Faça a melhor gestão através de indicadores de produtividade

Indicadores de produtividade: como eles podem melhorar a sua gestão? Esses indicadores podem ser entendidos como métricas. Sendo assim, eles possuem uma alta relevância para entender o desempenho da empresa. Inclusive, a produtividade pode ser a causa dos resultados negativos ou positivos da sua empresa. Atualmente, todas as empresas estão inseridas em um cenário de competição entre as organizações. Por isso, é necessário se dedicar ao máximo para que a empresa consiga ter um bom desempenho com menos recursos. Para atingir uma boa performance na sua empresa, é necessário considerar, por exemplo, os indicadores de produtividade. Sendo assim, confira a seguir o que são e como essas métricas podem te ajudar na gestão.

Definição de indicadores de produtividade

A priori, é interessante levar em consideração a definição de indicadores de produtividade. Em resumo, esses indicadores são índices que contém a performance da sua empresa nas mais variadas áreas. Ao traduzir para o inglês, temos o KPIs, ou o Key Performance Indicator – o indicador-chave de desempenho. Nesse sentido, esses indicadores foram criados com o intuito de avaliar como os processos, equipes e áreas são desempenhados. Além disso, essas métricas trazem resultados gerais quantitativos e qualitativos. Por esse motivo, os indicadores de produtividade possuem como base inicial o desempenho atual da empresa. Logo, com o tempo, você poderá comparar o antes e o depois, obtendo resultados reais de como a empresa está produzindo ou não.

Indicadores de produtividade na prática

No geral, os indicadores de produtividade têm como objetivo medir o desempenho de uma empresa, funcionário, equipe, setor ou estratégia. Assim, os indicadores partem de um ponto X até o ponto Y, por exemplo. Porém, você precisa entender como os indicadores de produtividade na prática, confira a seguir.

Entenda em qual momento a empresa está agora

O primeiro passo para ver os indicadores de produtividade na prática é entender o momento atual da sua empresa. Isto é, defina alguns pontos como:
  • Qual o rendimento anual da empresa?
  • Quais os resultados obtidos no último balanço da empresa?
  • Como está a sua carteira de clientes?
  • Em que posição a sua marca está no mercado?

Trace os seus principais objetivos e metas

Após entender em que momento a sua empresa está agora, você tem facilidade para traçar objetivos e metas. Para ter alguma perspectiva de aumento para o seu negócio, você precisa saber onde quer chegar. E para isso os objetivos e as metas são muito eficazes.

Encontre os indicadores que melhor traduzam essas metas

Para cada meta existe um indicador apropriado. Nem todos os indicadores servem para os seus objetivos. Por esse motivo, encontre as métricas mais adequadas para a sua meta que foi traçada. Mais à frente trataremos sobre os tipos de indicadores.

Cada indicador tem que ter a sua meta

Para cada indicador de produtividade que você selecionar, é preciso ter uma meta específica. Todos os detalhes que você puder inserir na sua estratégia de desempenho podem fortalecer os planos delimitados.

Envolva toda a sua equipe nos indicadores de produtividade

Por fim, para que esses indicadores, e os seus consequentes resultados, tenham eficácia prática, é preciso ter toda a equipe envolvida nessa estratégia.

Qual a diferença entre aumento de produção e de produtividade?

É muito comum que as pessoas confundam os termos “produção” e “produtividade”. Apesar de parecerem, ambos os conceitos trazem ideias distintas. De um lado, temos a produção, que se refere à obtenção de produtos. Com isso, o aumento de produção pode ocorrer através da contratação de funcionários, comprar equipamentos e mais matéria-prima. No entanto, a produtividade diz respeito à melhoria de todos, ou pelo menos da maioria, os processos internos. Por esse motivo, o aumento de produtividade pode ser colocado em prática por meio de treinamentos da equipe, automação de processos e a otimização dos recursos. É de suma importância que você tenha essa diferença em mente, em especial antes de aplicar alguma estratégia na sua empresa.

Principais tipos de indicadores de produtividade

Se você tem dúvidas sobre quais indicadores de produtividade inserir na sua empresa, conheça alguns dos principais. Claro que a sua aplicação prática depende de alguns fatores, como os que foram citados acima. Porém, conhecer esses tipos é o primeiro passo para decidir as melhores opções.

Indicadores qualitativos

Os indicadores qualitativos são responsáveis por medir o resultado final e se ele atendeu às suas expectativas traçadas desde o início. Por conta disso, esse indicador pode levar em consideração a satisfação dos seus clientes com a empresa.

Indicadores estratégicos

Outro tipo de indicador muito conhecido é o estratégico, que permite a análise mais profunda das metas. Nessa situação, o indicador traz resultados com base nos percentuais que foram alcançados em um período específico. Caso o número não seja satisfatório, você deve elaborar novas estratégias.

Indicadores lucrativos

Os indicadores lucrativos são aqueles que trazem uma resposta muito aguardada pelas empresas: ainda vale a pena seguir com essa estratégia? Nesse sentido, o principal índice desse tipo de indicador é o ROI (Retorno Sobre Investimento), calculando o lucro com base nos investimentos realizados.

Indicadores de capacidade

Por fim, os últimos indicadores de capacidade que trouxemos são os de capacidade, que consideram os funcionários em específico ou no geral. Assim, esse indicador verifica qual a produção de cada equipe em um período específico com alguns recursos determinados previamente. Com base nos resultados, a empresa consegue estabelecer prazos mais reais para a entrega de produtos.

Qual a importância de investir em indicadores de produtividade?

Todas as empresas, seja qual for o seu porte, podem se beneficiar com os indicadores de produtividade. Inclusive, ele agrega alguns benefícios, como uma assertividade nas decisões e medir se a empresa está acertando ou não nas suas estratégias. Alguns exemplos de benefícios e motivos para investir nessas métricas são:
  • Detectar erros nos processos internos
  • Atualizar as estratégias de crescimento do negócio
  • Melhorar a produtividade das equipes
  • Engajar a equipe
  • Melhorar resultados e lucros
Por isso, conte com o Zoho Workplace para te ajudar. Confira o nosso site oficial e conheça outras soluções que podemos oferecer para sua empresa.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas