A sua empresa precisa garantir que os projetos estejam alinhados com os objetivos e tragam o máximo retorno. Mas isso fica mais difícil quando é preciso gerenciar múltiplos projetos, levando a desperdícios de recursos, desalinhamento e atrasos.
A gestão de portfólio de projetos é a solução para esse problema. Com ela, as empresas conseguem priorizar os projetos que importam, otimizar recursos e garantir que cada iniciativa gere crescimento.
Entenda as melhores práticas para gerenciar o seu portfólio de projetos!
O que é gestão de portfólio de projetos?
Antes de entender o que é a Gestão de Portfólios de Projetos (GPP), é essencial compreender o conceito de portfólio de projetos.
Os projetos, em si, são esforços mais únicos, com prazo, que acabam com a entrega final. Esse empreendimento normalmente atende a um cenário específico.
Enquanto isso, o portfólio reúne projetos, programas e iniciativas da empresa, gerenciados para atingir os objetivos.
Diferente de uma gestão individual de projetos, o portfólio é integrado para que as iniciativas certas sejam executadas no momento certo, da forma certa.
Então, a gestão de portfólio de projetos é sobre selecionar, priorizar, monitorar e gerenciar programas de forma centralizada para ter alinhamento com a estratégia, analisar dados, otimizar investimentos e ter maior retorno.
Dessa forma, os projetos permanecem conectados, integrados aos objetivos da empresa, seguindo um orçamento, podendo ser monitorados e mais. O portfólio é, no fim, sobre como organizar múltiplos projetos, ter controle e crescimento.
Mas, para chegar a esse nível de alinhamento e eficiência, as empresas precisam superar alguns desafios comuns, como a falta de comunicação, com projetos fragmentados e dificuldades de colaboração, as mudanças no mercado e as resistências à novos métodos, ideias e ferramentas.
Saiba mais sobre essa gestão a seguir!
Benefícios do portfólio de projetos
A gestão de portfólio empresarial não se trata apenas de organizar iniciativas, mas sim de organizar cada projeto para que ele contribua para o crescimento da empresa e sua competitividade no mercado. É uma forma mais clara de conectar a demanda diária aos objetivos finais.
Com um portfólio bem estruturado, os projetos são selecionados com base nos objetivos, alinhados com a estratégia do negócio, segundo o valor que entregam - maior retorno sobre o investimento (ROI), considerando critérios como custo, risco, urgência e impacto.
A gestão permite uma melhor visão dos projetos, a antecipação de possíveis riscos e falhas, a melhor distribuição dos recursos disponíveis - evitando sobrecargas e desperdícios - e a análise de dados para fornecer insights.
Assim, a liderança toma decisões mais rápidas, precisas e estratégicas, garantindo um melhor direcionamento dos investimentos e evitando aqueles retrabalhos que só dão dores de cabeça.
Os projetos que não agregam valor são retirados, o que mostra os processos mais claros e organizados, que resultam em equipes mais produtivas e engajadas, que entregam soluções inovadoras mais rapidamente e com maior qualidade.
Passo a passo para fazer a gestão de portfólio de projetos
Siga este passo a passo:
1. Defina os objetivos
Antes de iniciar a gestão do portfólio, é essencial alinhar os projetos aos objetivos estratégicos do negócio, as metas da empresa para o curto, médio e longo prazo, as contribuições esperadas e os critérios.
2. Identifique e categorize os projetos
Reúna todos os projetos em andamento e os que estão em planejamento. Classifique-os de acordo com critérios como tipo, objetivos, impactos, potencial de retorno sobre investimento (ROI), complexidade, custos e recursos necessários.
3. Estabeleça critérios
Nem todos os projetos podem ser executados simultaneamente. Então, defina critérios para selecionar e priorizar os mais relevantes, como o alinhamento do projeto com a empresa, a sua viabilidade, orçamento, riscos, o benefício financeiro ou competitivo.
4. Aloque e monitore de forma eficiente
Após definir quais projetos seguirão adiante, distribua recursos humanos, financeiros e tecnológicos de maneira estratégica. Isso evita sobrecarga de equipes e gargalos. Acompanhe constantemente o progresso dos projetos com indicadores-chave (KPIs), como prazos, custos, qualidade e riscos.
5. Realize ajustes
O mercado muda constantemente, e seu portfólio deve ser flexível para se adaptar. Se um projeto perder relevância, por exemplo, reavalie sua continuidade. Pode ser mais estratégico usar os seus recursos em outra iniciativa.
6. Comunique e otimize
Manter a transparência é essencial para que todos os stakeholders estejam alinhados. Apresente relatórios e análises sobre o desempenho do portfólio e promova melhorias contínuas.
