Criptografia PGP: saiba o que é e como funciona na proteção de e-mails

Você já parou para pensar na quantidade de informações que trafegam diariamente pela sua caixa de e-mails? Contratos, dados financeiros, informações pessoais — tudo isso pode ser alvo de ataques cibernéticos, colocando em risco a sua privacidade. É justamente nesse cenário que a criptografia PGP (Pretty Good Privacy) se destaca como uma solução confiável.

Imagine poder enviar e-mails com a certeza de que apenas o destinatário poderá ler o conteúdo, sem se preocupar com interceptações. A criptografia PGP oferece essa tranquilidade com um sistema de chaves públicas e privadas para garantir que as suas comunicações estejam protegidas.

Se você quer saber mais sobre a tecnologia, aproveite este post. Vamos explorar o funcionamento do PGP, seus benefícios e como ele pode ser aplicado. Boa leitura!

O que é criptografia PGP e como funciona   

PGP significa Pretty Good Privacy (em português, “privacidade muito boa”), e é um sistema de criptografia de dados que fornece privacidade e autenticação na comunicação. Ele passa a criptografar, descriptografar e autenticar as mais diversas mensagens ao usar chaves, assinaturas e outros recursos.

A tecnologia foi criada pelo ativista político Phil Zimmermann no ano de 1991, e hoje é usada para proteger e-mails, arquivos e dados no geral. Antes, o software era disponibilizado gratuitamente, e também pertenceu à empresa PGP Corporation, que depois foi vendida para a Symantec em 2010.

Ele usa tanto a criptografia de chave simétrica quanto criptografia de chave pública, para criptografar dados e compartilhá-los, ou para descriptografar. Assim, é possível enviar mensagens sem mostrar chaves pessoais.

Compreender a criptografia PGP pode parecer complexo, mas vamos simplificar com um exemplo.

Imagine que Alex precisa enviar um email seguro para João. O processo começa com João gerando um par de chaves: uma chave pública e uma chave privada.

João, então, compartilha sua chave pública com Alex. Essa chave pública será usada por Alex para criptografar seu e-mail. Uma vez criptografada, a mensagem pode ser enviada para João.

A chave privada, que João mantém em segredo, é a ferramenta necessária para descriptografar o e-mail recebido. É vital que esta chave privada não seja compartilhada com ninguém para garantir segurança de dados.

Assim, se alguém interceptar o e-mail, ainda assim não conseguirá ler o conteúdo. Sem as chaves de João, é impossível descriptografar, o que torna a comunicação segura e privada.

Importância do PGP para a segurança do seu negócio   

No início, a criptografia PGP era usada para a comunicação de usuários em servidores de computador do sistema de quadros de avisos. Depois, alcançou outros aplicativos.

Ou seja, foi um dos primeiros softwares de criptografia disponibilizados publicamente, e é atualmente um verdadeiro padrão para e-mails seguros. A popularidade da criptografia PGP foi crescendo em meio a um sucesso rápido e sólido.

Trata-se de uma ferramenta poderosa para garantir a segurança e a privacidade, e, apesar da sua complexidade, é essencial. Afinal, o e-mail é um método fundamental de comunicação e um alvo constante de ataques.

Segundo dados, quase 3/4 dos clientes preferem o e-mail como canal de comunicação com as empresas que contratam. Além disso, o número de e-mails enviados por dia continuará a aumentar, com projeções de até 376 mil milhões de e-mails enviados por dia em 2025.

Por isso, é uma área em que as empresas não podem se dar ao luxo de relaxar. Elas enviam verdadeiros segredos comerciais nessas mensagens.

A boa notícia é que o PGP é frequentemente considerado impossível de hackear. É por isso que, mesmo depois de todo esse tempo, permanece sendo usado como um meio confiável.

Com o PGP, você não precisa se preocupar com a interceptação dos seus e-mails em trânsito. Isso torna a conversa com clientes, parceiros e acionistas livre de estresses, além de cumprir regulamentos como HIPAA e PCI-DSS, que pedem completa proteção de dados.

Como criar um PGP no Zoho Mail   

Se você quer contar com uma solução de criptografia, segurança e privacidade para os seus e-mails, saiba que o Zoho Mail te entrega tudo isso sem complicações.

Vamos explorar a implementação da criptografia PGP no Zoho Mail em etapas:

1. Habilitação  

Os usuários de uma organização podem acessar a integração PGP somente quando o administrador habilitá-la. Para habilitar o acesso, o administrador deve navegar até Zoho Mail, ir em Admin Console > Outras configurações do aplicativo > Integrações e extensões > Extensões. Role para baixo até PGP e clique em Configurar. Ative o botão da criptografia PGP.

2. Configuração  

Uma vez habilitado, os usuários da organização podem configurar: gerar e importar chaves, enviar e receber e-mails criptografados, ou importar as chaves do armazenamento local e salvá-las em sua conta. Tudo isso pode ser feito na parte Configurações > Integrações > Extensões > PGP.

As chaves geradas são armazenadas no Zoho Database usando algoritmos. Somente o usuário que gera ou importa um par de chaves pode acessar a chave privada. A chave pública pode ser obtida pelos usuários da empresa.

3. Envie e-mails  

Agora você pode enviar e-mails criptografados por PGP usando sua conta Zoho Mail, tudo a partir de sua caixa de email. Mande mensagens altamente criptografadas, bem como descriptografe, controle as chaves que você compartilha, exporte chaves, revogue o acesso e mais.

A integração PGP do Zoho Mail também permite assinar e-mails digitalmente para garantir sua legitimidade como remetente.

Se ainda tem dúvidas sobre como garantir a maior segurança nos dados da empresa, confira o nosso guia completo!

Conclusão   

A criptografia PGP pode melhorar muito o nível de segurança de e-mails, mas você precisa contar com a ferramenta certa.

O Zoho Mail é uma solução robusta de e-mail corporativo, projetada para oferecer não apenas eficiência e produtividade, mas também um alto nível de segurança. A proteção dos dados e a privacidade das comunicações são prioridades para a Zoho.

O sistema protege os dados em trânsito e em repouso, com criptografia feita com algoritmos avançados, autenticação de dois fatores, monitoramento das atividades, rastreamento de comportamentos suspeitos, backups, filtragem avançada de e-mails para proteção contra Spam e muito mais.

O Zoho Mail faz parte do Zoho Workplace, uma suíte de produtividade que engloba mais 7 aplicativos:

  • Zoho WorkDrive, para armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem com controle de acesso e colaboração em tempo real.

  • Zoho Meeting, solução para videoconferências e webinars.

  • Zoho Writer, processador de texto.

  • Zoho Sheet, processador de planilhas com suporte para fórmulas e análises avançadas.

  • Zoho Show, para criação de apresentações.

  • Zoho Cliq, chat corporativo com chamadas de voz e de vídeo.

  • Zoho Connect, intranet social corporativa para comunicação e colaboração.

O Zoho Workplace oferece um excelente custo-benefício, e está em conformidade com várias normas e certificações de segurança, incluindo ISO 27001, SOC 2, e LGPD, garantindo que as práticas de segurança atendam aos mais altos padrões nacionais e internacionais.

Se você está procurando uma solução que usa PGP e combina eficiência, produtividade e segurança, o Zoho Mail é uma escolha excelente!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas