Profissionais de marketing: guia para montar um time rentável

Guia para montar um time de Marketing de sucesso


Para empresas de qualquer porte ou setor, a comunicação com o público-alvo é essencial para alcançar clientes, captar oportunidades, gerar autoridade, engajamento e, finalmente, as vendas. Portanto, a sustentabilidade das organizações dependem de um bom marketing.

Diariamente, as corporações dependem de profissionais de marketing para implementar estratégias. Mas, na hora de tomar o seu próprio time, podem surgir desafios.

De acordo com um estudo feito pelo ManpowerGroup, com 41 países analisados, existem muitas dificuldades nas empresas para o preenchimento das vagas de forma eficiente e adequada em 2024.

São comuns dúvidas como, por exemplo, quais profissionais são necessários, quanto devem custar, como planejar a equipe, como capacitar os profissionais e mais. Já que são questões tão recorrentes, este post chegou para te ajudar. Confira o papel dos profissionais de marketing, os principais cargos, custos e mais. Boa leitura!

O papel dos profissionais de marketing em uma empresa

A força motriz de qualquer negócio bem-sucedido no mercado atual é uma estratégia de marketing eficiente. Por trás dessa estratégia, está uma equipe de profissionais de marketing comprometidos.

Afinal, segundo pesquisa de Celso Bazzola, diretor executivo da Bazz Consultoria em Gestão de Recursos Humanos, o prejuízo financeiro de uma contratação errada pode chegar a 3 a 15 vezes o salário do profissional demitido.

O papel de um time capacitado é essencial para qualquer empresa, e investir no time certo pode ser a diferença entre a falência e o sucesso.

No marketing, os cargos da equipe de marketing são multifacetados, repletos de várias funções, como a criação de um planejamento e das estratégias de marketing alinhadas com os objetivos gerais da empresa.

Eles definem metas, selecionam os canais, estudam o perfil do cliente, realizam pesquisas e análises de mercado, analisam o comportamento do consumidor, as tendências, a concorrência, as oportunidades e mais.

Esses profissionais desenvolvem mensagens e determinam os orçamentos de todas as ações de marketing da empresa, online ou offline, em qualquer formato ou plataforma. Dessa forma, promovem e gerenciam a marca em diversos meios.

Eles devem garantir que todas as ações de marketing estejam alinhadas com a personalidade e os valores da marca, alimentando também o relacionamento com os clientes e proporcionando a melhor experiência.

Principais profissionais de marketing de uma equipe

Mas, para cumprir tantas demandas, como montar o time de marketing ideal? Como você garante que cada membro contribua para o sucesso do negócio, ofereça um retorno e entregue os resultados esperados?

Comece estruturando a sua equipe com profissionais de marketing que exerçam os papéis necessários, como:

Redator

O profissional de marketing que comunica em texto, compondo os conteúdos em redes sociais, e-mail, blog, anúncios e outros materiais. Ele precisa ser criativo, entender de SEO, storytelling e mais.

Designer

O designer é responsável pela comunicação visual, como a identidade da marca em imagens para redes sociais, anúncios, e-books, vídeos e mais. Ele precisa dominar os softwares para edição.

Analista

O analista de marketing, como o nome indica, monitora dados de várias campanhas e atividades do departamento. Assim, ele pode interpretar os dados para usá-los em prol de tomar estratégias e implementar melhorias.

Social media

O profissional de marketing cuida das redes sociais, gerenciando cada perfil da empresa nos mais diferentes canais, elaborando conteúdos, planejando, publicando, monitorando e interagindo com os usuários.

Gerente de Marketing

O Gerente de Marketing supervisiona todas as atividades do departamento, desenvolve estratégias, define metas e objetivos, bem como garante que a equipe esteja trabalhando de forma alinhada.

Produtor de conteúdo

O profissional gera informações em diversos formatos, construindo o planejamento de conteúdo para diversos canais. Por isso, ele pode exercer a função de redator, social media ou ainda escrever e-books, checklists, whitepapers, infográficos e outros materiais complexos.

Especialista em SEO  

O especialista em SEO trabalha no marketing de uma empresa para melhorar a classificação do site no Google. Por isso, ele é imprescindível, realizando pesquisas de palavras-chave, otimizando o conteúdo, monitorando a performance e mais.

Profissionais de UX

UX Design e UX Writer são profissionais que trabalham especificamente com a experiência do usuário. Eles pensam nas interfaces, jornadas, textos que de fato oferecem a melhor interação, com qualidades como velocidade, navegabilidade, responsividade, escaneabilidade e mais.

Desenvolvedor web

O desenvolvedor web cria e mantém sites usando linguagens de programação. Ele cuida da proteção do seu site contra ameaças, das automações, do SEO para sites e de outros assuntos relacionados à Tecnologia da Informação.

Especialista em SEM (Search Engine Marketing)

SEM é a sigla para Search Engine Marketing ou marketing para os mecanismos de busca. O especialista em SEM foca em aumentar a visibilidade do site da empresa no Google, mas ele engloba SEO (estratégias orgânicas) e publicidade paga (como o Google AdWords).

Especialista em E-mail Marketing

O especialista em e-mail marketing, como o próprio nome indica, cria e envia e-mails promocionais e informativos para nutrir a lista de leads. De forma estratégica, ele executa o planejamento, monitora as métricas e ajusta para melhorar o desempenho das campanhas.

Quanto custa uma equipe de marketing?

A análise aprofundada das questões sobre o custo de uma equipe de marketing é delicada, pois envolve diversos fatores, como o tamanho do time, da empresa, a receita, o orçamento, as operações e mais.

Por isso, meras estimativas podem não refletir a realidade absoluta do negócio.

Você pode usar, por exemplo, o FTE (full time equivalent), um indicador para mensurar o número de horas úteis que um profissional precisa para a atividade. O FTE também considera pausas e interações.

Então, tenha uma boa dimensão de quantas horas produtivas a corporação possui. É essencial que cada organização conheça as suas particularidades, a quantidade de colaboradores, a localização, a operação e as competências do time, por exemplo.

Se você optar por contratar freelancers ou uma agência, os custos podem variar ainda mais.

Cada profissional da equipe de marketing possui um salário diferente, que deve ser contabilizado, bem como os benefícios para alimentação, plano de saúde, transporte e mais.

Além disso, existem os custos com banco de dados, hospedagem do site, SEO, publicidade paga, softwares, capacitações e mais.

Ainda com dúvidas? Saiba como definir o orçamento de marketing para a sua empresa!

Como ter mais controle e reduzir custos em marketing?

Esses custos podem ter te assustado, mas vale lembrar que o investimento em marketing é fundamental para o crescimento da sua empresa. Sem marketing, no mercado atual, fica difícil ter lucro.

Ao contratar parceiros de marketing, você elimina os investimentos para a gestão de pessoas. Então, vale a pena comparar os valores do time interno com a terceirização.

Fora isso, você precisa:

  • Ter um orçamento claro e realista;
  • Realizar auditorias;
  • Monitorar constantemente as suas estratégias para evitar falhas;
  • Analisar de perto o retorno sobre o investimento (ROI);
  • Aproveitar o alcance das redes sociais e marketing de conteúdo;

Mas, independente da sua escolha, a automação é com certeza a melhor solução para que as suas táticas funcionem dentro de um bom orçamento.

Ela economiza tempo e dinheiro, pois é capaz de acelerar processos, reduzindo o tempo necessário para executar tarefas. Ela também minimiza a probabilidade de erros humanos, que podem gerar prejuízos.

Sistemas automatizados podem operar 24 horas por dia, todos os dias, sem a necessidade de turnos de funcionários, o que pode levar a economias significativas. A automação pode incluir o monitoramento de problemas em potencial, do uso eficiente dos recursos e até do alcance dos objetivos.

Com o software certo, as vendas, análise de dados, geração de relatórios, atribuição de demandas, planejamento e mais podem ser acelerados pela automação, mesmo diante de um time reduzido.

Afinal reduzir custos não significa necessariamente cortar esforços de marketing. Você pode otimizar ainda mais os seus resultados!

Então, conte com o Zoho Marketing Plus para o controle do budget de marketing. O software oferece poderosos recursos de controle, definição e rastreamento de orçamentos em diferentes campanhas e canais - tudo em tempo real.

Gere relatórios detalhados para entender como o orçamento está sendo gasto e o que otimizar, receba alertas quando o limite de gastos está próximo, gere uma visão transparente das despesas, monitore os indicadores e mais.

Com o Zoho Marketing Plus, você acelera os resultados dos seus profissionais de marketing enquanto economiza tempo e dinheiro. Conheça a ferramenta!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas