E-mail marketing na Black Friday: como vender mais em 2024

Estratégias de Email Marketing Black Friday


A sua estratégia de e-mail marketing para a Black Friday está pronta? Em 2024, o evento ocorre no dia 29 de novembro, com expectativas de que o faturamento cresça 10% em relação ao ano passado.

O e-mail é um dos canais mais importantes para informar clientes e leads sobre a data e as ações que você colocará em prática. Quando integrado às suas campanhas em outros meios, ele pode trazer resultados expressivos.

A seguir, vamos falar mais sobre como usar o e-mail marketing na Black Friday, as principais dicas e mais. Boa leitura!
 

campaigns

Como criar sua campanha de e-mail marketing na Black Friday

Em 2023, o faturamento do e-commerce alcançou R$ 5,2 bilhões na Black Friday. Para aproveitar a data, porém, é preciso que os negócios estejam preparados. E isso inclui uma estratégia sólida de e-mail marketing para Black Friday.

Separamos algumas dicas:

Planejamento

O planejamento se refere à estruturação das bases para sua campanha de e-mails, isto é, tudo o que você precisa para partir para a definição dos conteúdos e outros elementos das mensagens em si.

Você tem algumas tarefas:

Defina seus objetivos

O primeiro passo no planejamento é definir quais são os objetivos que você quer alcançar. Você quer simplesmente vender mais? Quer aproveitar a data para promover um novo produto? Ou pensa em fidelizar quem já é seu cliente?

Independentemente do que você está buscando, o importante é ter metas claras e mensuráveis, que ajudem na montagem da sua campanha e no acompanhamento dos resultados.

Segmente seu público

Com seus objetivos em mente, é hora de segmentar seu público. A ideia é criar grupos que compartilhem certas características para, a partir delas, criar uma comunicação mais personalizada e eficaz.

Você pode segmentar sua base de várias formas. Combine diferentes dados históricos com informações sobre seus hábitos, comportamentos e interesses, e dados demográficos.

Cada segmento exige uma abordagem diferente, pois representam momentos diferentes na jornada de compra. Separe quem já é seu cliente dos leads que acabaram de chegar. Entenda quem já é fiel à marca e quem ainda está no processo de descoberta.

Isso é fundamental para aumentar a relevância das suas mensagens para cada grupo e aumentar as taxas de abertura e de conversão.

Planeje o envio dos e-mails

É preciso planejar o seu fluxo de e-mail marketing para a Black Friday de maneira estratégica. Não se trata apenas do timing certo, como veremos mais adiante, mas traçar que tipo de conteúdo será enviado para cada segmento, com que frequência, em quais dias e horários, entre outros fatores.

Criação de Conteúdo

Com seus alicerces bem estabelecidos, pense no conteúdo de cada mensagem. Esse é o cerne da sua estratégia de e-mail marketing para a Black Friday e o que pode fazer toda a diferença na eficácia da sua campanha.

Alguns elementos aos quais você deve se atentar:

Linha de assunto

A linha de assunto do e-mail é o primeiro elemento de conteúdo com que os usuários terão contato. Ou seja, neste pequeno campo, você tem que conquistar a atenção e o interesse deles.

Para isso, a linha de assunto deve ser capaz de trazer um resumo do conteúdo do e-mail e, ao mesmo tempo, ser extremamente persuasiva. Você pode despertar o interesse dos destinatários de diferentes formas, seja pela curiosidade, pelo senso de urgência ou pela relevância e utilidade.

No caso da Black Friday, é interessante aproveitar gatilhos de vendas específicos. Palavras como "desconto", "promoção", "oferta" ou "grátis"; e números, como o percentual de desconto ou o número de horas/dias que a promoção vai durar, são alguns exemplos.

Copy

Obviamente, o corpo do e-mail também deve ser bem pensado e fazer jus ao que a linha de assunto prometeu ao destinatário. Na Black Friday, a maior parte das marcas acaba trabalhando com e-mails mais curtos, aproveitando imagens e botões com chamadas para ação.

Destaque o benefício que você apresentou no assunto do e-mail e traga somente as informações que são realmente necessárias.

CTA

As CTAs (ou chamadas para ação) devem ser claras, persuasivas e claramente destacadas dos demais elementos do corpo do e-mail. O usuário tem que notar o botão imediatamente e saber exatamente o que vai acontecer se clicar nele.

Novamente, palavras chamativas como "grátis" e "oferta exclusiva", juntamente com números impactantes, como "70% de desconto" são interessantes.

Design

Falamos do uso de fotos e da importância de botões de CTA atraentes, mas eles são apenas parte de um todo no design da mensagem.

Seus e-mails devem ser fáceis de ler e carregar de maneira rápida e sem erros – sobretudo nos dispositivos móveis. E não se esqueça de reforçar a identidade visual da sua marca

Você também pode usar elementos interativos. Eles tornam a experiência mais envolvente para os usuários e permitem explorar mais possibilidades sem que a mensagem fique muito longa. É o caso de carrosséis e listas suspensas, por exemplo.

As animações em GIF são outra saída. Elas podem ajudar a criar dinamismo, dar um toque de criatividade e chamar a atenção do usuário.

Por fim, não esqueça de adicionar botões para as suas redes sociais. Eles são essenciais para integrar sua estratégia de e-mail marketing na Black Friday com seus outros canais, potencializando seus resultados.

Esses atalhos facilitam que os usuários compartilhem as promoções que você enviou, além de ajudar muitos dos leads que ainda não seguem ainda seus perfis.

Personalização

Como vimos, com base na segmentação que você criou, pense em como personalizar não só as mensagens, assim como as ofertas que você vai enviar.

E não estamos falando apenas de chamar o usuário pelo primeiro nome. Analise os dados usados na segmentação para criar mensagens que sejam relevantes e identificar quais produtos mais interessam a cada perfil.

Isso é mais fácil com quem já é seu cliente. Afinal, basta analisar o histórico de interações e compras junto à sua empresa.

No caso de novos leads, é possível usar abordagens como oferecer descontos na primeira compra mediante o preenchimento de um formulário online. Assim, fica mais fácil coletar informações básicas sobre essas pessoas e inseri-las em um fluxo de e-mails mais condizente com seu perfil.

Timing

Timing é tudo para uma ocasião tão rápida quanto a Black Friday. Claro que o período de promoções tem se expandido, às vezes para a semana toda, outras para todo o mês. Mesmo assim, é preciso criar expectativa entre os consumidores e fazer crescer o interesse e a expectativa pela data.

Planeje o melhor momento para enviar os e-mails

Você escreveu linhas de assuntos chamativas e um bom e-mail, criou um design atraente e CTAs eficientes. Mas quando você pensa em enviar cada uma das mensagens da sua campanha?

O melhor momento para disparar os e-mails vai depender das particularidades da empresa, do seu setor de atuação e do seu público. Porém, o que não pode acontecer é deixar tudo para cima da hora.

Um framework que pode ser utilizado é começar entre 20 e 30 dias antes do evento, com um fluxo de e-mails semanais. Explore a temática da data (a cor preta é muito utilizada, em alusão ao nome) e comece a introduzir o termo “Black Friday” no dia a dia do destinatário. 

Lembre-se: não só você tem que criar expectativa e lembrar o público que a data está chegando e as promoções que você vai fazer, mas também para que as pessoas se preparem para consumir. O que nos leva ao seguinte ponto.

Trabalhe com antecedência

Comece sua campanha de e-mail marketing na Black Friday com antecedência. Trabalhe com mensagens de aquecimento, para dar um pequeno teaser das ofertas, informar os dias e explicar quaisquer novidades ou mudanças que possam ocorrer no seu site.

Desperte o interesse dos consumidores anunciando seus principais descontos e produtos que farão parte dos dias do evento.

Dessa forma, você consegue alcançar os diferentes perfis de compradores: os emocionais criam expectativa para a data, e os racionais vão agradecer por ter tempo o suficiente para se planejar financeiramente.

Programe lembretes

Mesmo com todo esse "esquenta", é interessante configurar o envio de lembretes para quando a data estiver se aproximando. Mensagens na linha "as ofertas da Black Friday começam amanhã!" ajuda a informar os usuários e gerar antecipação.

O mesmo pode ser feito quando os dias de promoção estiverem chegando ao fim. Apelos como "só até amanhã!" ou “ainda dá tempo!” colaboram para atrair quem ainda não aproveitou a ocasião.

No dia em que a Black Friday começar e enquanto ela durar, prepare o disparo de e-mails diários lembrando que ela está acontecendo e destacando as ofertas do dia. 

Testes

Uma vez que sua campanha de e-mail marketing na Black Friday está estruturada, é hora de realizar os últimos testes para ver se tudo está funcionando conforme o esperado.

