No mercado atual, gerenciar projetos não pode ser sinônimo de burocracia. É preciso usar boas ferramentas de gestão de projetos para aproveitar os avanços da tecnologia, otimizar os processos, gerar agilidade, eficiência e garantir a vantagem competitiva da sua empresa.
Agora, os gerentes e equipes podem planejar, executar e documentar os projetos com mais facilidade, e essa otimização impacta diretamente nos resultados alcançados pelo seu time.
O que são ferramentas de gestão de projetos?
As ferramentas de gestão de projetos são softwares, aplicativos ou plataformas que ajudam a equipe a planejar, organizar, monitorar e executar seus projetos com maior eficiência.
Esses softwares devem oferecer os recursos que facilitam o trabalho das equipes. Assim, elas conseguem lidar com toda a complexidade dos projetos de forma mais eficiente.
Boas tecnologias também permitem que todos os interessados colaborem em tempo real e analisem as informações necessárias para tomar decisões embasadas e alcançar bons resultados.
As funcionalidades das ferramentas de gestão de projetos incluem o planejamento de tarefas, cronogramas, calendários, compartilhamento de documentos, possibilidade de acompanhamento dos dados, gerenciamento de recursos, geração de relatórios, integração, gerenciamento de riscos, orçamentos e mais.
O uso adequado dessas ferramentas tende a aumentar a eficiência, a precisão e a produtividade na conclusão de projetos dentro dos prazos.
O que não pode faltar nas ferramentas de gestão de projetos
Você sabia que, de acordo com pesquisa, 11,4% de recursos são desperdiçados devido à má gestão de projetos? E, no meio de tantos prejuízos, apenas 35% dos gerentes de projeto estão satisfeitos com a tecnologia usada em suas organizações.
Por causa de dados alarmantes como esses, é essencial escolher a tecnologia certa para evitar tantas falhas e conseguir os benefícios esperados.
Então, para optar pela sua ferramenta ideal de gerenciamento de projetos, considere que as melhores tecnologias devem ter recursos essenciais para garantir eficiência, colaboração e controle de todas as etapas do plano de ação da sua equipe.
Confira uma análise detalhada sobre as funcionalidades essenciais para sua empresa. Aqui estão alguns dos principais recursos que não podem faltar:
1. Planejamento de projetos
Você deve procurar ferramentas de gestão de projetos com funcionalidades para criar e acompanhar cronogramas, definir metas, tarefas e marcos. Além disso, recursos como diagramas de Gantt e Kanban são bastante úteis para planejar e monitorar as etapas do seu projeto.
2. Gerenciamento de tarefas
Para que a gestão de tarefas aconteça com eficiência, o sistema deve permitir que você atribua demandas aos colaboradores, estabeleça prazos e acompanhe o progresso individual dos profissionais e do time como um todo. A visibilidade do status de cada tarefa em tempo real também é fundamental.
3. Colaboração em equipe
O sistema precisa ter ferramentas de comunicação integradas, como bate-papo, comentários em tarefas e compartilhamento de arquivos, para facilitar a troca de informações entre os membros da equipe com total agilidade e em tempo real.
4. Controle de tempo
Procure plataformas que tenham ferramentas de rastreamento de tempo para monitorar o quanto cada etapa está demorando. Assim, você pode avaliar quanto está sendo gasto em tarefas e projetos, o que é útil para medir produtividade e calcular custos.
5. Gerenciamento de recursos
Você precisa ter, no sistema, a capacidade de alocar e acompanhar o uso de recursos (como pessoas, tempo e orçamento, por exemplo) para garantir que o projeto esteja dentro das capacidades disponíveis - sem prejuízos, sobrecargas ou até pausas na produtividade por falta de recursos.
6. Relatórios e métricas
Dashboards e relatórios personalizáveis são essenciais, pois fornecem uma visão clara do progresso do projeto, permitindo decisões mais precisas, baseadas em dados - e não em suposições ou achismos. Por isso, o sistema escolhido deve permitir amplo monitoramento e análise de dados.
7. Integração com outras ferramentas
Observe se o sistema tem a capacidade de se integrar com outras plataformas que a sua equipe já usa, como e-mails, armazenamento em nuvem, CRMs e ferramentas de automação. Assim, você passa a centralizar os dados e criar alinhamento entre os departamentos da empresa.
8. Automação
A automação de tarefas repetitivas é essencial, pois é um recurso que padroniza tarefas, evita erros humanos, gera muita economia de tempo e facilita o dia a dia da equipe. Então, veja se o sistema precisa automatizar fluxos como envio de e-mails, atualizações de status e notificações.
9. Segurança e permissões
A proteção de dados é prioridade. Portanto, verifique se o sistema preza por essa segurança, com recursos para garantir que apenas as pessoas certas tenham acesso a determinadas informações, com controles de permissão, autenticação robusta e atenção às regulamentações nacionais e internacionais de segurança dos dados.
10. Acessibilidade e mobilidade
Considere também se a ferramenta pode ser usada em variados dispositivos, ou seja, possui versões mobile ou aplicativos para que a equipe possa acessar e gerenciar projetos de qualquer lugar, a qualquer momento, mantendo a produtividade.
Além disso, a interface da ferramenta deve ser intuitiva, de fácil utilização. Afinal, uma interface amigável facilita a sua melhor utilização pela equipe, reduzindo os investimentos e o tempo gasto com capacitações ou treinamentos.
Esses recursos garantem não só a execução eficiente do projeto, mas também a transparência, colaboração e controle de qualidade de cada projeto.
As 7 melhores ferramentas de gestão de projetos para você conhecer
Finalmente, aqui estão opções de ferramentas de gestão de projetos a serem consideradas para o seu negócio:
1. Zoho Projects
O Zoho Projects é uma solução de gestão de projetos baseada em nuvem que atende a empresas de todos os tamanhos e setores. Por isso, é o software preferido em mais de 200 mil empresas em todo o mundo, uma das ferramentas mais populares e conceituadas no setor.
A solução é abrangente, com uma imensa variedade de recursos, e tem tudo o que você leu no tópico anterior e muito mais.
Você poderá contar, por exemplo, com o gráfico de Gantt, o monitoramento da alocação de recursos, a automação de fluxos de trabalhos, o monitoramento de problemas, a geração de relatórios e mais.
O software também funciona como uma solução totalmente personalizável para atender às necessidades da sua empresa. Ele pode ser adaptado de acordo com os seus projetos, modificando fluxos, campos, relatórios e outras partes.
A ferramenta é completamente escalável para o caso de crescimento das necessidades da sua organização, com planos que se adaptam às necessidades da sua empresa.
Ela também pode se integrar a outros aplicativos que a empresa já utiliza, seja de terceiros ou da Zoho, como plataformas de comunicação, softwares de contabilidade e de outros departamentos. Assim, centraliza os dados e facilita a troca de informações entre departamentos.
A integração de seus funcionários também é fácil, com um layout de página única que permite fácil acesso a todos os módulos importantes com apenas alguns cliques. A equipe poderá trabalhar de forma síncrona e assíncrona, com amplos recursos de colaboração remota disponíveis para aplicativos móveis.
A plataforma intuitiva e fácil de usar, o que simplifica o planejamento, o monitoramento e a colaboração no dia a dia dos seus colaboradores, além de tornar a fase de treinamento muito mais rápida, sem complicações.
Você terá inteiro suporte humanizado oferecido pela Zoho, com assistência para que a sua equipe passe com facilidade pela adoção do sistema ou pela migração.
O suporte dedicado ajuda na integração e migração de diferentes ferramentas, de forma que os usuários se acostumam com a usabilidade com facilidade.
Você verá que o Zoho Projects tem ótimo custo-benefício. Os planos são flexíveis, com assinaturas adequadas ao que a sua empresa precisa, começando pelo Premium, que custa apenas R$ 25,00 por usuário e por mês, cobrado anualmente.
2. Microsoft Project
O Microsoft Project é uma das mais antigas plataformas de gestão de projetos do mercado, o que faz com que ele tenha uma grande comunidade de usuários. É uma plataforma com versões em nuvem e no local.
Ela apresenta recursos como agendamento de projetos, gerenciamento de portfólio, de orçamento, de riscos e de valor obtido.
Para os usuários que trabalham com muitas outras ferramentas da Microsoft, o MS Project é uma boa opção, pois integra-se muito bem com suas ferramentas internas, embora tenha um número limitado de integrações com plataformas externas.
Assim, os usuários que usam várias ferramentas de terceiros podem achar frustrante trabalhar com o MS Project, pois ele tem integrações ruins com ferramentas que não estão no ecossistema da Microsoft.
Ele envolve uma curva de aprendizado íngreme, complexa - e, dessa forma, muitos usuários acham difícil aprender o produto.
O MS Project também tem preços com preços mais altos, sem mencionar a ausência de um plano grátis. O plano 1 tem o preço de R$ 57,10 por usuário e por mês.
3. Jira
O Jira é uma ferramenta de gestão de projetos desenvolvida pela marca Atlassian, uma empresa sediada na Austrália. É considerada uma plataforma complexa para usuários mais inexperientes, já que a sua curva de aprendizado é mais íngreme.
Permite recursos de gestão de tarefas, documentos e problemas, planejamento, geração de relatórios, rastreamento de despesas, colaboração, integração com outras ferramentas e mais.
Ela também tem recursos ágeis e ajuda os gerentes a planejar com a ajuda de roteiros que são facilmente compartilháveis com as partes interessadas.
O Jira tem opções de plugins de terceiros disponíveis para a expansão de acordo com as necessidades da sua empresa. É personalizável, mas a customização excessiva pode levar a uma configuração complexa e confusa, exigindo boa gestão desse recurso.
A sua interface pode estar desatualizada, quando comparada a outras ferramentas de gestão de projetos mais modernas, além de ser uma opção mais cara, bastante usada por desenvolvedores.
Por isso, é usada entre os gerentes de projetos de TI, especialmente aqueles que gerenciam equipes usando a metodologia ágil para projetos - mas pessoas sem um conhecimento técnico poderão ter dificuldade para se adaptar a essa ferramenta.
Devido à sua natureza ágil, bastante específica, é inadequada para equipes que querem seguir a clássica abordagem em cascata.
Também não favorece a comunicação, pois não tem canais integrados dentro das equipes e requer complementações que custam mais. Os preços dos seus planos começam por $ 7,50 por mês.
4. Monday.com
O Monday.com é uma ferramenta de gestão de projeto baseada em nuvem, com modelos que servem para vários setores. Ela permite que equipes gerenciem projetos e tarefas, tendo uma interface visual e intuitiva para a colaboração em equipe.
Conta com recursos de automação e geração de relatórios, é escalável, tem uma interface atraente e recursos de colaboração. Também conta com um aplicativo móvel para que a sua equipe trabalhe a partir de qualquer lugar.
Tem capacidade para personalizar totalmente os processos, é versátil e pode se adaptar às necessidades de diversos departamentos empresariais, como recursos humanos, desenvolvimento de software, relacionamento com clientes e muito mais.
Mesmo assim, a parte da personalização é mais complexa, pois, apesar de ser altamente personalizável, a configuração da ferramenta pode ser demorada. A curva de aprendizado também precisa de tempo, então a capacitação da equipe pode custar alguma produtividade.
Além disso, a ferramenta se concentra mais no gerenciamento de tarefas do que no gerenciamento de projetos e, portanto, pode ser uma opção melhor para pequenas e médias empresas.
O seu aplicativo móvel não tem todas as funcionalidades em comparação com a versão para desktop. Sendo uma desvantagem a ausência do Gráfico de Gantt e dificuldades de monitorar o tempo e os custos em relação às tarefas de faturamento do cliente.
O custo depende do plano escolhido e do tamanho da equipe que você escolher, pois o Monday.com pode ser uma opção mais cara que outras ferramentas disponíveis. O plano básico custa R$ 35,00 por usuário e por mês, no contrato anual.
5. Wrike
O Wrike é um sistema de gerenciamento de trabalho com recursos em colaboração e geração de relatórios para projetos.
A ferramenta ajuda a garantir a transparência e eficiência entre as equipes, com vantagens para personalizar fluxos de trabalho, prever riscos e criar relatórios totalmente adaptados.
A usabilidade é considerada um pouco complexa, pois navegar de um projeto para outro muitas vezes é complicado.
Os planos pagos são bastante caros e, além disso, a plataforma tem uma certa curva de aprendizado, e os usuários iniciantes podem ter dificuldade para encontrar o caminho do produto. Também não há opção de filtro avançado no painel.
O plano Team, mais básico, começa por $ 10,00 por usuário e por mês.
6. Asana
A Asana é mais uma das ferramentas de gestão de projetos baseada em nuvem e muito popular. Ela permite a gestão de tarefas, criação de cronograma, relatórios, automatização de tarefas e mais. A ferramenta também é composta por quadros Kanban, e é simples e fácil de usar.
Tem vários recursos, como fluxos personalizáveis, monitoramento de riscos e de projetos, além de promover a colaboração entre funções. Ela facilita a integração, oferece suporte gratuito e armazenamento ilimitado.
Como você viu, ela oferece bons recursos, mas tem restrições quanto à personalização. Você pode sentir falta de opções avançadas de alterações e adaptações para atender completamente a um projeto.
Além disso, não é a ferramenta mais indicada para projetos muito complexos e de grande escala, pois as equipes podem encontrar limitações ao lidar com uma quantidade aumentada de tarefas e informações.
O acompanhamento de tempo é limitado, e esse rastreamento é menos eficiente quando comparado com o de outras ferramentas.
Além disso, para equipes menores, o preço pode ser um pouco mais alto em relação aos recursos oferecidos e em comparação a outras plataformas. O plano Starter, por exemplo, custa R$ 57,00 por usuário e por mês, cobrado anualmente - e R$ 70,00 quando cobrado mensalmente.
A ferramenta também carece de alguns recursos nativos, como o monitoramento de orçamento e, por isso, precisa de plugins ou complementos pagos.
7. Smartsheet
O Smartsheet é uma ferramenta de gestão de projetos bastante popular, que oferece uma combinação de funcionalidades de planilhas com recursos de gerenciamento colaborativo.
Tem uma interface intuitiva e a sua flexibilidade é um atrativo, pois ele pode ser adaptado a diferentes tipos de projetos e fluxos de trabalho, possibilitando a criação de painéis personalizados, relatórios e gráficos.
A colaboração em tempo real melhora a comunicação entre as equipes, permitindo que todos os membros atualizem informações simultaneamente. Também tem boa integração com outras ferramentas populares.
A versão gratuita do Smartsheet possui funcionalidades limitadas e muitos usuários precisam investir em um plano pago para acessar recursos mais avançados.
Há ainda a complexidade em gerenciar grandes volumes de dados, o que pode tornar a experiência de uso um pouco confusa, prejudicando a produtividade.
Por fim, o suporte ao cliente tem recebido feedback misto, com alguns usuários relatando que a assistência nem sempre é tão rápida e eficaz quanto desejariam. O Smartsheet é uma ferramenta robusta, mas é importante considerar suas limitações.
O seu plano mais básico tem o valor de $ 9,00 por usuário e por mês, com cobrança anual.
Conclusão
De fato, o Zoho Projects é o melhor software de gerenciamento de projetos para qualquer empresa - de pequeno, médio ou grande porte. A plataforma é escalável, possui uma precificação diversa, é baseada em nuvem e permite a colaboração e comunicação da equipe.
Com ela, você planeja, acompanha tarefas de forma eficiente e entrega projetos bem-sucedidos, com o melhor gerenciamento de recursos, total controle de custos e orçamentos, automatização de tarefas e mais.
O Zoho Projects é uma das melhores ferramentas de gestão de projetos do mercado e possui tudo o que você precisa, com preços econômicos, recursos avançados e escaláveis!
Quer levar os recursos do Zoho Projects para a sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita da ferramenta!
Comments