Ferramentas para gestão do portfólio
Gerenciar um portfólio de projetos exige uma abordagem estruturada e as tecnologias certas. Afinal, de forma manual, nem todos os projetos podem ser executados e controlados simultaneamente - ainda mais com a devida qualidade.
Por isso, as ferramentas de gestão de projetos ajudam a organizar e executar o trabalho, mostrando informações claras de times e departamentos.
Com a ajuda de um sistema, também fica mais fácil analisar dados, distribuir os recursos humanos, financeiros e outros materiais de maneira estratégica. Isso evita sobrecarga de equipes e outros problemas operacionais.
Utilize ferramentas para monitorar tudo em tempo real, e dashboards intuitivos para acompanhar métricas, gerando uma cultura data-driven para tomadas de decisão mais precisas.
O Zoho Projects, com certeza, é a ferramenta ideal, mais completa e acessível, com excelente custo-benefício. Com uma interface intuitiva, permite gestão de tarefas, acompanhamento de tempo, colaboração e geração de relatórios detalhados.
Ele pode ser integrado a outros sistemas, passando a centralizar os dados dos diversos departamentos da sua empresa. É personalizável, capaz de lidar com múltiplos projetos, automatizar tarefas e suportar a colaboração da sua equipe em tempo real.
Além de tudo, o Zoho Projects funciona para empresas de todos os portes, projetos de todas as complexidades e diferentes metodologias. Saiba mais a seguir!
Conclusão
O Zoho Projects fornece recursos que ajudam a centralizar, priorizar e monitorar seus projetos, atuando em diferentes aspectos:
1. Centralização e organização do portfólio
O Zoho Projects permite a centralização de todos os projetos em uma única plataforma, com dashboard unificado, facilitando o acesso e a visualização do portfólio. Isso ajuda as equipes a manterem uma visão geral, identificando rapidamente os status e prioridades de cada iniciativa. Além disso, organize os projetos por categorias, metas ou departamentos.
2. Priorização e seleção de projetos
A ferramenta ajuda a avaliar projetos com base em critérios como custo, prazo e alinhamento. Assim, você passa para a priorização de iniciativas que geram maior valor para a empresa, e faz relatórios para analisar a viabilidade, o impacto e mais.
3. Planejamento e alocação de recursos
O Zoho Projects ajuda a distribuir recursos humanos, financeiros e materiais de forma eficiente, evitando sobrecargas, ociosidade, faltas, problemas com o orçamento e mais.
Você pode fazer planejamentos detalhados de cronogramas com diagramas de Gantt, rastreamento de recursos disponíveis e uso de gráficos de carga de trabalho, por exemplo.
4. Monitoramento de indicadores de desempenho
O Zoho Projects facilita o acompanhamento de métricas-chave para cada projeto, como progresso, custo e riscos, possibilitando ajustes rápidos e baseados em dados. Você terá um dashboard intuitivo para ver o desempenho, com indicadores visuais, relatórios automatizados e mais.
5. Gestão de riscos no portfólio
A ferramenta permite que gestores identifiquem e gerenciem riscos potenciais, ajudando a minimizar impactos negativos em projetos críticos. Você pode fazer o monitoramento dos riscos associados, manter planos de contingência, documentos e instruções para a sua equipe no sistema.
6. Colaboração e alinhamento estratégico
O Zoho Projects ajuda na colaboração entre equipes e stakeholders, para que todos estejam alinhados com os objetivos do portfólio. A comunicação será facilitada, com comentários em tarefas, compartilhamento de documentos e integração com outras ferramentas usadas pelos times.
7. Automação e eficiência operacional
A automação de processos ajuda a economizar tempo e reduzir erros, permitindo que gestores foquem no que importa, como inovações e decisões estratégicas. Você terá alertas automáticos para sempre permanecer atualizado sobre prazos, problemas, mudanças ou indicadores. Também poderá fazer a automatização de fluxos, por exemplo.
8. Suporte à tomada de decisão estratégica
Ao consolidar informações e apresentar relatórios, o Zoho Projects oferece uma base sólida para a tomada de decisões estratégicas, entregando insights em direção aos objetivos empresariais e relatórios para que você faça ajustes e melhorias.
O Zoho Projects é uma ferramenta completa, com funcionalidades avançadas para executar projetos, monitorar desempenho, promover alinhamento dos colaboradores com os objetivos organizacionais e maximizar resultados. É a solução ideal para implementar o seu portfólio!
Quer levar os recursos do Zoho Projects para a sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita!
Comments