O ESG virou o centro das atenções no mercado. Por causa da busca pelo desenvolvimento sustentável, hoje, o conceito é um critério muito relevante no universo corporativo e um verdadeiro guia para organizações que querem gerar maior autoridade e reputação para a empresa.
Ou seja, integrar práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance) na gestão de projetos não é apenas uma tendência, mas uma necessidade estratégica.
As empresas que adotam essas práticas não apenas contribuem para um futuro mais sustentável, mas também colhem benefícios como maior confiança dos investidores, fidelidade dos clientes e vantagem competitiva.
Então, confira o nosso guia e entenda as boas práticas de ESG no seu gerenciamento de projetos!
O que é ESG?
ESG é a sigla para Environmental, Social, and Governance, que em português significa Ambiental, Social e Governança.
O conceito reúne critérios para medir a sustentabilidade e o impacto social de uma empresa. Ou seja, um projeto segundo o ESG deve ser planejado, executado e monitorado conforme princípios ambientais, para o bem social e para a boa governança.
Inclusive, esses critérios são cada vez mais considerados por investidores, clientes e outras partes interessadas ao avaliar o valor de uma empresa.
Na prática, isso pode ser traduzido em projetos que utilizam recursos de forma eficiente, minimizam impactos ambientais e fomentam uma cultura de inclusão e diversidade, respeitando a comunidade no qual se situam.
Quais são os 3 pilares da ESG?
Como você viu, um projeto ESG se baseia em três pilares:
1. Ambiental (Environmental)
É sobre a responsabilidade com o meio ambiente em todas as fases do projeto, considerando os impactos do que é proposto, a gestão dos resíduos, o bom uso dos recursos naturais, a redução das emissões de carbono, o esforço pela eficiência energética e a aplicação de práticas sustentáveis no geral.
2. Social
O pilar social fala sobre as relações com os colaboradores e outros stakeholders, como a comunidade, os clientes, parceiros, investidores, a sociedade afetada e mais. O projeto deve buscar a diversidade, justiça e inclusão, respeitar os direitos humanos, a igualdade de gênero e o bem-estar dos envolvidos.
3. Governança (Governance)
A governança está na tomada de decisões no projeto, que deve englobar transparência, ética, responsabilidade, integridade, conformidade e mais, sempre combatendo a má conduta.
Qual o impacto da ESG no gerenciamento de projetos
O impacto da ESG influencia desde o início até o encerramento dos projetos.
A adoção de práticas sustentáveis influencia na redução do impacto, com equipes alinhadas com as exigências regulatórias. Com o tempo, o uso mais eficiente dos recursos gera mais economia para a empresa.
O ESG fortalece a relação com colaboradores e as comunidades, com mais diversidade, engajamento, saúde e segurança no local de trabalho, o que aumenta a confiança e a aceitação dos projetos pela sociedade.
Projetos com impacto social positivo reforçam a reputação da empresa e a sua vantagem competitiva no mercado.
A conformidade legal eleva os padrões dos projetos, ajuda a mitigar riscos, reduz custos, antecipa potenciais desafios e cria planos de contingência, o que fortalece a empresa, gera economia e eficiência operacional.
Empresas com uma mentalidade ESG são mais visionárias, acompanhando a sociedade em rápida evolução e podendo atrair talentos que compartilham esses valores.
É uma estratégia inteligente para garantir o sucesso sustentável e duradouro.
Boas práticas de ESG na gestão de projetos
Confira boas práticas que envolvem os três pilares do ESG:
1. Práticas Ambientais (Environmental)
Sempre focando na redução do impacto ambiental negativo, em termos de gestão de projetos:
Entenda o ciclo de vida do projeto e todo o impacto ambiental. Isso inclui a escolha de materiais sustentáveis, redução de desperdício e otimização do consumo energético.
Preze pelo uso eficiente de recursos naturais, como água, energia, e matérias-primas, reduzindo a geração de resíduos.
Monitore e reduza a emissões de gases de efeito estufa (GEE) e outros poluentes. Use tecnologias limpas, fornecedores com credenciais ecológicas e transporte sustentável.
Use energia renovável, automação para reduzir desperdícios e inovações que minimizem o impacto ambiental.
2. Práticas Sociais (Social)
Garanta que o projeto tenha um impacto positivo nas pessoas envolvidas:
Priorize a diversidade e inclusão, com oportunidades equitativas para todos os colaboradores.
Foque em garantir ambientes seguros e saudáveis para todos os envolvidos, com protocolos de segurança, treinamentos e equipamentos adequados.
Envolva as partes interessadas em todas as fases do projeto, garantindo transparência e boa comunicação.
O projeto deve gerar benefícios para as comunidades em que atuam, seja com iniciativas de educação, voluntariado, melhorias em infraestrutura ou que ajudem a elevar o bem-estar social.
3. Governança Corporativa (Governance)
O pilar de governança tem boas práticas que incluem:
Processos claros de tomada de decisões, supervisão e comunicação honesta. Isso envolve códigos de ética para guiar o comportamento de gestores e colaboradores.
Conformidade com todas as leis, seja de proteção ambiental, direitos trabalhistas e de segurança, evitando penalidades e danos à reputação da empresa.
Um bom sistema de gestão de riscos para identificar antecipadamente problemas de todos os tipos, com planos de contingência eficientes.
Transparência entre fornecedores e parceiros segundo os princípios de ESG, monitorando práticas ambientais, sociais e de governança em todo o ciclo.
Incorporar práticas de ESG na gestão de projetos vai além da responsabilidade social, pois ajuda na longevidade da sua empresa. Para cuidar de tantos aspectos diferentes, você precisa da tecnologia certa: o Zoho Projects.
A plataforma tecnológica tem todos os recursos necessários para te ajudar a integrar e monitorar as práticas de ESG na sua empresa de forma eficiente, ficar de olho nas métricas, acompanhando as tendências globais, integrando colaboradores, gerando comunicação e transparência. Conheça o Zoho Projects!
Comments