Conteúdo originalmente publicado em 23/10/2023. Revisado, atualizado e republicado em 11/09/2024.
Índice
- O que é inteligência artificial?
- Como a inteligência artificial evoluiu?
- A Inteligência Artificial vai tomar o trabalho do profissional de marketing?
- Aplicações da IA no marketing digital
- Como a IA pode transformar as estratégias de marketing digital
- Benefícios do uso da Inteligência Artificial no marketing digital
- Cuidados ao usar IA no marketing digital
- Desafios do uso da Inteligência Artificial no marketing digital
A Inteligência Artificial já é uma realidade no mercado. Usar IA no marketing digital ajuda a reduzir o tempo de atendimento, automatizar fluxos de trabalho, diminuir o trabalho repetitivo e manual dos colaboradores, ajudar na geração de insights e análise de dados e muito mais.
Graças aos avanços recentes, essas tecnologias já vêm sendo aplicadas para otimizar processos e tornar a rotina das empresas mais ágil e eficiente. Ela é capaz de prever necessidades e fornecer insumos para uma tomada de decisões mais precisa e baseada em dados.
Com isso, as equipes de marketing conseguem ser mais eficientes, melhorar a experiência do cliente e aumentar as chances de conversão.
A seguir, vamos entender mais sobre esses impactos e saber como a Inteligência Artificial pode ser aliada do marketing digital. Siga a leitura!
O que é inteligência artificial?
Inteligência Artificial é um campo da ciência que desenvolve sistemas computacionais capazes de realizar tarefas antes concluídas somente pela inteligência humana. Ela se baseia em algoritmos e modelos de dados para processar informações e identificar padrões que permitem fazer previsões, formular análises, responder a perguntas, tomar decisões, criar conteúdos etc
A maioria dos avanços nesta área estão relacionados a dois dos subcampos mais avançados dentro da IA.
Em primeiro lugar, temos o Machine Learning ou aprendizado de máquina. Esses sistemas reconhecem padrões e interpretam informações, sendo capazes de aprender conforme são alimentados com novos dados.
O Machine Learning está presente em assistentes virtuais, como a Zia. Outros exemplos são as sugestões que sites de e-commerce apresentam após uma compra, a filtragem de spam, detecção de fraudes, promoções criadas porque fazem sentido para o perfil do cliente e muito mais.
A outra frente é a Inteligência Artificial Generativa. Ela é capaz de gerar novos conteúdos e ideias, como textos, imagens e até mesmo áudios e vídeos. O maior exemplo que temos atualmente é o ChatGPT.
Esse tipo de IA se baseia no machine learning e nos chamados LLMs (Large Language Models ou grandes modelos de linguagem) para criar seus outputs. Conforme varrem a internet em busca de internet e referências, os algoritmos aprendem e se aperfeiçoam, fornecendo a essas ferramentas a capacidade de gerar resultados cada vez melhores.
Como a inteligência artificial evoluiu?
Apesar de estar em alta com os avanços recentes, o desenvolvimento da Inteligência Artificial tem uma longa trajetória e uma história cheia de inovações.
Ela começou como um campo de pesquisa em 1950, com cientistas como Alan Turing, da teoria da computação. Os primeiros programas foram criados para resolver problemas específicos, como jogar xadrez e fazer contas.
Em 1970, a IA voltou-se para sistemas de regras e lógica para desenvolver, por exemplo, diagnósticos médicos e industriais. Eram sistemas que podiam simular o raciocínio de especialistas humanos.
Uma década depois, o conceito de aprendizado de máquina foi incorporado, com sistemas que, como vimos, aprendem com dados e melhoram com o tempo.
Já em 2000, o Deep Learning – uma técnica de IA que usa redes neurais para resolver problemas complexos – o Big Data e algoritmos aperfeiçoados de aprendizado de máquina impulsionaram novos avanços na área.
Daí em diante, a Inteligência Artificial se expandiu para novos campos, incluindo indústria, medicina, finanças, educação e, claro, marketing digital.
O aumento na capacidade de processamento de dados como texto, imagem e vídeo, permitiram o desenvolvimento de sistemas cada vez mais complexos e mais baratos, que impactam a sociedade de forma inédita.
A Inteligência Artificial vai tomar o trabalho do profissional de marketing?
A tecnologia não substituirá os profissionais de marketing, mas vem mudando a forma como eles trabalham e pensam.
Na palestra ‘Crescendo com I.A. em Marketing’, o especialista Gustavo Stork, da comunidade CMOs Marketers, fala que a Inteligência Artificial é a “próxima grande revolução tecnológica”.
Isso dito, ela não soluciona todos os problemas de marketing, mas ajuda a otimizar processos, repensar estratégias e criar novas formas de concretizar tarefas simples no meio digital e gerar resultados mais precisos
É dever dos profissionais, atualmente, saber como usar o melhor proveito da tecnologia, pois a Inteligência Artificial tem o potencial para ser um divisor de águas no marketing.
Aplicações da IA no marketing digital
A Inteligência Artificial pode ser aplicada em diferentes frentes do marketing digital, entre elas:
1. Análise de dados
A IA pode analisar volumes muito grandes de dados com muita agilidade, identificando padrões e tendências. Isso é fundamental em uma abordagem data-driven, em que os insights extraídos dessas informações vão orientar as estratégias e campanhas e embasar a tomada de decisão.
As empresas podem usar esses conhecimentos para entender o comportamento e as preferências do seu público, reconhecer tendências e pontos de melhoria, e aproveitar melhor as oportunidades.
Essa análise de dados também ajuda em outras tarefas importantes, como a segmentação de público-alvo e a personalização do atendimento.
2. Automação de tarefas
A Inteligência Artificial é capaz de automatizar tarefas repetitivas e manuais. Como exemplos podemos citar a gestão do fluxo de e-mails, a geração de relatórios e o monitoramento de campanhas de anúncios.
Até mesmo o atendimento ao público pode ser automatizado. É o caso do uso de chatbots inteligentes, que respondem prontamente ao usuário.
Seja como for, a automação libera os profissionais para que se concentrem em atividades mais estratégicas.
3. Gestão e qualificação de leads
A IA pode ser aplicada para qualificar a base de leads. Neste caso, ela identifica os contatos mais quentes, que estão prontos para a abordagem do time de vendas. Isso ajuda a evitar erros de timing, em que uma pessoa é abordada quando ainda não está no estágio de decisão de compra.
No segmento B2B, a correta qualificação dos leads é ainda mais importante. Isso porque, em muitos casos, o tomador de decisão pode não ser a mesma pessoa que está lidando com a sua empresa nas etapas mais iniciais da jornada.
A tecnologia também pode fazer análises preditivas. A partir da varredura dos dados, ela indica os leads que têm mais propensão a converter e que, portanto, devem ser priorizados no processo de qualificação.
Ao combinar a Inteligência Artificial com o marketing digital, o time de vendas passa a receber leads mais qualificados. Consequentemente, a abordagem se torna mais eficaz e a taxa de sucesso aumenta, favorecendo a experiência do cliente.
Outra aplicação possível neste campo se dá na gestão dos leads, assumindo tarefas como:
- Lead scoring: conforme aprende com os dados de leads anteriores, a IA se torna capaz de construir uma pontuação mais precisa e inteligente.
- Lead tracking: ela monitora e fornece uma visão completa do ciclo de vida de cada contato, da primeira interação até sua conversão em cliente. Isso permite entender melhor as particularidades de cada ponto de contato entre público e marca.
Assim, a equipe deixa de depender de achismos e intuições e passa a se basear em informações concretas, fundamentais para identificar os melhores leads e aumentar a taxa de conversão.
4. Otimização de campanhas de marketing
Você pode otimizar campanhas de marketing com base em dados de desempenho analisados em tempo real.
A IA verifica essas informações e fornece insights sobre seus clientes, colaborando para ajustes na segmentação de público, definição de orçamentos, personalização e formas de como maximizar o retorno sobre o investimento.
5. Personalização e experiência do cliente
A partir das interpretações da ferramenta, é possível criar experiências personalizadas para os consumidores ao longo de toda a jornada. Do primeiro contato ao pós-venda, ela pode proporcionar uma experiência mais satisfatória.
Como está sempre coletando novos dados e acumulando aprendizados a partir deles, a IA compreende o comportamento e as preferências desses usuários. Isso inclui os canais favoritos, o tom de voz mais adequado, os termos de busca que eles utilizam etc.
Essas informações são essenciais para a criação de ações mais inteligentes e estratégicas. A ideia é usá-las para oferecer uma experiência otimizada para os clientes, com uma personalização mais profunda e certeira, seja de ofertas, recomendações de produtos ou conteúdos.
A Inteligência Artificial também é capaz de analisar dados e padrões relativos ao comportamento do usuário. Dessa forma, ela consegue prever tendências, demandas e ações, o que pode guiar suas estratégias de marketing digital e aumentar a conversão.
6. Chatbots e assistentes virtuais
Chatbots e assistentes virtuais podem interagir com os clientes em tempo real, responder perguntas, fornecer suporte e mais. A cada interação, eles coletam dados valiosos sobre os usuários, que podem ser usados para melhorar a abordagem e a comunicação.
Além de melhorar a experiência do cliente, pois são ágeis e precisas, essas ferramentas otimizam o trabalho dos atendentes. Elas melhoram a triagem de usuários e permitem que sejam repassados às equipes de atendimento somente aqueles casos que realmente precisam de uma intervenção humana.
Do lado dos profissionais, isso é importante para que eles possam se concentrar no que mais importa. Já pela perspectiva dos usuários, o ganho se dá no imediatismo das respostas e na possibilidade de atendimento 24 horas por dia.
Ao evitar que as pessoas tenham que esperar por uma primeira interação e ao permitir que elas encontrem respostas rapidamente, os chatbots melhoram a satisfação e geram impactos positivos na retenção dos clientes.
7. Geração de conteúdo
A Inteligência Artificial é uma tecnologia muito importante para o marketing de conteúdo.
E não se trata, por exemplo, de usar soluções como o ChatGPT para a produção de textos inteiros para o blog – veremos os cuidados relacionados a isso mais adiante. O objetivo é aproveitá-la para construir uma estratégia de conteúdo mais consistente e eficiente.
Você pode usá-la, entre outras coisas, para gerar ideias de conteúdo para os mais diferentes formatos, como:
- Posts no blog;
- E-mails marketing;
- Materiais ricos, como e-books e infográficos;
- Postagens nas redes sociais;
- Copy de anúncios;
- Roteiros de podcasts e vídeos;
- Páginas institucionais, como "Quem Somos" ou “Sobre Nós”.
Com isso, você ganha escalabilidade e aumenta a produtividade da sua equipe.
8. Tráfego pago
Otimizar as campanhas de mídia paga é outra das aplicações possíveis da IA no marketing digital.
Ela pode ser usada para analisar dados históricos (da empresa e do mercado como um todo), segmentar melhor os anúncios e criar copies mais atraentes e persuasivas. Tudo isso colabora para aumentar o alcance dos anúncios e melhorar as taxas de cliques e de conversão.
A tecnologia também pode automatizar testes A/B e até mesmo sugerir o orçamento de cada campanha. Ademais, pode monitorar as campanhas em tempo real, auxiliando na correção de rumos e tomada de decisões.
De fato, as próprias plataformas de ads já estão adotando funcionalidades de IA para criação de anúncios e otimização de campanhas.
Como a Inteligência Artificial pode transformar as estratégias de marketing digital
A aplicação da Inteligência Artificial no marketing digital varia de acordo com as necessidades de cada empresa. Por isso, é importantes nos aprofundarmos mais sobre como essa transformação pode ocorrer no dia a dia das empresas:
Mapeamento de conteúdo
A IA pode ser usada para analisar dados e identificar padrões nas interações do consumidor com o conteúdo disponibilizado no blog, redes sociais e outros canais. Assim, as empresas entendem quais conteúdos são mais relevantes para o público-alvo e geram maior engajamento.
Ela também facilita a pesquisa de palavras-chave, verificando os termos de busca mais utilizados pelos usuários e identificando neles as dores, necessidades e dúvidas mais comuns.
Fluxos de nutrição
No marketing digital, a Inteligência Artificial pode ser usada para automatizar e otimizar os fluxos de nutrição dos leads. Ela coleta dados em grande quantidade e, a partir deles, realiza análises preditivas e comportamentais.
Dessa forma, ela consegue extrair insights sobre o público e pode prever, por exemplo, quais mensagens são mais propensas a converter um lead em cliente. Ou seja, as chances de bons resultados aumentam.
A combinação desses dois tipos de análise, diga-se, possibilita às empresas antecipar tendências e reagir mais rapidamente às ações dos clientes. Isso se reflete em campanhas mais eficientes e que geram mais conversões.
Newsletter e campanhas de e-mail
A Inteligência Artificial otimiza o conteúdo de newsletters com base nos interesses e preferências do destinatário.
Ela pode recomendar conteúdos específicos para cada indivíduo, tornando a abordagem mais personalizada e aumentando as chances de engajamento e a taxa de abertura das newsletters.
Ela também ajuda a aumentar as taxas de abertura e clique das campanhas de e-mail marketing, sugerindo os melhores dias e horários de disparo, recomendando assuntos, e fazendo segmentações inteligentes com base no engajamento dos usuários.
Desenvolvimento de produtos
A partir dos dados de mercado, comportamentos do consumidor e feedbacks, a tecnologia mostra como os produtos e serviços da empresa podem ser melhorados.
Você pode descobrir tendências, necessidades, oportunidades e lacunas no mercado para criar soluções alinhadas com as demandas do público-alvo.
Fidelização
Outra estratégia impactada pela IA é a criação de programas de fidelidade personalizados e mais eficientes.
De acordo com o histórico de interações, preferências e hábitos dos clientes, você descobre as ofertas e recompensas que têm mais chances de atraí-los e fidelizá-los.
Além disso, você pode identificar clientes inativos ou em risco e tomar as medidas necessárias para trazê-los de volta e retê-los junto à marca.
Benefícios do uso da Inteligência Artificial no marketing digital
Agora que já conhecemos as possíveis aplicações da IA no marketing digital e os principais processos que podem ser transformados com ela, vamos ver quais benefícios a empresa pode obter com sua implementação.
1. Melhora a relação com o público
Ao solucionar as demandas dos consumidores de maneira mais rápida e eficaz, você aumenta a satisfação deles.
É o que acontece, por exemplo, quando você implementa chatbots para atendimento. Você evita que o usuário tenha que esperar para obter uma resposta e pode atender às solicitações mais básicas a qualquer momento, sem depender de um atendente disponível.
2. Aprimora e agiliza a tomada de decisão
No mercado atual não há mais espaço para quem baseia suas decisões em intuições e achismos; pelo contrário: ele é totalmente orientado por dados. E é aqui que a Inteligência Artificial mais brilha.
As ferramentas mantêm um monitoramento constante em todas as frentes de marketing. Elas coletam e processam dados de todas as interações com o público, em todos os pontos de contato, fornecendo um panorama completo da empresa.
Dessa maneira, você tem acesso às métricas mais importantes e a relatórios completos, que permitem entender seus pontos fortes, o que deve ser melhorado, a percepção do público, o grau de satisfação etc.
Isso permite à empresa criar seu próprio banco de dados. E você pode analisá-los frequentemente para identificar padrões e tendências, verificar oportunidades, gargalos e mais.
A IA também consegue lidar com volumes enormes de dados em poucos minutos. Não só você conta com mais e melhores informações, e extrai insights de maneira mais rápida.
O resultado são decisões mais ágeis e bem embasadas, o que contribui para mitigar as consequências de possíveis falhas e fazer ajustes mais rapidamente.
3. Otimiza o ROI de marketing
Com mais dados à sua disposição, você passa a conhecer melhor seu público. Não somente quem são essas pessoas, mas suas dores, preferências e necessidades.
Essas informações são fundamentais para a criação de campanhas de marketing mais certeiras, mais bem segmentadas e, consequentemente, mais eficazes. Além disso, o atendimento se torna mais eficiente. Tudo isso ajuda a otimizar a rotina das equipes, aumentando a produtividade.
Todos esses fatores são sinônimo de um melhor retorno sobre os investimentos no setor. Afinal, com menos custos você consegue alcançar melhores resultados.
4. Promove a economia de recursos
Não é só o tempo que a empresa pode economizar com a aplicação da IA no marketing digital. A otimização de processos e rotinas também leva à economia de outros recursos, pois reduz erros e melhora a alocação de investimentos.
É possível, em alguns casos, até mesmo manter uma equipe mais enxuta, reduzindo o custo com pessoal.
5. Permite antecipar tendências
Outro ganho é a antecipação de tendências a partir de modelos preditivos. Mais uma vez, isso só é possível devido à capacidade da tecnologia de verificar dados (históricos e atuais) e reconhecer padrões.
A grande vantagem das análises preditivas é poder sempre manter-se um passo à frente. Você evita surpresas e pode ajustar suas estratégias mais rapidamente e de maneira proativa, e não apenas reativa.
Isso vale para tendências de conteúdo, de produto, de movimentos do mercado, de comportamento dos consumidores, entre outras.
Cuidados ao usar IA no marketing digital
Apesar dos benefícios, o uso da Inteligência Artificial no marketing digital exige alguns cuidados, sobretudo quando falamos da IA generativa. Alguns pontos de atenção que você deve considerar são:
Limites e potencialidades
É importante ter em mente que a tecnologia não faz milagres. Embora venha evoluindo rapidamente, essas ferramentas não estão imunes a erros e, acima de tudo, não podem substituir o julgamento humano.
Portanto, use-a como um potencializador das capacidades dos seus times, não como substituto. Se a ideia das estratégias de marketing é construir um relacionamento próximo com o público, o fator humano ainda é preponderante.
Um exemplo: uma pesquisa mostra que 90% das pessoas percebem quando estão interagindo com uma IA, e quase 40% dos consumidores dizem preferir que o atendimento seja feito por um humano.
Qualidade dos dados e tomada de decisão
As empresas ainda enfrentam desafios na coleta e filtragem de dados. Sem informações precisas e sempre atualizadas, os modelos de IA podem gerar resultados incorretos e pouco confiáveis. Portanto, garanta que não haja dados duplicados, incorretos ou desatualizados na sua base.
Vale dizer que, por conta disso, é essencial supervisionar o desempenho das ferramentas frequentemente. Cada recomendação que elas oferecerem devem ser analisadas e validadas.
A decisão final, principalmente de questões críticas e estratégicas, deve ser sempre tomada por humanos. Somente profissionais capacitados têm o senso crítico e a capacidade de julgamento para entender o contexto e as necessidades do momento.
Personalização e transparência
A Inteligência Artificial permite que as empresas alcancem um patamar de hiperpersonalização das suas ações. No entanto, tenha em mente que, por mais que os clientes apreciem recomendações, conteúdos e comunicações mais precisas, eles também se preocupam com sua privacidade.
Então, seja transparente. Informe-os como as informações serão utilizadas e permita que eles definam suas preferências de personalização.
Privacidade e segurança de dados
Na esteira do tópico anterior, o cuidado com as informações das pessoas é ponto-chave nesta discussão. Especialmente no que se refere ao uso da inteligência artificial generativa, é crucial conferir se dados pessoais não foram usados ou divulgados.
Nesse sentido, a empresa deve garantir um ambiente seguro para o uso dessa tecnologia, com todas as proteções necessárias. Afinal, estamos falando do processamento e fluxo de informações sensíveis e estratégicas para o negócio.
Veracidade e autenticidade das informações
Como comentamos, a tecnologia não é perfeita. Ferramentas de geração de textos e imagens, por exemplo, estão envolvidas em conflitos relacionados a plágio e direitos autorais. Portanto, um cuidado que você deve ter é conferir a autenticidade e originalidade dos conteúdos.
A veracidade das informações também merece sua atenção. Uma pesquisa do Google mostrou que a Inteligência Artificial já é a principal responsável pela criação e disseminação de fake news.
Outro possível problema de não checar os conteúdos gerados é a reprodução de preconceitos. Por exemplo: um estudo da Unesco apontou que soluções de grandes empresas, como Meta e OpenAI, geraram conteúdos sexistas.
Avaliação de resultados
Outro cuidado importante é realizar uma avaliação periódica. Isso inclui avaliar o impacto gerado e a qualidade dos resultados. Para isso, defina KPIs: conversões, nível de satisfação dos clientes, receita, entre outras métricas relacionadas às tarefas com as quais a IA está contribuindo.
Treinamento e capacitação
Por fim, para evitar todos esses possíveis problemas que citamos e saber como explorar todas as potencialidades da Inteligência Artificial, certifique-se de que os profissionais de marketing que vão utilizá-la no dia a dia estejam capacitados para essa finalidade.
Desafios do uso da Inteligência Artificial no marketing digital
Existem alguns desafios no caminho da implementação da IA no marketing digital. Como pudemos ver, existem muitas frentes que são impactadas pela introdução dessa tecnologia nas rotinas do negócio, e nem sempre ela acontece sem fricções.
Isso posto, alguns desafios comuns enfrentados pelas empresas são:
Cultura organizacional
Como toda inovação, pode haver resistências internas e problemas de aceitação, especialmente em empresas mais tradicionais.
Outra questão é a mentalidade e a estrutura para receber a IA. Seu uso exige uma cultura organizacional data-driven. Todo o mindset do negócio deve ser orientado por e para os dados. Só assim será possível criar rotinas e processos baseados neles.
Ética e legislação
Devemos também citar as questões éticas. As empresas precisam coletar dados respeitando as leis de privacidade que protegem os usuários, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O uso indevido de informações pode gerar dificuldades com a regulamentação e até multas.
A falta de transparência pode levar a uma falta de confiança por parte dos consumidores, prejudicando a reputação da empresa e a adoção das ferramentas.
Integrações
É preciso integrar sistemas para que a Inteligência Artificial opere em ambientes complexos. Ela precisa ter acesso aos diferentes departamentos da empresa e as soluções utilizadas. Caso contrário, a falta de integração pode limitar a sua eficiência e dificultar as suas estratégias.
Manutenção
Os modelos de IA exigem manutenção e atualização para que permaneçam relevantes. Muitas empresas podem não ter os recursos necessários para isso, prejudicando o seu marketing digital. Por isso, você deve investir na plataforma de marketing certa.
O Zoho Marketing Automation é uma ferramenta que ajuda a melhorar as suas estratégias.
Veja como:
- Segmente o seu público-alvo com precisão e otimize as suas campanhas de marketing para enviar as mensagens certas, para as pessoas certas e na hora certa.
- Analise o comportamento do usuário, o histórico de compras e outros dados. Personalize e-mails, campanhas, landing pages e saiba como oferecer uma experiência mais relevante para cada cliente.
- Automatize tarefas de marketing, como o envio de e-mails, programação de postagens em redes sociais e outras atividades. Evite o processo manual e repetitivo, economize tempo e recursos.
- Verifique grandes volumes de dados de marketing e identifique insights valiosos. Veja métricas de campanha, previsão de tendências, oportunidades de crescimento e mais.
- Tome decisões mais informadas, segmente e qualifique os seus leads e preveja a probabilidade de conversão deles com a integração com o Zoho CRM.
O Zoho Marketing Automation tem os recursos que você precisa para otimizar suas estratégias de marketing digital. Conheça a plataforma de automação mais completa do mercado.
Comments