Confira todos os elementos de que se lembrar, tais como:

  • Se as imagens e outros elementos visuais carregam corretamente;
  • Se todos os botões funcionam;
  • Se o e-mail abre sem problemas tanto no computador quanto nos dispositivos móveis (smartphone e tablet);
  • Se carrega rapidamente tanto no Wi-Fi quanto nas redes móveis.

Anote os problemas e faça os ajustes necessários.

Acompanhamento

Assim que os e-mails começarem a ser enviados, fique de olho nas principais métricas. Isso vale tanto para os indicadores específicos deste canal quanto do site. Como está a taxa de abertura de e-mail? E a taxa de cliques nos CTA? Quantas pessoas chegaram ao site e realizaram uma compra por meio deste canal?

Estratégias de e-mail marketing Black Friday

Vimos os passos que você deve seguir para estruturar sua campanha de e-mail marketing na Black Friday. No entanto, vamos conhecer algumas estratégias específicas que você pode adotar para impulsionar os resultados neste canal:

Realize testes A/B

Falamos dos testes de funcionalidades, mas é possível ir além. Os testes A/B permitem que você identifique o tipo de mensagem que mais funciona com cada segmento do seu público.

Use esse recurso para testar diferentes CTAs, layouts, linhas de assunto, imagens e quaisquer outros elementos que podem impactar nas taxas de abertura e clique e na experiência do leitor.

Divulgue novos produtos

Até mesmo pela proximidade com as festas de fim de ano, a Black Friday é uma boa oportunidade para apresentar novos produtos. A vantagem de fazer isso é combinar dois apelos distintos: os descontos da data e a apresentação de novos itens.

Não só isso pode ajudar a criar buzz ao redor da marca e incentivar a compra, como também pode ser o chamariz que faltava para trazer de volta clientes desengajados.

Utilize em conjunto com as redes sociais

Sua campanha de e-mail marketing na Black Friday deve acontecer de forma integrada com seus outros canais. E talvez o mais importante deles sejam suas redes sociais.

Um canal alimenta o outro. Com o e-mail, mais pessoas podem chegar aos seus perfis. Da mesma forma, anúncios e postagens nas mídias sociais podem levar mais usuários ao seu fluxo de e-mails.

E diante da quantidade de anúncios e mensagens que os consumidores recebem nesta época, alcançá-lo em mais de um canal pode ser a chave para conquistar sua atenção e preferência.

Envie descontos exclusivos para os clientes mais fiéis

Antes mesmo de a Black Friday começar, uma estratégia para lançar mão é disparar ofertas exclusivas para quem já é cliente e/ou assinante.

Essa ação gera um sentimento de pertencimento e exclusividade que pode impulsionar a taxa de recompra e retenção desses usuários, além de ser uma forma de se antecipar aos seus concorrentes.

Então, ofereça brindes, descontos especiais, cupons ou condições de pagamento diferenciadas para estas pessoas. E incentive-as a compartilhar essa experiência.

Utilize gatilhos de urgência

O senso de urgência é uma das grandes cartas na manga para explorar no seu fluxo de e-mails durante a Black Friday.

Quando o evento está acabando ou no caso de você trabalhar com ofertas exclusivas para cada dia, certifique-se de enfatizar isso aos seus contatos.

Um recurso muito utilizado para isso são os e-mails com contagem regressiva. Outro opção são as promoções relâmpago, que são descontos com prazos bastante curtos.

Seja como for, a ideia é reforçar a sensação de urgência e incentivar uma compra menos racional, mostrando que é agora ou nunca. Por isso, destaque essa oportunidade única já na linha de assunto, com chamarizes como "faltam poucas horas!".

Aproveite depoimentos e avaliações

As provas sociais são outro tipo de gatilho mental extremamente valioso para quem trabalha com vendas online. Colete depoimentos e avaliações positivas que você recebeu recentemente e compartilhe no seu fluxo de e-mails.

Para se ter uma ideia do potencial disso, um levantamento da Nielsen mostrou que 92% dos consumidores confiam mais em recomendações de outras pessoas do que em anúncios. Portanto, reforce a confiança dos destinatários na sua marca incluindo a opinião e a experiência de outros consumidores.

Envie lembretes sobre os carrinhos abandonados

Tenha e-mails de recuperação de carrinhos preparados para serem enviados durante a vigência das promoções. Dispare lembretes sobre o produto e também destacando a oferta. Aproveite para lembrar o cliente de outros descontos e vantagens que você estiver praticando.

Explore o pós-venda

Sua campanha de e-mail marketing na Black Friday não acaba com os últimos dias do evento. O pós-venda é um momento chave para estreitar o relacionamento com os novos clientes e tentar fidelizá-los à marca para que comprem de maneira recorrente.

Não deixe de enviar mensagens de agradecimento após a compra. Traga recomendações de produtos relacionados e ofertas exclusivas e peça feedbacks sobre a experiência na loja.

Por fim, inclua-os nos seus fluxos de automação de e-mail para oferecer conteúdo relevante e continuar nutrindo-os.

Erros e cuidados na sua campanha de e-mail marketing na Black Friday

Depois de saber o que fazer, é importante saber quais erros evitar nas suas ações. Destacamos os mais comuns:

Enviar promoções pouco atraentes

Durante esses dias, o público será bombardeado com e-mails de empresas com ofertas e descontos. Portanto, é preciso planejar muito bem quais ofertas você vai enviar. Analise seu portfólio e selecione as mais relevantes e/ou chamativas.

Evite o clickbait, isto é, não coloque uma informação na linha de assunto sem que ela seja verdade ou se confirme no corpo do e-mail, apenas para incentivar o usuário a abrir a mensagem. Seja transparente e claro a respeito do que você está oferecendo.

Não personalizar

Mensagens e ofertas genéricas e irrelevantes, que não têm apelo junto ao destinatário, vão passar despercebidas e podem até mesmo gerar o efeito contrário.

Vale ressaltar mais uma vez: segmente bem o seu público e crie uma comunicação personalizada para cada grupo. Mais do que isso, personalize de acordo com o estágio em que cada pessoa se encontra na jornada do cliente.

Se puder levar essa personalização a um nível ainda mais individual, melhor ainda. Isso vai aprofundar a relação e criar uma experiência mais satisfatória.

Não usar gatilhos mentais

Vimos alguns gatilhos que podem fazer a diferença na eficácia dos seus e-mails. Provavelmente, todos os seus concorrentes estarão apelando para o senso de urgência e para o uso de provas sociais. Por isso, veja como criar mensagens que se destaquem das demais.

Enviar e-mails demais

Há uma linha tênue a se respeitar com o e-mail marketing. Se o usuário já estará com a caixa de entrada lotada de mensagens de outras marcas, é preciso ser bastante preciso e pontual. Relevância é a chave aqui.

Muitas mensagens de um mesmo remetente podem impactar negativamente na reputação da empresa e, como consequência, nas suas estratégias. Evite a fadiga para não ser enviado para a caixa de spam do destinatário, o que pode prejudicar suas métricas e resultados.

Não avaliar o desempenho

Não adianta se esforçar para criar uma boa campanha de e-mail marketing para a Black Friday se você não puder medir os resultados. Colete e analise as principais métricas e capture feedbacks para os seus clientes. Eles vão ajudar a entender o que deu certo e o que pode ser melhorado para a próxima ocasião.

Exemplos de e-mail marketing na Black Friday

Vamos ver alguns exemplos de como algumas empresas colocam em prática suas ações de e-mail marketing na Black Friday.

O primeiro exemplo é do e-commerce de vinhos Onivino. Veja que eles não trabalham apenas com a Black Friday, mas com o Black November, ou seja, todo o mês de promoções.

Porém, eles apostam em ofertas diárias. Note que muitas das boas práticas que citamos estão presentes: boas imagens, preço bem claro, CTA chamativa, uma oferta no final, além de um botão para fazer as compras por WhatsApp.

email marketing black friday

A loja de roupas infantis La Luna reforçou a data a partir do uso do preto e utilizou uma série de gatilhos para incentivar a compra: a mensagem "menor preço do ano" acompanhada de um grande destaque para o baixo valor das peças é uma delas.

Mais abaixo, podemos ver a informação de que a oferta é limitada para um certo número de clientes, bem como um contador regressivo e a validade da promoção.

email marketing

A marca de roupas Dear Miss Modern subverteu a lógica e criou um nome para seus dias de ofertas: Pink Friday. A mensagem é bem objetiva, anunciando 50% de desconto em toda loja, a duração da promoção e o código que os clientes devem usar para aproveitar a vantagem.

email marketing

Outra loja de roupas, a Columbia, enviou um e-mail para lembrar o cliente sobre o novo preço de um produto que o interessou (uma compra passada ou um produto esquecido no carrinho) e aproveitou para enviar recomendações de itens similares. Veja que eles destacam bem o desconto que foi dado em cada peça.

email marketing

A CVC é outro exemplo de empresa que aproveitou o senso de urgência na sua campanha de e-mail marketing na Black Friday. Repare como a mensagem é clara e com poucos elementos. O foco é o desconto e o destaque na curta duração da ação.

email marketing cvc

A loja de artigos de decoração Sottile Casa enviou um e-mail para criar expectativas sobre suas ações na Black Friday. É um simples lembrete acompanhado de instruções de como os clientes podem aproveitar melhor as promoções.

email markerting

O último caso é da marca de roupas de banho e cama Brooklinen. No caso, trata-se de um e-mail fornecendo acesso antecipado aos descontos para os seus clientes mais fiéis.

Esta é mais uma mensagem direta e clara, informando o benefício, ajudando a criar sensação de exclusividade.

email marketing

Confira o post com 7 dicas para melhorar suas campanhas de Black Friday e impulsione suas vendas.

Como integrar com as outras campanhas na Black Friday

A criação de uma estratégia de e-mail marketing para a Black Friday não acontece de maneira isolada. Ela precisa estar totalmente alinhada às campanhas nos outros canais de comunicação da empresa.

É fundamental que essas ações sejam pensadas de forma centralizada, em um único plano de marketing. Depois da definição de cada uma delas é que serão desenvolvidas as táticas específicas para cada meio.

Os principais canais de marketing que podem ser integrados são:

Com o site

Seu domínio é o ponto central da sua presença digital. É para lá que você vai atrair os destinatários dos seus e-mails.

Essa é uma via de mão dupla, já que, para incluí-los no seu fluxo de mensagens, você precisa capturar suas informações de contato. E isso pode ser feito por meio de formulários no site.

Assim, você começa a coletar dados sobre esses leads para segmentá-los da maneira mais adequada, personalizando o conteúdo e as ofertas com base nessas informações.

Com as redes sociais

Falamos sobre como redes sociais e e-mail marketing andam juntos. De fato, elas são canais excelentes para aumentar o alcance da sua marca e se conectar com seu público.

As mídias sociais podem ser usadas para promover a sua lista de e-mails e convidar os usuários a assinar sua newsletter, por exemplo. Nelas, é possível compartilhar o conteúdo dos seus e-mails para atrair mais tráfego para o seu site.

Com mídia paga

Os anúncios são outra forma de atrair novos leads para o seu site. E eles podem ser integrados ao seu e-mail marketing.

Uma das formas de fazer isso é reforçar a campanha enviada por e-mail por meio dos anúncios. Você também pode usá-los para alcançar aqueles leads que não abriram, clicaram ou converteram a partir das suas mensagens. Outra possibilidade é criar ads com foco específico na criação de listas de e-mails.

Com o marketing de conteúdo

O e-mail marketing pode ser um excelente parceiro do marketing de conteúdo. Partindo dos materiais que você cria, pode-se gerar leads para alimentar sua lista de e-mails.

Uma vez que isso foi feito, você consegue compartilhar seus conteúdos com eles, ajudando a atrair mais tráfego para o blog, incentivando mais pessoas a baixarem um material rico ou assistirem a um vídeo.

O conteúdo também é usado na nutrição dos seus leads. A ideia é enviar mensagens alinhadas ao seu estágio na jornada do cliente para fazê-los avançar até a conversão.

Por último, o envio de conteúdos por e-mail pode ser usado com o objetivo de agregar valor para reter e fidelizar clientes.

O Zoho Campaigns é uma solução que unifica suas estratégias de marketing. Ele permite a criação de fluxos de automação de e-mail avançados, com mensagens direcionadas e bem segmentadas.

Lembre seus leads sobre produtos dedicados no carrinho, envie descontos e recomendações para aumentar suas vendas.

Faça testes A/B, rastreie a jornada dos seus leads e entenda o melhor dia, horário e frequência para enviar seus e-mail e garantir uma maior taxa de abertura.

Personalize o layout das suas mensagens facilmente com recurso de arrastar e soltar. Inclua elementos interativos, como GIFs, vídeos e até mesmo pesquisas de satisfação.

Você também pode integrar sua campanha de e-mail à sua estratégia de SMS marketing, gerenciando tudo de um único lugar.

Conheça mais detalhes sobre os recursos, funcionalidades e integrações do Zoho Campaigns e marque uma demonstração gratuita!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas