Como garantir a segurança de dados na sua empresa?

Os dados são os ativos mais importantes da sua empresa. Em um mundo cada vez mais digital, eles embasam decisões, permitem a comunicação e a troca diária com os seus clientes, impulsionam a inovação e mais. Por isso, a segurança de dados é prioridade.

Essa proteção não é apenas desejável, mas uma necessidade. Sem a garantia da segurança de ativos tão importantes, a sua empresa pode sofrer com penalidades e sanções por perdas de informações.

Então, como implementar a segurança de dados de forma eficiente? Entenda neste post o que é a segurança de dados, a sua importância, quais as tecnologias usadas nessa jornada, quais as práticas importantes e muito mais. Vamos lá?

O que é a segurança de dados?

Com base no relatório da Cybersecurity Ventures, estima-se que o cibercrime resulte em um impacto econômico de US$10,5 trilhões por ano até 2025. São dados assustadores, certo? Apenas uma boa prática de segurança de dados pode te ajudar a evitar problemas.

A segurança de dados, como o nome indica, engloba medidas de proteção para informações. Ela evita divulgação, alteração, perturbação, monitoramento, controle, gravação ou eliminação não autorizada dos seus dados.

Para isso, reúne diversas tecnologias, técnicas e práticas de criptografia, auditoria, gerenciamento e controle, agindo contra acessos não autorizados. Assim, a segurança de dados é essencial para a preservação da integridade, disponibilidade e confidencialidade dos seus dados.

A importância da segurança de dados

Segundo o relatório da Identify Theft Resource Center (ITRC), só em 2022 foram roubados 422 milhões de dados de usuários. Ano a ano, as violações de dados estão aumentando no mercado - em frequência e em gravidade.

São informações sensíveis, como dados financeiros, informações pessoais de clientes e empresas ou até propriedade intelectual, que não podem ser acessadas por pessoas não autorizadas.

Quando uma empresa é a vítima, acaba sendo danificada financeiramente, tendo prejuízos severos na reputação e na confiança dos seus clientes. Afinal, dificilmente os usuários voltarão a acreditar na corporação que acabou prejudicando a integridade das suas informações.

Além disso, com a implementação de regulamentações de proteção em todo o mundo como o GDPR na Europa e a LGPD no Brasil, é uma obrigação jurídica aplicar práticas para segurança de dados.

Não é apenas sobre preparar a equipe de TI, mas gerar uma verdadeira cultura de segurança de dados em toda a empresa, já que cada ação diária no digital passa a importar.

A boa gestão de dados orienta a organização a planejar, organizar e controlar as atividades usando políticas e procedimentos sistematizados. Com a devida segurança, fica mais fácil transformar os dados em insights confiáveis e acionáveis, aproveitando os seus benefícios diariamente.

Principais tecnologias de segurança de dados

Como você viu, a segurança de dados não é apenas uma prática recomendada, mas uma necessidade. Então, conheça algumas tecnologias que vão te ajudar a aplicar essa proteção:

Ferramentas para dados

Use repositórios de dados estruturados e não estruturados, como bancos de dados e ambientes de nuvem para armazenar as informações. As soluções devem ser capazes de mitigar riscos.

Controle de acesso e autenticação

Essa tecnologia envolve garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso aos dados, com a implementação de autenticação de dois fatores e da criptografia, por exemplo. A autenticação de usuários pode ocorrer também através de cartões de acesso ou biometria.

Backup e recuperação

Backup e Recuperação: Isso envolve a criação de cópias de segurança dos dados para restaurá-los em caso de perda ou corrupção de dados. uso de serviços de backup em nuvem.

Monitoramento dos dados

Use ferramentas de monitoramento de atividades nos arquivos para observar acessos e antecipar possíveis riscos. Esse monitoramento pode e deve ser automatizado, evitando que anomalias te surpreendam. Use bloqueios e alertas para se defender.

Softwares para vulnerabilidades e riscos

São sistemas e soluções no geral que facilitam a detecção e redução de vulnerabilidades ou riscos aos seus dados, como desatualizações, erros, fontes arriscadas, senhas fracas, falhas nos acessos e mais.

Auditorias e relatórios

Faça auditorias para verificar o andamento das soluções de dados na empresa. Além disso, use relatórios automatizados para centralizar as informações e facilitar o acesso a análise.

Firewalls e antivírus

São soluções famosas para controlar o tráfego de rede, detectar e remover ameaças aos seus dados. Tratam-se de programas que agem em diferentes sistemas para limpar, monitorar, isolar, bloquear ou remover ameaças cibernéticas.

Conformidade

Como você viu, existem várias leis e regulamentos que as empresas devem seguir para garantir a segurança dos dados, tanto nacionais quanto internacionais. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil é relativamente recente e deve ser bastante analisada antes de usar dados de clientes.

Redes Privadas Virtuais

As Redes Privadas Virtuais são os famosos VPNs, tecnologias que criam uma conexão segura e privada sobre a sua rede menos segura. Os VPNs são especialmente úteis para proteger os seus dados em trânsito.

8 boas práticas para garantir a segurança dedados

Você viu as ferramentas que vão te ajudar nessa jornada, mas garantir a segurança dos seus dados é passa por uma prática contínua para evitar perdas e prevenir violações. Confira algumas dicas:

1. Faça mapeamento dos riscos

Depois de entender o que é segurança de dados, você precisa ter clareza sobre os riscos que a sua empresa corre. Então, mapeie as vulnerabilidades, os potenciais acontecimentos que podem afetar os seus dados. Analise vendas, possíveis panes, vazamentos, ataques e as práticas arriscadas, gerando um plano de contingência.

2. Use Criptografia

A criptografia é a tecnologia que torna os dados ilegíveis para usuários não autorizados, tornando-os inúteis para quem não tem a chave. Ela deve ser implementada de ponta a ponta para proteger todas as suas mensagens.

É um dos métodos mais eficazes, tanto em repouso quanto em trânsito. Use para proteger os dados sensíveis, especialmente durante as transmissões.

3. Implemente a segurança física

Se você usa servidores e dispositivos físicos para armazenar os dados dos seus usuários, precisa implementar proteção nas instalações, independente de serem data centers, nuvens ou outras estruturas. A instalação deve ser monitorada, climatizada, protegida contra incêndios e outros problemas.

4. Use dados em nuvem

Muitas empresas optam por criar os seus próprios data centers, mas essa é uma árdua tarefa, já que é preciso comprar maquinário, contratar colaboradores que fiquem monitorando a todo momento e contar com tecnologia de ponta. Então, pense em implementar ferramentas com banco de dados em nuvem para reduzir custos, liberar a sua equipe, gerar maior segurança e suporte.

5. Implemente 2FA e Backups

A autenticação de dois fatores (2FA) é uma camada extra necessária de segurança às operações da sua empresa. Ela exige que os usuários forneçam duas formas de identificação, como códigos e senhas. Além disso, backups devem ser implementados regularmente, evitando que os seus dados sejam perdidos.

6. Treine a sua equipe

Deve existir uma verdadeira cultura organizacional para evitar problemas com dados na sua empresa. Afinal, os erros humanos acabam gerando vulnerabilidades para a segurança de dados. Então, treine a sua equipe sobre as melhores práticas, como reconhecer ataques e usar as tecnologias de forma segura.

7. Monitore e atualize os sistemas

Quando os fornecedores atualizam os softwares, eles buscam corrigir erros e vulnerabilidades que antes não haviam sido percebidos. Então, softwares desatualizados representam riscos com aberturas que hackers podem explorar. Mantenha todos os seus sistemas devidamente atualizados para gerar proteção.

8. Aplique a conformidade

O compliance é um conjunto de práticas para adequar a corporação em todas as áreas às principais leis de uso dos dados. Essa é uma obrigação das empresas, que podem sofrer multas e outros prejuízos caso descumpram normas. A LGPD, por exemplo, cuida do consentimento do usuário com práticas rigorosas e necessárias.

Mantenha seus dados seguros com o Zoho Analytics

Felizmente, com as ferramentas certas, você pode fortalecer suas defesas e evitar dores de cabeça sem muito esforço. Conheça o Zoho Analytics para te ajudar a garantir a segurança de seus dados e manter a sua empresa segura.

O Zoho Analytics é a plataforma de análise de dados que reúne diversas ferramentas e recursos para garantir a segurança das suas informações. A plataforma aplica criptografia de alto nível para proteger os seus dados, tanto em repouso quanto em trânsito.

Com o Zoho Analytics, você pode controlar quem tem acesso às informações. Você pode definir permissões, restringir disponibilidades com base no papel do usuário, garantindo que apenas as pessoas certas tenham acesso.

Aplique a autenticação de dois fatores (2FA), adicionando uma camada extra de segurança, e aproveite as auditorias para rastrear quem acessou a informação e em qual momento. Assim, poderá monitorar possíveis vulnerabilidades.

O software está em total conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), garantindo que seus dados sejam coletados, armazenados e processados de forma segura.

Aproveite a segurança de dados com os recursos poderosos do Zoho Analytics!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas