Com prazos apertados, orçamentos restritos e expectativas cada vez mais altas, os gestores de projetos precisam de um conjunto de hard skills para garantir que os projetos sejam concluídos com os resultados esperados.
É necessário prever problemas antes que eles ocorram, otimizar o uso dos recursos, cumprir o cronograma e comunicar com os diversos stakeholders através de inúmeras ferramentas e com boas metodologias.
Para dominar as hard skills essenciais em gestão de projetos, você precisa de dicas práticas, as ferramentas certas e boas estratégias. Continue lendo para descobrir as 10 hard skills indispensáveis que todo gestor de projetos deve ter!
O que são hard skills?
Hard skills são habilidades técnicas que podem ser medidas e quantificadas, como, por exemplo, um curso de programação, o uso de metodologias, a operação de equipamentos ou a análise de dados.
Essas habilidades costumam ter certificações, sendo aprendidas através de instituições e programas, como graduação, bacharelado, mestrado, doutorado, formações técnicas, workshops, especializações e mais. Então, um diploma ou certificado pode comprovar o conhecimento necessário.
São habilidades frequentemente usadas como critério para o recrutamento de novos profissionais nas mais diversas empresas. Afinal, o candidato precisa ter as qualificações técnicas necessárias para realizar o trabalho.
As certificações e treinamentos servem como validação oficial das competências, aumentando a credibilidade do profissional no mercado.
Diferença entre hard skills e soft skills
No mundo profissional, é comum ouvir termos como hard skills e soft skills para descrever diferentes tipos de habilidades que os profissionais trazem para o ambiente de trabalho. Ambas são essenciais, mas com diferenças.
Como você viu, as hard skills são habilidades técnicas específicas que podem ser aprendidas através de educação formal, treinamento e experiência. Elas são mais objetivas.
No caso das soft skills, são habilidades interpessoais e comportamentais. Ou seja, sobre a forma como as pessoas interagem com os outros e com o ambiente de trabalho. Elas são mais subjetivas e difíceis de quantificar.
É a capacidade de adaptação, liderança, de transmitir informações com clareza, colaborar, motivar outros integrantes, gerenciar o tempo, lidar com conflitos e mais. Elas requerem desenvolvimento pessoal.
Tanto hard skills quanto soft skills são essenciais para o sucesso profissional. Enquanto as hard skills são necessárias para executar tarefas técnicas, as soft skills impulsionam a interação e colaboração eficientes.
Por que se preocupar com hard skills no gerenciamento de projetos
Desenvolver hard skills é fundamental, pois o conhecimento técnico permite que o gerente compreenda o projeto e as suas necessidades, passando a planejar, alocar recursos e definir cronogramas de forma mais eficiente e especializada.
As hard skills facilitam a resolução de problemas e a tomada de decisões, ajudam a identificar e mitigar riscos mais cedo e de forma mais precisa, permitem avaliar a qualidade dos entregáveis, diagnosticar problemas, executar demandas, interpretar dados e muito mais.
Desenvolver essas habilidades permite que o projeto seja concluído com sucesso, no prazo e orçamento estabelecidos, e com a qualidade esperada.
10 hard skills essenciais na gestão de projetos
A gestão de projetos é uma disciplina complexa que exige uma combinação de habilidades técnicas. Dessa forma, diariamente, os gestores precisam dominar e aplicar uma série de hard skills para planejar, executar e finalizar projetos de forma eficiente.
Confira as hard skills fundamentais para um gerente de projetos:
1. Gerenciamento de projetos
O gerente precisa ter conhecimento em metodologias de gerenciamento de projetos como PMBOK, Scrum, Agile, Prince2, Waterfall, Kanban e ferramentas específicas usadas no dia a dia. Bons softwares como o Zoho Projects são indispensáveis para organizar, monitorar e comunicar o progresso do projeto.
Na realidade, muitas das habilidades que falaremos a seguir, como monitorar um cronograma, o uso dos recursos ou o orçamento, ficam bem mais simples quando você tem a tecnologia certa, que faz a análise de forma precisa, em tempo real e automatizada.
2. Planejamento e controle de cronograma
Gerenciar o tempo de forma eficiente é necessário para cumprir prazos e para que o projeto seja completado como esperado pelos stakeholders. Isso envolve a criação de cronogramas detalhados, monitoramento e ajustes para evitar atrasos.
A capacidade de criar um plano de projeto detalhado também é fundamental: com a definição de objetivos que guiem a equipe, alocação de recursos, atribuição de demandas e identificação de marcos importantes que irão delimitar etapas.
Para isso, é preciso ter hard skills suficientes para criar e gerenciar cronogramas de projetos, usando técnicas como o Método do Caminho Crítico (CPM) e diagramas de Gantt.
3. Gestão de orçamento e custos
Controlar os custos de um projeto é essencial para garantir que ele permaneça dentro do orçamento, evitando prejuízos e mantendo o lucro esperado. Isso inclui a estimativa de custos para estabelecer um limite. Depois, é preciso fazer o monitoramento de despesas e os ajustes conforme necessário.
O profissional deve ter a capacidade para desenvolver e controlar orçamentos, aplicar análises regulares para melhorias ou adaptações, fazer o devido controle dos gastos em cada etapa, o gerenciamento geral do capital e o uso de ferramentas que vão além do Excel.
4. Análise de riscos
É preciso ter competência para identificar, avaliar e mitigar riscos que podem impactar o projeto, utilizando ferramentas e técnicas de análise de dados. Afinal, identificar riscos potenciais com antecedência pode salvar um projeto de falhas. A gestão de riscos envolve a criação de planos de contingência e a constante avaliação de ameaças.
5. Gestão de recursos
É a habilidade para alocar e gerenciar recursos humanos e materiais, incluindo a coordenação de equipes, a manutenção de equipamentos e a otimização do uso de insumos para evitar desperdícios. A alocação eficiente de recursos humanos e materiais é essencial para que o projeto funcione e entregue os resultados previstos sem danos.
Confira o guia para criar o seu plano de gestão de recursos!
6. Gestão de qualidade
O gerente de projetos deve usar as hard skills para cumprir tarefas com precisão e garantir que o produto ou serviço final atenda aos padrões de qualidade esperados.
Essa é uma parte essencial da gestão de projetos, e envolve a implementação das técnicas necessárias a depender do tipo do projeto, de um bom controle de qualidade e a realização de testes.
Na realidade, todos os profissionais envolvidos precisam ter os conhecimentos em técnicas e ferramentas para garantir que o projeto atenda aos padrões, ficando de olho no controle de qualidade, nas regulamentações e nas auditorias.
7. Documentação e relatórios
A capacidade de analisar dados e gerar relatórios é essencial para tomar decisões informadas, evitando achismos e encontrando tecnologias como Power BI.
Isso inclui a análise de métricas de desempenho e a interpretação de tendências, além da habilidade para preparar e manter documentação detalhada do projeto, incluindo relatórios, atas de reuniões e planos.
Essa documentação gera transparência, serve como um banco de conhecimento, guia decisões e ajuda a atribuir responsabilidades aos profissionais.
8. Conhecimento técnico específico
Ter um conhecimento técnico aprofundado no campo de atuação não só distingue um profissional no mercado de trabalho, mas também contribui para que o projeto aconteça. Pode ser a habilidade de usar metodologias, ferramentas, técnicas e mais… Tudo depende do setor de atuação.
Se você é de TI, por exemplo, pode precisar conhecer linguagens de programação, saber sobre segurança cibernética, configuração de redes e mais. Em engenharia, o profissional pode entender sobre normas de segurança, circuitos elétricos, sistemas, mecânica e outros termos.
Na saúde, é necessário conhecer procedimentos, diagnósticos e tratamentos. No marketing, os profissionais falam sobre SEO e usam, por exemplo, o Google Analytics.
9. Gerenciamento de stakeholders
Identificar e gerenciar as expectativas dos stakeholders é essencial para o sucesso de um projeto, mas pode parecer difícil. Isso envolve um verdadeiro equilíbrio entre diversos fatores, bem como comunicação eficaz e a capacidade de negociar e influenciar.
Além disso, o gerente de projetos deve ter habilidades para identificar e gerenciar as expectativas das partes interessadas, incluindo comunicação e negociações com clientes, investidores, fornecedores e mais. Ele deve saber usar os canais de comunicação, como o e-mail, chat, software para colaboração e mais.
10. Uso de ferramentas de gestão de projetos
O profissional deve experiência com softwares e ferramentas de gerenciamento de projetos para análise de dados, gestão de demandas, gerenciamento do cronograma, colaboração da equipe e mais.
Sabemos que pode parecer difícil manter tantos conhecimentos diferentes e controlar tantos fatores. Por isso, você realmente precisa da tecnologia certa: o sistema de gestão de projetos ideal.
O Zoho Projects é a ferramenta de gerenciamento de projetos baseada na nuvem que entrega todas as funcionalidades para aplicar hard skills diversas. É projetada para ajudar equipes a planejar, rastrear e colaborar de forma eficiente.
O sistema é adequado para empresas de todos os tamanhos e setores. Ele é intuitivo, fácil de usar, com uma interface que centraliza dados e não exige muito tempo para treinar a sua equipe e gerar resultados.
Passe a organizar tarefas em listas, com subtarefas gerenciáveis, marcos, relações de dependências e fácil visualização. Aproveite bons diagramas de Gantt, com o cronograma, a sequência e a duração das tarefas. Você pode ajustar as tarefas diretamente no diagrama, com poucos cliques.
O feed do sistema entrega atualizações em tempo real sobre o projeto, e facilita a colaboração com outros profissionais: faça comentários, menções, compartilhe documentos e muito mais, a partir de desktop ou mobile, independentemente de onde você esteja.
Controle a distribuição de recursos humanos e materiais conforme necessário, implementando análises de dados aprofundadas, rastreamento do tempo, geração de relatórios personalizados e identificação de riscos.
O Zoho Projects pode ser integrado a outras ferramentas para aprofundar a coleta de dados e gerar alinhamento entre os vários departamentos da sua empresa.
Com suas diversas funcionalidades e integrações, é uma solução completa para o seu projeto. Se você está procurando uma plataforma que melhore a aplicação das mais variadas hard skills, o Zoho Projects é uma excelente escolha.
Comments