Descubra o que é a
retenção de e-mail e qual a a importância para sua empresa, independente do segmento.
Atualmente, um dos objetivos em comum entre todas as empresas, ou pelo menos a maioria, é se tornar competitiva no nicho que está inserida. Para isso, é preciso contar com algumas estratégias e medidas assertivas. Uma delas é a retenção de clientes através do e-mail.
Tenha em mente que a sua empresa não será um destaque apenas por fechar vendas altas, esse é apenas um dos resultados aguardados pelo negócio. Sendo assim, entenda mais sobre essa estratégia que tem como objetivo manter seus
clientes satisfeitos.
Isso porque as campanhas de e-mail podem ser consideradas como uma ferramenta poderosa na hora de
reter clientes. Afinal, uma mensagem simples pode despertar o interesse do seu público e garantir a sua fidelidade. Pensando nisso, conheça melhor o funcionamento na prática da
retenção de e-mail.
Por que é necessário se preocupar com a retenção de e-mail?
Como foi dito acima, a
retenção de e-mail é feita com o intuito de satisfazer os clientes. Por isso, a priori, é interessante destacar que o custo para reter um cliente é menor do que a conquista de um novo.
Com isso, destaca-se que investir na
retenção de e-mail significa ter um menor
CAC (Custo de Aquisição de Cliente). Por esse motivo, você deve pensar em estratégias como essa para alavancar as suas vendas e atingir o sucesso tão esperado.
Principais benefícios de investir na retenção de e-mail
Após ter uma noção básica sobre o que é a
retenção de e-mail, conheça alguns dos seus principais benefícios.
Aumentar o seu ticket médio
O primeiro benefício de investir na
retenção de e-mail é aumentar o valor do seu ticket médio. Isso porque o seu cliente não vai somente retornar à sua empresa, mas também adquirir outros produtos, o que vai aumentar o valor da compra.
Até porque os clientes preferem comprar produtos em lojas que já estão acostumados. Isto é, a probabilidade de tudo ocorrer da forma adequada é maior, logo, os clientes vão retornar à sua empresa.
Divulgação da marca de forma espontâneo
Outro benefício é que a
retenção de e-mail acarreta na divulgação da sua empresa de maneira espontânea. Isso vai acontecer por indicação, ou seja, os seus clientes irão recomendar a sua marca para amigos, familiares e conhecidos.
Esse é o marketing que o seu negócio precisa, e ele irá acontecer espontaneamente. Quando os clientes se sentem satisfeitos com algo, eles recomendam sem ninguém pedir nada ou pagar por isso.
Satisfação dos clientes
É impossível não citar a satisfação dos clientes como um dos benefícios dessa estratégia. Na verdade, toda essa estratégia é focada no bem-estar do cliente frente a sua marca. Desse modo, o público-alvo é o centro da sua
retenção de e-mail.
Ter uma receita previsível
Por fim, o último benefício que trouxemos é a receita previsível que a sua empresa pode alcançar. Isso só vai acontecer quando você se planejar sobre o dinheiro que irá entrar no caixa. Essa é uma maneira de ter um negócio fluido e com um orçamento seguro.
Como utilizar o e-mail marketing na retenção de clientes
Hoje em dia, estamos inseridos em um universo totalmente tecnológico, em que a maioria das nossas ações é realizada em um dispositivo móvel. E com o marketing da sua empresa isso não é diferente. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a usar o
e-mail marketing na retenção de clientes.
Crie uma relação com o cliente
Use o e-mail marketing para estabelecer uma relação com o seu cliente. Claro que as redes sociais, como Instagram e Facebook, merecem investimento e a atenção da sua empresa. No entanto, é através do e-mail que o cliente sente que a sua empresa realmente se importa com ele.
Tornar a empresa mais visível e entregar valor ao cliente
Quando você posta um conteúdo nas suas redes sociais, nem todos os seguidores podem ver essa publicação. Inclusive, cada rede social tem o seu próprio algoritmo para entregar conteúdo para os usuários.
No entanto, isso não ocorre com o e-mail. Afinal, cada mensagem será enviada de forma particular para o consumidor. Ele pode, ainda, optar por não receber mais as suas mensagens, e isso também deve ser entendido como uma métrica. Todos os comportamentos dos clientes são interessantes para a sua estratégia de
retenção de e-mail.
Interagir com o cliente
Após criar uma relação com o seu público, o e-mail marketing será capaz de tornar possível uma interação com o cliente. Por isso, através da
retenção de e-mail, você pode entregar um conteúdo de valor, a exemplo de um newsletter, com possibilidade de o cliente interagir com a sua marca.
Melhorar o Return Of Investment (ROI)
Dentre as diversas ferramentas de marketing, podemos citar o ROI, que é o retorno sobre o investimento. Sendo assim, após conseguir construir e manter uma relação com o seu cliente, você pode entregar conteúdos cada vez mais ricos de qualidade. Logo, o usuário vai clicar nos botões do e-mail e gerar o ROI.
Monte uma campanha de e-mail
Se você decidiu investir na
retenção de e-mail, saiba que é preciso montar uma campanha de e-mail. Algumas dicas para isso são:
- Tenha os seus objetivos bem definidos e de forma específica;
- Defina os critérios para a segmentação, como o valor do cliente na empresa, emprego, porte da empresa e outros;
- Estabeleça um conteúdo de forma segmentada, pois a produção de conteúdo é fundamental;
- Tenha um horário correto para disparar a campanha sempre – não faça isso de forma avulsa; e
- Invista em estratégias para reativar usuários.
Acompanhe as nossas publicações para ficar por dentro de todas as novidades e tendências da
retenção de e-mail. Dominar o marketing é uma tarefa primordial para o sucesso de vendas da sua empresa.
Comments