Apenas ter os dados brutos não é o suficiente, já que saber analisar e extrair valor é essencial para gerar eficiência e garantir vantagem competitiva no mercado.
Por isso, você precisa da inteligência analítica, a técnica certa para transformar dados em informações que podem impulsionar o crescimento e a inovação da empresa.
A ferramenta busca a análise detalhada dos dados para construir referências que podem embasar decisões, planejamentos, ações e estratégias. Quer saber como aplicar a inteligência analítica e gerar insights precisos a partir dos seus dados? Continue a leitura!
O que é inteligência analítica?
A inteligência analítica é a capacidade de coletar e analisar dados para embasar decisões. Esse tipo de inteligência, que sempre foi valorizada no mercado de trabalho, hoje é a base para que diversas ferramentas de Big Data sejam usadas no mercado.
Big Data é um conjunto de inúmeros dados que serão analisados com o apoio da inteligência analítica para que sejam obtidos verdadeiros insights.
Na prática, o Big Data reúne todos os dados coletados, enquanto a interpretação e organização fica por conta da inteligência analítica. Por isso, os dois termos se complementam.
Por isso, antes, a inteligência analítica era um conceito, mas, atualmente, com a tecnologia, ela envolve o uso de sistemas, processos e habilidades para transformar inúmeros dados brutos em informações valiosas, insights e decisões estratégicas.
Para isso, os dados brutos são coletados, normalmente por softwares, a partir de fontes diversas. Depois do devido tratamento, viram indicadores das fraquezas, forças, mudanças, oportunidades e mais.
A inteligência analítica engloba técnicas para examinar grandes volumes de dados, identificar padrões e correlações, combinando análise, modelagem estatística, mineração, aprendizado de máquina, Inteligência Artificial e mais.
Ela inclui dados estruturados, semi-estruturados e não estruturados, bem como testes de hipóteses, algoritmos para prever resultados e representações visuais de tudo o que é gerado para que a empresa possa embasar as suas decisões com facilidade.
Assim, o seu negócio pode ter uma visão completa sobre o andamento das mais variadas demandas, aproveitando para planejar os passos e maximizar resultados.
Qual a importância da inteligência analítica para as empresas?
A inteligência analítica ajuda organizações a tomar decisões informadas e estratégicas, baseadas em dados concretos, a partir de tecnologias avançadas e habilidades diversas. Assim, ela melhora a tomada de decisão, reduzindo a incerteza e o risco, resultando na otimização de processos e até na redução de custos.
Ao compreender melhor o mercado e os clientes, as empresas podem desenvolver produtos e serviços mais eficientes. Com a análise regular dos dados, é possível encontrar problemas potenciais e tomar medidas preventivas, evitando grandes prejuízos.
A partir dos dados, a empresa pode prever tendências, aspecto essencial para construir um bom planejamento estratégico e gerar mais inovação. É natural que, assim, a inteligência analítica gere vantagem competitiva.
Como adotar a inteligência analítica nos negócios?
A seguir, conheça as etapas essenciais para adotar a inteligência analítica na sua empresa:
1. Definir objetivos
Antes de iniciar qualquer projeto analítico, é essencial definir objetivos claros e específicos. Entenda quais problemas de negócios a empresa busca resolver e quais métricas são importantes para medir a performance.
2. Coletar dados
A qualidade dos insights depende diretamente da qualidade dos dados. Então, determine de onde os dados serão coletados, ou seja, as suas fontes, como sistemas internos, redes sociais, arquivos e mais.
Garanta a qualidade dos dados ao implementar processos de verificação e limpeza, assegurando que sejam precisos e consistentes, bem como cuidando da segurança dessas informações.
3. Armazenar e gerenciar dados
Organize e armazene os dados de forma eficiente, usando sistemas especializados para centralizar grandes volumes de informações com precisão. Estabeleça políticas para garantir a integridade, a privacidade e a proteção dos dados.
4. Implementar a análise
Utilize ferramentas e técnicas para analisar os dados coletados, como plataformas de business intelligence.
Você precisará de bons sistemas para passar por todas as etapas de preparação, além de tornar possível a visualização e interpretação dos dados em tempo real, agilizando as operações que dependem dessas informações. Aplique técnicas de modelagem estatística e algoritmos de machine learning para prever tendências e comportamentos futuros.
5. Fazer a extração de insights
Transforme dados analisados em insights acionáveis a partir das criação de dashboards interativos e relatórios detalhados. Defina e monitore indicadores-chave de desempenho (KPIs) para avaliar o sucesso das estratégias.
6. Planejar ações
Traduza insights em ações concretas para desenvolver e ajustar estratégias de negócios, modificar produtos e serviços, otimizar abordagens com os clientes, personalizar as interações e mais. Identifique áreas com riscos, sujeitas a erros, desperdícios e ineficiências, implementando mudanças para melhorar os resultados.
7. Monitorar e ajustar
A inteligência analítica é um processo contínuo, então, é preciso estar atento aos feedbacks para monitorar os resultados das ações e ajustar estratégias conforme necessário.
Os mercados, clientes e fatores internos estão sempre mudando. Portanto, mantenha os dados atualizados para garantir a relevância e a precisão dos insights.
Extrair valor dos dados por meio da inteligência analítica não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade para sobreviver no mercado atual. Ao seguir essas etapas, você começa a transformar dados em conhecimento profundo e ações estratégicas. No entanto, você ainda precisa da tecnologia certa para implementar e automatizar cada fase do processo da inteligência analítica.
O Zoho Analytics é uma plataforma de Business Intelligence (BI) e análise de dados com todos os recursos que a sua empresa precisa para transformar dados brutos em insights valiosos, guiando as decisões da organização de forma mais precisa e eficiente.
Com uma interface intuitiva, a ferramenta facilita a coleta, análise e visualização de dados a partir de variadas fontes. Dessa forma, a análise é ampla e centralizada para que todos os colaboradores tenham acesso rápido aos dados.
Carregue dados de arquivos, aplicativos, redes sociais e outros sistemas. Armazene, gerencie e limpe os seus dados sem complexidades ou necessidade de aplicar códigos.
Prepare um grande volume de dados com ferramentas de transformação e limpeza, estabeleça políticas de acesso para garantir a segurança e a privacidade das informações, controlando quais usuários podem visualizar ou editar certas informações.
Uma das principais funcionalidades do Zoho Analytics é a geração de dashboards dinâmicos que podem ser personalizados para suprir as necessidades da sua empresa.
A visualização de dados acontece em tempo real, bem como a geração automática de relatórios, gráficos, tabelas e outros elementos visuais. Utilize técnicas de análise preditiva e clustering para obter insights aprofundados, transformando mesmo os dados mais complexos em informações intuitivas.
Crie narrativas visuais que facilitam a comunicação dos insights e aproveite a facilidade de colaboração, compartilhamento e comunicação que o Zoho Analytics entrega.
Aproveite para trabalhar em análises com colaboração em tempo real. Automatize processos e configure alertas para monitorar métricas importantes quando certas condições são atendidas, como atingir metas de vendas ou detectar anomalias.
O Zoho Analytics é uma ferramenta robusta para a inteligência analítica da sua empresa, mas também é versátil para se adaptar ao que a organização precisa.
Explore o Zoho Analytics e impulsione seus resultados!
Comments