Guia para a gestão de pessoas em projetos: construa uma boa equipe

Uma equipe de projeto, por mais talentosa que seja, necessita da gestão de pessoas para alinhar esforços, ir em direção aos objetivos certos e alcançar resultados.

Investir nessa gestão é essencial, já que, segundo pesquisa do SINGEPE, 72% dos gestores consideram a força de trabalho da equipe um dos 3 primeiros fatores críticos para o sucesso. Se os colaboradores não entregam retorno, a empresa não funciona bem.

E, se você já enfrentou atrasos ou conflitos, sabe o quanto esses desafios podem comprometer os resultados. Por isso, queremos te ajudar com as dicas certas. Neste guia, você encontrará o que precisa saber para a gestão de pessoas em projetos. Vamos lá?

O que é gestão de pessoas?

No Brasil, a história da gestão de pessoas começou na década de 1930, influenciada pelos conceitos pós-revolução industrial.

Após o fim da segunda guerra mundial, as empresas nacionais e internacionais começaram a falar ainda mais sobre a condição e o bem-estar dos profissionais. Então, na década de 1940, houve a aprovação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Nos anos seguintes, a área de Gestão de Recursos Humanos implementou mudanças benéficas para os trabalhadores e, finalmente, nos anos 2000, chegou o RH 4.0, em conjunto com a transformação digital. A área evoluiu em práticas, análise de dados, tecnologias usadas e mais.

Assim, o conceito vai além de contratar e demitir funcionários, pois envolve políticas que evoluíram ao longo dos anos para maximizar o potencial humano dentro da empresa. É a área responsável por gerenciar o capital humano da organização, com atividades como:

● Recrutamento, seleção e treinamento;

● Desenvolvimento e avaliações;

● Remuneração, planejamento de carreira e benefícios;

● Cuidados com o clima organizacional;

E mais.

A gestão de pessoas também precisa alinhar os objetivos individuais dos colaboradores com os objetivos da empresa, mantendo um ambiente motivador para todos.

Gestão de pessoas em projetos

A gestão de pessoas em projetos deve organizar, liderar e coordenar os profissionais envolvidos para atingir objetivos. Desde o recrutamento e seleção da equipe, a identificação das habilidades e competências necessárias, a definição de papéis e responsabilidades ou a capacitação. Cada membro deve ter entendimento de suas responsabilidades e dos objetivos do projeto.

A gestão de pessoas em projetos também envolve a liderança e motivação da equipe, o gerenciamento de conflitos e todo o suporte necessário para que a colaboração aconteça. Depois, o monitoramento é constante, com avaliações e trocas de feedbacks construtivos regulares.

Desafios da gestão de pessoas

Investir em uma gestão eficaz é essencial para a melhoria no desempenho da sua equipe, além de ajudar na retenção de talentos, inovação e crescimento da organização. Mas, para implementar a gestão de pessoas em projetos, alguns se deparam com desafios comuns:

1. Comunicação e gestão de tempo

A comunicação é essencial para que os projetos realmente evoluam, já que a clareza nas informações é o que direciona a equipe. Mesmo assim, a empresa pode ter dificuldades ao tentar manter uma comunicação regular, sem mal-entendidos, através das ferramentas corretas. Além disso, é preciso gerenciar o tempo e as prioridades para que o projeto seja concluído.

2. Alinhamento e adaptação

Gerenciar diferentes expectativas entre stakeholders pode ser desafiador, incluindo a definição de metas e a troca de feedbacks para que o alinhamento ocorra. Ele deve ser contínuo, já que projetos frequentemente enfrentam mudanças e a equipe deve ser capaz de se adaptar, monitorando todas as variáveis.

3. Gestão de conflitos e recursos

Os conflitos são inevitáveis, mas é preciso saber gerenciar e resolver, mediando e mantendo o ambiente de trabalho confortável para que todos se expressem. Enquanto gerencia as pessoas, a liderança deve se preocupar com os recursos disponíveis: materiais, tecnologias e tudo o que a equipe precisa para concluir tarefas.

4. Motivação e diversidade

Manter a equipe motivada e engajada ao longo do projeto pode parecer difícil, mas é necessário. A gestão deve recompensar, capacitar, gerar bons planos de carreira, manter o ambiente saudável, dar benefícios, integrar profissionais e mais.

Além disso, a empresa deve saber lidar com uma equipe diversificada, trabalhando para promover essa inclusão. As diversas experiências são um benefício para a criatividade e a inovação.

5. Capacitação e retenção

A gestão deve cuidar para que a equipe tenha as habilidades necessárias para executar suas tarefas - ofereça programas de treinamento contínuos, sempre observando as possíveis lacunas, inclusive nos gestores.

Além disso, a gestão deve manter os melhores talentos, evitando a alta rotatividade de funcionários. Esses são alguns dos desafios mais comuns, mas, claro, existem outros. A própria construção e capacitação da liderança pode ser um empecilho.

Segundo estudo da Soap, o desenvolvimento das lideranças é um desafio para 26,6% das empresas, que também enxergam dificuldades nos diferentes novos modelos de trabalho (67%) e na capacidade de comunicação interna (35,4%).

Mas, como superar tantos obstáculos?

Como promover o bem-estar e alto desempenho da equipe

Aqui estão algumas dicas importantes:

1. Comunicação aberta

Deve haver uma comunicação clara e aberta entre todos os membros da equipe, com a definição de metas, expectativas, prazos, responsabilidades e feedbacks naturalizados, evitando mal-entendidos.

Além disso, a gestão deve trabalhar para construir um ambiente de trabalho positivo e acolhedor, com suporte material, boa iluminação, temperatura confortável e mais.

2. Reconhecimento e ambiente positivo

Reconhecer e recompensar o bom trabalho aumenta a moral e a motivação da equipe. Isso pode ser feito através de elogios, bônus, promoções e mais. Além disso, a empresa deve ter um sistema justo de remuneração, com salários competitivos, planos de saúde, seguros e outros benefícios.

3. Formação e integração

Como você viu, a liderança tem um papel central na gestão de pessoas. Então, capacitá-los adequadamente é um desafio. O treinamento deve pensar em cada um - da gestão aos colaboradores - com o próprio perfil, habilidades e áreas de melhoria.

Analise as competências, implemente treinamentos específicos, trabalhe para identificar talentos e investir neles. Faça atividades de integração, como reuniões, workshops e eventos.

4. Retenção e desenvolvimento

Empresas que investem em gestão de pessoas conseguem reter talentos mais facilmente. A satisfação e o bem-estar dos funcionários são grandes fatores para que os bons profissionais queiram permanecer na empresa - assim como o desenvolvimento constante.

Ofereça oportunidades para o crescimento e desenvolvimento de habilidades, ajudando os profissionais no alcance dos seus próprios objetivos na empresa.

5. Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Segundo pesquisa, para 83% dos profissionais, a flexibilidade no trabalho é um fator bastante decisivo para que se mantenham em uma empresa. Eles buscam maior equilíbrio entre trabalho e a vida pessoal, evitando o estresse e o esgotamento.

Essa flexibilidade já ajuda na motivação dos funcionários, mas, para ir além, ofereça recursos para gerenciar o estresse, como aulas de yoga, meditação ou acesso a um terapeuta, ajudando a melhorar a saúde da equipe.

6. Avaliações de desempenho

A avaliação de desempenho deve ser regular para medir a eficácia dos colaboradores em suas funções, com a identificação de áreas de melhoria, reconhecimento e alinhamento.

Todos esses fatores, além de serem etapas para a gestão de pessoas em projetos, também ajudam a reduzir a rotatividade, o que significa diminuir custos com demissões, contratações e onboarding. Lembre-se: cada time é único e pode precisar de diferentes estratégias e abordagens.

Para continuar a impulsionar a gestão de pessoas em projetos, entenda como gerenciar uma equipe multidisciplinar!

Conclusão

A partir dessas avaliações, também fica mais fácil construir um planejamento de carreira, oferecer oportunidades de crescimento e melhorar o clima na organização. Mas, se você quer cumprir todas essas etapas com facilidade, precisa da tecnologia certa.

Com o Zoho Projects, você pode planejar todas as etapas do seu projeto desde o início, visualizar cronogramas, definir marcos e garantir que todas as tarefas estejam alinhadas com os objetivos. Atribua tarefas específicas aos membros da equipe, defina prazos e acompanhe o progresso em tempo real.

A colaboração e a comunicação são integradas, com chats, fóruns e interação contínua. Assim, a equipe pode se manter conectada e atualizada, reduzindo o risco de mal-entendidos e atrasos.

Centralize todos os documentos do projeto em um único local, gere relatórios sobre os progressos, veja gargalos e tome decisões baseadas em dados sobre o desempenho de todos. Assim, os feedbacks serão mais fáceis.

O Zoho Projects ajuda a aumentar a produtividade da equipe, aumenta a transparência e facilita a identificação de possíveis problemas antes que eles se tornem críticos. Ele é altamente personalizável, versátil e seguro.

Se você está procurando uma solução avançada para otimizar a gestão de projetos na sua empresa, o Zoho Projects é a escolha ideal.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas