O guia para criar a landing page que realmente converte

O guia para criar a landing page que realmente converte


Ao criar uma landing page eficiente, você irá atrair potenciais clientes e fortalecer a imagem da sua marca no mercado. As páginas de destino, quando bem projetadas, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua estratégia de marketing.

Para isso, você precisa conhecer técnicas para a criação de landing pages relevantes, personalizadas, otimizadas, capazes de capturar a atenção do visitante e mantê-lo interessado até que ele tome uma ação em direção a sua empresa.

Então, quer começar a entender o que é uma LP, como ela captura o visitante e como é possível criar landing pages que realmente convertem? Continue a leitura!

O que é uma landing page de alta conversão?

A landing page também pode ser chamada de LP, "página de destino" ou "página de captura de leads". Trata-se de uma ferramenta essencial na captação de público para campanhas de marketing digital.

Como o próprio nome indica, a landing page é o destino final para onde você direciona os seus leads. Então, ações aplicadas em canais de marketing como redes sociais, blog e Ads podem ser pontos de convergência para a landing page.

Ao contrário dessas outras plataformas, uma landing page é focada em um único produto, serviço ou oferta, guiando o futuro cliente para a ação desejada pela sua campanha. Ela deve ser personalizada para a melhor experiência do usuário, com conteúdo relevante e específico para o segmento.

A página é projetada para captar dados dos visitantes por meio de um formulário disponibilizado na LP. Os visitantes costumam indicar os seus dados para receber um benefício, como e-book, promoção, consultoria ou newsletter, por exemplo.

Finalmente, a landing page de alta conversão é projetada especificamente para converter visitantes em leads ou clientes. Ela costuma ter um forte apelo à ação (Call to Action - CTA), conteúdo atrativo, design intuitivo e responsivo.

A LP de alta conversão comunica claramente o valor da sua oferta, capturando a atenção do visitante, sem distrações. A oferta oferecida pela landing page também deve encher os olhos do público-alvo.

Ao criar landing pages que realmente convertem, além de garantir todos os benefícios dessas conversões, você poderá rastrear e analisar o desempenho de suas campanhas. Analise as taxas de conversão, o tráfego e outros indicadores mostrados.

A importância de uma landing page bem planejada

Se você pensa em criar uma landing page eficiente, saiba que existem diferentes tipos, como:

  • Captura de leads: Para prospectar mais clientes, essa é uma boa alternativa. Com ela, você poderá captar dados para o seu departamento de vendas.
  • Agradecimento: Usada para nutrir leads, a LP agradece por ações prévias do usuário, como baixar um e-book ou comprar.
  • Vendas: a LP voltada para as vendas costuma encaminhar uma oferta aos seus leads, atraindo e mostrando as vantagens da solução.
  • Cancelamento: Essa Landing Page é usada para evitar que os clientes cancelem os serviços da empresa, podendo oferecer descontos ou outros benefícios.
  • Squeeze: Uma LP simples, para guiar o visitante em direção a ações desejadas.
  • Splash: Para atrair a atenção do usuário, a LP splash visa gerar destaque para a marca.

Segundo dados, as páginas de destino podem atingir uma média de taxa de conversão de quase 10%. Além disso, manter de 10 a 12 páginas de destino eficientes aumenta os leads em 55%.

Na hora de criar a landing page, é fundamental escolher o tipo que se encaixa na sua estratégia. Além disso, planeje a LP de forma que ela tenha funcionalidades capazes de suprir as metas da sua empresa.

A página de destino pode ter vários objetivos, como atualizar cadastros, aumentar a base de assinantes, promover a empresa, mostrar produtos, divulgar campanhas, compartilhar ofertas, distribuir conteúdos e mais.

Porém, é ideal oferecer um bom conteúdo em troca do relacionamento com os seus futuros clientes. Gere materiais úteis e relevantes para os seus clientes, aproveitando para orientar o leitor a avançar em seu funil de vendas.

Além disso, quando bem planejada, a LP é capaz de aproximar a sua empresa dos clientes, aumentar a fidelização da audiência, gerar mais autoridade no mercado, aumentar o lucro e muito mais.

Além de aumentar a captação de leads, ela deve oferecer a melhor experiência para o usuário, tornando as suas campanhas de marketing mais interessantes e eficientes. Por fim, quando bem planejada, ela deve ser eficiente ao entregar os dados dos potenciais clientes para o seu time de vendas.

Assim, a página de destino vira uma poderosa ferramenta para que a empresa possa prosseguir com as negociações, manter relacionamento contínuo com os usuários, entender mais sobre os potenciais clientes e gerar lucro.

Confira um guia para aumentar vendas com a landing page!

Então, vamos ao guia definitivo para desmistificar esse processo. As dicas a seguir vão te equipar com as técnicas e ferramentas necessárias para criar landing pages eficientes. Vamos começar?

Como criar landing pages que realmente convertem?

Se for bem utilizada, a sua landing page gera diversos benefícios, como redução de custos, já que o seu processo é mais simples do que a criação de um site.

Boas landing pages são fáceis de administrar e entregam dados valiosos para a continuação de toda a sua campanha de marketing. Trata-se de uma excelente ferramenta para a geração de leads.

Então, se você aproveitar esses benefícios, confira as dicas de como criar landing pages eficientes:

  1. Defina um objetivo

Antes de começar, você deve definir quais metas deseja alcançar com a criação da sua landing page. Como você viu, os objetivos podem ser variados - e, para cada objetivo, existem diferentes tipos de LP. Toda a sua estratégia deve, portanto, ser voltada para o objetivo empresarial.

  1. Otimize o formulário

Por meio de um formulário de contato ou inscrição, as empresas podem coletar informações sobre os visitantes da LP. Esses dados podem ser usados para futuras campanhas, nutrição de leads e até para entender o comportamento dos seus potenciais clientes.

Uma vez que os usuários fornecem esses detalhes, você pode iniciar uma comunicação contínua, gerando relacionamento com o consumidor. Mas cuidado: não use formulários extensos, cansativos.

Peça apenas as informações necessárias, pois pode afugentar o cliente. O formulário deve ser tão simples e direto quanto possível. Cada campo extra no seu formulário é uma barreira potencial para a conversão.

O formulário deve ser responsivo, com chamadas atraentes (CTAs) e, de preferência, campos de preenchimento automático.

  1. Escolha o template e cores ideais

Uma landing page de alta conversão é limpa, sem distrações. O design deve ser focado, levando o olhar do visitante para os pontos de destaque.

Escolha o modelo mais alinhado com o objetivo da campanha e a identidade visual da empresa. O template bem projetado irá reforçar o profissionalismo, credibilidade e autoridade da sua marca, demonstrando competência nas primeiras visualizações.

As cores da sua LP devem seguir a identidade visual da sua empresa e a personalidade dos seus potenciais clientes, sempre incentivando a conversão.

Aplique contrastes: use cores que funcionem e selecionem exatamente a mensagem que você quer passar, o botão que quer destacar, chamando a atenção sem exageros.

  1. Implemente provas sociais

Inclua os depoimentos, testemunhos, avaliações e estudos de caso que podem aumentar a confiança dos visitantes na solução oferecida. A prova social ajuda a construir credibilidade, mostrando que outras pessoas tiveram uma boa experiência com a sua empresa. Além disso, a inclusão de elementos visuais, como fotos ou vídeos, aumentam a credibilidade dos depoimentos implementados.

  1. Gere mensagens de alto valor

O conteúdo da LP deve ser relevante para o que o visitante está procurando, podendo incluir informações sobre o produto ou serviço, benefícios, dados e mais. Não use sentenças genéricas, mas frases curtas, objetivas, específicas e poderosas.

  1. Otimize o seu CTA e o título

O título é a primeira coisa que o seu visitante vê. Um bom título deve ser curto, direto e intrigante, levando o visitante a querer saber mais.

Ele também é essencial para estimular os leitores ao clique, então use a palavra-chave definida para a sua estratégia com um texto que mostre como você possui a solução que o cliente necessita.

E, finalmente, o call to action, ou CTA, é a chamada responsável por incentivar o usuário a tomar uma decisão e partir para a ação. Então, invista em uma boa chamada: concisa, direta, atraente, capaz de gerar impacto e engajamento.

  1. Use diversos formatos de qualidade

Evite excesso de texto e imagens desnecessárias, mas invista em vídeos, infográficos, imagens e outros formatos de conteúdo que atraiam o usuário.

Todos os materiais usados em uma landing page devem ser de alta qualidade e relevantes para o conteúdo, além de leves, para que não atrasem o carregamento da sua LP.

Diferentes formatos podem ajudar a ilustrar o produto ou serviço e tornar a página mais atraente. Lembre-se apenas de inserir o atributo alt text nas imagens, já que ele é uma alternativa quando as imagens não são exibidas. Além disso, o conteúdo em texto é lido pelo Google.

  1. Otimize para SEO

Uma landing page eficiente deve ser otimizada para SEO (Search Engine Optimization ou otimização para motores de busca). Isso inclui o uso de palavras-chave relevantes, meta tags e uma URL amigável.

Lembre-se: URLs extensas, sem a palavra-chave e cheias de caracteres dificultam a compreensão por parte do leitor, além de serem vistas negativamente pelo Google.

Além disso, é vital que a sua landing page seja fácil de navegar em smartphones e tablets, apresentando responsividade. Ela deve ter boa velocidade de carregamento, pois os visitantes não esperarão por uma página lenta.

  1. Cuide da segurança

Já que criar e usar a landing page envolve capturar dados dos usuários, é importante estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mantendo a proteção necessária para as informações dos seus clientes. Tenha o consentimento explícito do lead e explique qual a finalidade do uso das informações.

  1. Análises

Por fim, as landing pages permitem uma fácil mensuração e análise. Então, aproveite para rastrear métricas e acompanhar a performance da sua campanha.

Visualize a taxa de conversão, o tempo de permanência dos usuários na página e a taxa de rejeição, por exemplo. Ao entender o seu cliente, você poderá fazer ajustes e otimizações.

Para maximizar a eficiência de sua Landing Page, é importante fazer testes A/B. Eles permitem a criação de versões de um mesmo conteúdo para identificar qual é mais eficiente com o seu público. A prova disso é que, segundo dados da Gitnux, 77% das empresas estão executando testes A/B em seus sites e 60% em suas landing pages. Com isso, mais de 50% dos profissionais de marketing entrevistados esperam aumentar a conversão.

Criar uma landing page que realmente converte envolve uma combinação de elementos e muita precisão. O sistema Zoho LandingPage pode te ajudar em cada passo!

A plataforma oferece uma variedade de templates que você pode personalizar de acordo com suas necessidades. São visuais limpos, organizados e atraentes que podem ser modificados segundo os seus objetivos: mude cores, fontes, imagens e outros elementos.

Insira os conteúdos que você deseja, configure o seu formulário, publique e teste a sua LP. Monitore o desempenho a partir de relatórios precisos de análise das suas métricas, ajustando o necessário.

O Zoho LandingPage entrega a automação que você precisa para diminuir o trabalho na produção, personalizar e impulsionar resultados. De templates profissionais até a análise profunda dos resultados, você passa a ganhar eficiência e praticidade.

Com o Zoho LandingPage, você pode criar uma landing page eficaz para alcançar os seus objetivos de marketing. Conheça a ferramenta!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas