Big data analytics: como explorar o processamento de dados?

A análise de dados já faz parte da rotina de vários setores. Ela é capaz de gerar precisão para as operações do dia a dia das empresas, evitando que os profissionais se guiem por intuições, suposições e achismos.

Portanto, é uma estratégia necessária para a corporação que quer se manter operando de forma eficiente - sem ela, qualquer projeto corre riscos, prejuízos e fica para trás.

Entretanto, o número de informações disponíveis cresce e muda o tempo todo, tornando inviável realizar essa análise manualmente. Por isso, você precisa da tecnologia do Big Data Analytics.

Neste post, entenda como funciona o Big Data Analytics. Aproveite este guia completo para conhecer o conceito, saber como aplicar e qual ferramenta usar. Vamos lá?

O que é Big Data Analytics?

Nos de hoje, os dados são gerados a uma grande velocidade. Enquanto isso, as empresas precisam manter a capacidade de analisar e extrair valor dessas informações para gerar decisões diárias.

Este é o papel do Big Data Analytics: aproveitar esses dados para formar insights capazes de orientar decisões estratégicas. Ele resume técnicas, processos e ferramentas para examinar conjuntos de dados a fim de descobrir correlações, tendências e mais.

As características do Big Data são frequentemente descritas pelos 5 Vs:

● Volume: a enorme quantidade de dados gerados a cada segundo por transações, interações e mais;

● Velocidade: a velocidade com que os dados são gerados;

● Variedade: a diversidade de tipos, formatos e fontes;

● Veracidade: a qualidade e a confiabilidade dos dados;

● Valor: a capacidade de transformar dados em insights valiosos para o negócio.

Os projetos de Big Data Analytics devem ser de interesse de toda a empresa, com objetivos claros, treinamentos e capacitações para uso das tecnologias. De forma geral, o Big Data Analytics deve se tornar parte da cultura voltada para os dados e adotada pela empresa.

Como funciona o Big Data Analytics?

O Big Data Analytics permite o processamento de dados estruturados e não estruturados, diferenciando-se do Big Data por englobar a inteligência de algoritmos mais complexos para modelagem, predição e análise de padrões.

Assim, os dados são organizados de forma lógica pelo Data Analytics. Entenda as etapas:

1. Coleta de dados

Os dados são coletados de diversas fontes, como bancos de dados, sensores, redes sociais, arquivos, dispositivos, servidores, transações e até dados públicos, com fontes governamentais, por exemplo.

2. Armazenamento

Depois, ferramentas são usadas para extrair, transformar e carregar esses dados em sistemas de armazenamento. Os dados são armazenados em ferramentas projetadas para lidar com grandes volumes de informações, como Data Lakes ou Data Warehouses.

3. Processamento de dados

Os dados armazenados precisam ser processados para que se tornem utilizáveis. Eles passam pela limpeza (remoção de dados duplicados ou errados) e transformação (conversão de dados em formatos compatíveis).

4. Análise de dados

Técnicas de análise estatística para identificar padrões e tendências, mineração, aprendizado de máquina e inteligência artificial são aplicadas para descobrir insights.

Depois, os dados são apresentados de forma visual, através de dashboards e gráficos, por exemplo. Assim, podem ser compreendidos e usados pela equipe.

5. Visualização dos dados

Os insights obtidos são apresentados de forma visual para facilitar o seu uso por diversos profissionais envolvidos, além de agilizar a tomada de decisões exigida pelo dia a dia da empresa.

6. Ação e tomada de decisão

Os insights gerados podem, finalmente, ser usados para embasar decisões, planejamentos, estratégias, campanhas de marketing... E até mesmo personalizar a forma com a qual a empresa aborda os seus potenciais clientes. São ações que poderiam demorar mais se dependessem apenas de análises humanas, manuais, repetitivas e imprecisas.

Benefícios do Big Data Analytics para as empresas

O Big Data Analytics reúne técnicas para analisar grandes volumes de dados essenciais  para decisões diárias nas empresas. Assim, as operações podem caminhar baseadas em informações precisas e atualizadas. Isso reduz as incertezas e até os custos causados por erros.

Ao analisar os comportamentos, as dores e preferências dos clientes, os dados permitem que as empresas ofereçam experiências personalizadas, feitas de forma especialmente direcionada para as características do público. Assim, toda mensagem enviada se torna mais relevante. Isso pode levar a um aumento na satisfação e fidelidade dos consumidores.

Analisando dados de mercado, tendências e comportamento do consumidor, as empresas podem identificar oportunidades, desenvolver produtos e serviços, entrar em novos mercados e otimizar o uso de recursos.

É possível fazer a gestão de inventários, fornecedores, logística, estoques, produções e mais. Isso pode resultar no melhor uso de recursos e aumento da produtividade. Afinal, toda a cadeia de suprimentos fica mais eficiente.

Análises eficientes ajudam a antecipar atualizações, eventos e sazonalidades. Assim, é possível criar planos para lidar com os acontecimentos, saindo na frente dos concorrentes.

Com os dados, empresas podem prever e mitigar riscos, proteger os ativos e se preparar. Os dados alertam para possíveis riscos, e, com tantos benefícios, geram vantagem competitiva. Tudo isso aumenta o retorno sobre o investimento (ROI), acelera o ciclo de inovação e coloca a empresa à frente da concorrência.

Quais são os desafios para a aplicação do Big Data Analytics?

A implementação de Big Data Analytics pode trazer inúmeros benefícios, mas, muitas vezes, os gestores encontram desafios que impedem as empresas de sequer começar a aplicar a tecnologia de verdade.

O grande volume de dados gerados diariamente requer infraestrutura adequada para o armazenamento e processamento. Os dados vêm de diversas fontes e em diferentes formatos, por isso, integrá-los pode parecer uma tarefa complexa.

A rapidez com que os dados são gerados também parece um desafio, já que, a todo momento, é preciso checar a qualidade, atualização, integridade e outras características.

Com grandes volumes de dados, surgem preocupações com a segurança e com a demanda por profissionais qualificados. Tantas demandas podem parecer caras, treinar a equipe e escolher as ferramentas certas pode parecer difícil.

Mas não se preocupe, é possível escolher um software que engloba as funções que você precisa, com toda a segurança garantida e a um excelente custo-benefício.

A análise de dados transformou o mercado. Usar Big Data Analytics já não é mais uma dúvida, mas a sua empresa deve contar com a ferramenta certa nessa jornada.

O Zoho Analytics é a plataforma especializada nos recursos mais avançados para o processamento e análise de dados. A partir dessa ferramenta, você pode captar informações de diversas fontes, centralizando os dados dispersos, tornando-os acessíveis para a sua equipe e para o uso diário.

O sistema gera uma incrível facilidade nas análises profundas, além de ferramentas robustas para limpeza, transformação e preparação de dados. Assim, a sua empresa ganha dados mais precisos e confiáveis, uma grande economia de tempo e esforço, além da precisão que evita erros e prejuízos.

Ele conta com análise para prever tendências futuras, mapeamento do comportamento do cliente, programação de criação e envio de relatórios automáticos. Os relatórios podem atender necessidades específicas de diferentes stakeholders ou departamentos da empresa.

Você poderá contar com dashboards interativos a um clique de distância, com visualização fácil e intuitiva. Afinal, ao contrário do que se pensa, o sistema não requer qualquer conhecimento em programação ou configurações complexas.

A análise acontece em tempo real, com base em dados atualizados para embasar a sua resposta rápida diante de mudanças. A ferramenta impulsiona a colaboração em equipe, permitindo que vários usuários trabalhem juntos, melhorando a comunicação e o alinhamento com segurança.

Faça controle de acesso baseado em função, conte com criptografia, auditoria, backups, conformidade com regulamentações nacionais e internacionais, entre outras medidas.

Automatize processos repetitivos, aumente a eficiência e consulte os dados de qualquer lugar, a qualquer momento, ao alcance do seu smartphone.

O Zoho Analytics gera uma experiência ainda mais unificada de Big Data por sua capacidade de integração com diversos sistemas, centralizando dados de departamentos para otimizar a gestão.

O sistema pode transformar o modo como a sua empresa cuida das informações, ajudando a priorizar o Big Data Analytics e implementar, com praticidade e precisão, uma cultura orientada a dados.

Ele cresce junto com sua empresa, adaptando-se a novas fontes de dados, aumento ou diminuição do volume de dados e outras necessidades. É versátil, uma solução completa para a inteligência de negócios.

Confira mais sobre o Zoho Analytics e conheça as funções avançadas que podem impulsionar a sua empresa!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas