práticas para a gestão dos seus projetos. Ele define cinco fases para esse gerenciamento:
● Início do projeto;
● Planejamento;
● Execução;
● Desempenho;
● Encerramento do projeto.
O guia PMBOK® pode ser usado isoladamente em equipes pequenas ou junto a outras metodologias.
12. Programação extrema (XP)
A programação extrema é ideal para projetos com prazos apertados. Ela cria ciclos de desenvolvimento curtos e vários lançamentos com tempos de resposta rápidos. O feedback é contínuo, assim como o estímulo à colaboração e comunicação.
A abordagem preza pelo planejamento, testes, inovação, adaptação, integração, simplicidade, entrega contínua, flexibilidade, qualidade e mais. Ela também inclui regras de programação extrema com fases do início ao fim.
Como escolher a metodologia de projeto ideal para sua equipe
Diante de tantas opções, como escolher a metodologia ideal?
O importante é que a metodologia seja adaptada para atender a variedade de tipos de projetos adotados pela sua empresa.
Então, prefira:
● Estudar o que a metodologia oferece e como funciona, verificando se é adequada ao seu cenário;
● Verificar o tipo de projeto que você está implementando;
● Analisar a cultura e a dinâmica da sua equipe;
● Determinar os recursos, prazos e orçamento disponível;
● Falar com a sua equipe para descobrir o que eles acham sobre os métodos.
Existem várias opções de metodologias de projeto disponíveis, cada uma com as suas vantagens e desvantagens, limitações, métodos, abrangência e mais. Algumas funcionam bem para projetos de grande escala, enquanto outras são melhores para projetos menores e flexíveis. Então, analise bem os fatores da sua empresa antes de escolher.
Conclusão
As metodologias vão te ajudar a gerenciar cada fase, processos e prazos, além dos próprios recursos. Algumas incluem o monitoramento de métricas, a organização visual das etapas e mais.
São como padrões, estruturas que devem ser seguidas para orientar as atividades. As opções são variadas, então a escolha depende das necessidades da empresa. Mas, independentemente da metodologia escolhida, a tecnologia certa não pode faltar.
Você sabia que, no Zoho Projects, cada projeto tem um painel Kanban que centraliza dados a partir de colunas, indicando status, urgência e mais? Assim, fica fácil acompanhar os seus projetos.
O Zoho Projects vai te ajudar a garantir a qualidade, melhorar a comunicação e a colaboração diárias. Com o monitoramento preciso e constante do software, a equipe pode identificar e resolver problemas mais cedo, antes que eles se tornem maiores. Então, na hora de implementar qualquer metodologia de projeto, conte com a ajuda do Zoho Projects!
Comments