O e-mail spoofing é uma das ameaças cibernéticas mais comuns e perigosas que as empresas enfrentam.
Através desse golpe, informações pessoais e financeiras podem ser roubadas, a vítima pode sofrer prejuízos, danos à reputação e diversas outras dores de cabeça.
Para entender como evitar esse problema e proteger os dados dos seus clientes e da empresa, confira dicas!
O que é spoofing?
Spoofing é uma técnica usada para falsificar o remetente de um e-mail, fazendo parecer que ele vem de uma fonte confiável, a fim de enganar o destinatário para que ele revele informações, clique em links maliciosos e mais.
O objetivo é captar informações sensíveis, ter acesso não autorizado a sistemas, causar danos ou realizar outras atividades maliciosas sem ser detectado.
Por isso, o termo spoof vem do inglês, e significa “fingir” ou “imitar”. Pode ser:
Falsificação de endereço: O atacante manipula o campo "De:" no cabeçalho do e-mail para que pareça que a mensagem vem de uma fonte legítima.
Conteúdo enganoso: O conteúdo do email é cuidadosamente elaborado para ser convincente e relevante.
Phishing Links: São links para sites falsos que coletam informações ou instalam malware nos dispositivos das vítimas.
Qual a diferença entre o spoofing e phishing?
Spoofing e phishing são termos frequentemente usados, mas que representam diferentes tipos de ameaças.
Como você viu, o spoofing é uma técnica onde um hacker falsifica a identidade de uma comunicação para roubar informações, espalhar malware ou obter acesso não autorizado a sistemas seguros.
Já o phishing é um tipo de ataque cibernético para obter informações sensíveis, como nomes de usuário, senhas e detalhes de cartão de crédito, por meio de mensagens ou sites fraudulentos. As informações do destinatário são manipuladas para que ele aja de forma impulsiva.
Ou seja, o primeiro foca na identidade falsa, para tornar certos tipos de ataques mais críveis, enquanto o segundo busca induzir a vítima a realizar ações. As técnicas podem ser aplicadas juntas, pois o spoofing pode facilitar o phishing.
Quais os principais tipos de spoofing
O spoofing é uma ameaça séria, que pode ter vários tipos:
Spoofing de ID
O hacker falsifica o endereço IP para se passar por uma fonte legítima e mascarar sua identidade e localização. É muito usado em ataques de negação de serviço (DDoS) e para obter acesso não autorizado.
Spoofing de e-mail
Falsifica o endereço de email do remetente para que pareça que a mensagem vem de uma fonte confiável. O objetivo é induzir o destinatário a clicar em links maliciosos ou fornecer dados.
Spoofing de DNS
Também conhecido como envenenamento de cache DNS, nesse ataque, o hacker altera as conexões de rede para redirecionar os acessos de um site para uma cópia falsa, no intuito de roubar dados.
Spoofing de chamadas e/ou SMS
Aqui, o hacker se passa por um número telefônico legítimo para fazer chamadas ou enviar mensagens SMS, na tentativa de enganar os usuários.
Caller ID Spoofing
Neste método, o atacante manipula o identificador de chamadas para que pareça que está vindo de um número confiável. Isso é comum em fraudes telefônicas.
Como funciona o ataque de email spoofing?
No ataque spoofing, o usuário mal-intencionado consegue acessar alcançar um usuário se passando por outra pessoa. Mostrando-se uma fonte confiável, leva o usuário a clicar em algum link, compartilhar informações, baixar anexos e mais.
No e-mail, o ataque será feito usando seu domínio. A falsificação ocorre no nome do cabeçalho. Por exemplo: se o seu e-mail é alinenunes@empresa.com, pode virar “alinenuness@empresa.com”, adicionando uma letra para disfarçar.
O ataque spoofing também pode acontecer nas outras formas e tipos que falamos acima, mas, agora veja um exemplo prático:
Um colaborador do setor financeiro de uma pequena empresa recebe um e-mail que parece vir do dono, com o mesmo nome e endereço de e-mail do verdadeiro líder, mas, na realidade, o remetente foi falsificado por um criminoso.
No e-mail, o "dono da empresa" solicita uma transferência urgente de R$ 2.000,00 para uma conta bancária, alegando ser para uma compra importante. A mensagem pede que isso seja feito imediatamente, e diz que os detalhes serão fornecidos depois.
Se o colaborador não verificar a autenticidade do e-mail e seguir as instruções, ele pode acabar transferindo o dinheiro para a conta do criminoso. Como o e-mail parece genuíno, o ataque pode ser difícil de identificar.
Esse é um exemplo de e-mail spoofing, onde o hacker falsifica o endereço de e-mail para enganar a vítima e obter vantagens.
Como Zoho Mail protege seu email de spoofing
Você precisa da tecnologia certa para evitar ameaças como o spoofing, e o Zoho Mail usa uma combinação poderosa de técnicas e protocolos de segurança para proteger seus e-mails contra ataques. Conheça alguns dos recursos:
SPF
O SPF é um protocolo que permite especificar quais servidores de e-mail estão autorizados a enviar mensagens em nome desse domínio. Quando um e-mail é enviado, o servidor de recebimento verifica se o IP de envio está autorizado. Se não estiver, o e-mail pode ser marcado como spam ou rejeitado.
DKIM
O DKIM é um método de autenticação que permite assinar digitalmente as mensagens enviadas, garantindo que o conteúdo não foi alterado durante o trânsito e que a mensagem veio de uma fonte legítima.
DMARC
O DMARC é um protocolo que trabalha em conjunto com o SPF e o DKIM para verificar a autenticidade dos e-mails. Ele permite que o proprietário do domínio defina uma política para o que deve ser feito se um e-mail falhar nas verificações.
Não deixe que sua empresa ou informações pessoais sejam comprometidas. Tome as medidas necessárias hoje para garantir a segurança de suas comunicações por email!
Entenda mais sobre como configurar o padrão de segurança com o Zoho Mail.
A plataforma Zoho Mail é parte do Zoho Workplace, uma suíte de produtividade e colaboração com uma variedade de aplicativos para o seu ambiente de trabalho.
Você terá, além do Zoho mail:
Zoho Cliq, chat corporativo com chamadas de voz e vídeo, compartilhamento de arquivos e mais.
Zoho WorkDrive, plataforma de armazenamento em nuvem, colaboração e compartilhamento de arquivos.
Pacote Office: Zoho Writer, processador de texto online, Zoho Sheet, aplicativo de planilhas online, e Zoho Show, para criação de apresentações.
Zoho Meeting, plataforma de videoconferência e webinars.
Zoho Connect, intranet social corporativa.
Todos os aplicativos estão totalmente integrados, proporcionando uma experiência de usuário fluida e totalmente segura.
Como identificar e resolver o ataque de email spoofing
Como você percebeu ao longo do artigo, embora o nome do remetente possa parecer familiar, o endereço de e-mail real pode ser diferente. Preste atenção a pequenos erros de digitação ou domínios suspeitos para evitar ser vítima de spoofing.
Também analise o conteúdo, já que e-mails spoofing frequentemente contêm solicitações urgentes, links suspeitos (que, ao passar o mouse, mostram URLs diferentes do texto exibido), falhas gramaticais e mais.
Examine os cabeçalhos do email para detalhes técnicos sobre a origem. Isso pode revelar discrepâncias no caminho do servidor que indicam spoofing. Existem boas ferramentas e softwares que te ajudam nessas análises.
Se não espera um anexo de um remetente, não o abra sem verificar primeiro sua autenticidade. E, principalmente, treine os colaboradores para que eles também saibam como agir.
Conte com boas tecnologias e protocolos de segurança, filtros de e-mail, autenticação Multifator, antivírus, controle de acessos e relatos imediatos sobre qualquer e-mail suspeito detectado por um dos colaboradores.
Caso o seu e-mail tenha sido fraudado, mensagens de e-mails não recebidos ou de falha na entrega na sua caixa de entrada, quando você nunca enviou aquela mensagem, são indícios de que algo errado está acontecendo.
Comments