Entenda como fazer e-mail marketing com um guia completo

Entenda como fazer e-mail marketing com um guia completo


Para transformar os seus leads em clientes fidelizados, é interessante manter o contato eficiente com cada um dos usuários através de um canal acessível e que possa ser monitorado. Então, vale a pena implementar uma campanha de e-mail marketing.

Essa técnica pode ser a solução que você precisa para iniciar um marketing de sucesso, nutrir leads com conteúdos úteis e relevantes, personalizar mensagens e encaminhar os leads através do funil de vendas para fechar negócios.

Por isso, neste post, queremos te ajudar a entender como fazer e-mail marketing para aproveitar esse grande aliado da sua estratégia.

Então, confira o guia completo. Saiba o passo a passo para criar uma estratégia de e-mail marketing eficiente!

O marketing por e-mail ainda é vantajoso?

Diante de tantas redes sociais, saber como fazer e-mail marketing ainda é vantajoso para a sua empresa?

Afinal, um dos maiores desafios que as empresas enfrentam é como se conectar com seus clientes, e a busca pelos melhores canais é constante.

Então, a resposta é sim: mesmo que pareça uma ferramenta do passado para alguns, o e-mail marketing continua sendo uma das formas mais eficientes de alcançar e envolver o seu público-alvo.

O e-mail marketing é a base para inúmeras campanhas. A partir do método, é possível nutrir diversos usuários até a compra, e continuar esse relacionamento em direção à fidelização dos clientes.

Ele permite que as empresas mantenham um contato direto, dinâmico e personalizado com seus clientes, o que pode ajudar a aumentar a retenção.

Segundo oState of Marketing 2023, o marketing por e-mail é um investimento que permanece incomparável, pois as marcas recebem em média 36 dólares para cada 1 dólar gasto no canal.

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia de relacionamento com o público-alvo da marca por meio de mensagens em e-mail. Nesse canal, é possível implementarcampanhas de marketing inteiras, nutrindo e convertendo leads.

A estratégia de marketing costuma implementar o envio de conteúdos relevantes, ofertas, atualizações, novidades e outros tipos de mensagem para clientes e possíveis clientes.

Os objetivos podem ser variados, como: gerar conexão, construir lealdade, confiança, autoridade ou consciência de marca, converter leads em clientes e aumentar as vendas.

A comunicação é direta, com os e-mails indo para caixas de entrada que provavelmente os usuários verificam diariamente - ou várias vezes ao dia. É possível segmentar, personalizar, monitorar e mais, tudo isso a custos relativamente econômicos.

Segundo dados doStatista, 58% dos brasileiros conectados na internet utilizam seus e-mails, o que representa quase 79 milhões de pessoas.

Benefícios de uma estratégia de e-mail marketing

Para um marketing eficaz, a estratégia não é usar todos os canais possíveis, mas sim escolher os que melhor se adequam à empresa, à mensagem, ao seu público e aos seus objetivos.

Os canais oferecem benefícios e devem ser usados de formas diferentes para atingir metas.

No caso do e-mail marketing, a ferramenta poderosa pode ser usada pela sua empresa para alcançar uma ampla gama de objetivos. Trata-se de um componente vital para uma estratégia de marketing digital, principalmente na nutrição de leads.

No e-mail marketing, cada mensagem é uma oportunidade para que os clientes realizem uma ação desejada pela sua empresa, como comprar um produto, ler um conteúdo, visitar o seu blog ou agendar uma consultoria.

Os dados comprovam: segundo oMarketing Charts, 82% dos profissionais de marketing dizem que o e-mail marketing é a principal estratégia para aumentarleads e taxas de conversão.

A longo prazo, a troca leva a um relacionamento mais duradouro com seus clientes.

Antes de partir para como fazer e-mail marketing, saiba ainda que se trata de uma estratégia mensurável.

Boasferramentas fornecem análises detalhadas que podem ajudar a medir o sucesso da sua campanha, incluindo métricas como taxas de abertura, taxas de clique e conversões.

Os e-mails são frequentemente percebidos como um canal mais profissional, o que pode ser vantajoso a depender do seu público. Mesmo assim, eles possuem um alcance potencialmente grande, muitas possibilidades de personalização e adaptação do conteúdo às necessidades e interesses individuais do usuário.

Com o marketing por e-mail, você pode segmentar a sua audiência, aumentar o engajamento com interações regulares, conduzir tráfego para outros canais e até melhorar as vendas através de lembretes de carrinhos abandonados, ofertas ou descontos.

Por fim, comparado a muitas outras estratégias, o e-mail marketing segue sendo bastante econômico.

Como fazer e-mail marketing?

O e-mail marketing evoluiu ao longo dos anos para atender às demandas do público diversificado. Hoje em dia, ele é a base para uma estratégia de marketing digital. A ferramenta combina alcance com personalização e monitoramento.

Mas, para proporcionar uma experiência de compra inesquecível, cada detalhe conta, do primeiro ao último contato. Se você quer implementar uma estratégia de e-mail marketing eficiente, precisa pensar em cada etapa para agradar o cliente. Confira os passos:

  1. Estudo o seu cliente em potencial

Para elaborar uma boa estratégia de e-mail marketing, conheça o seu público. Saiba quais as preferências e a linguagem mais adequada para utilizar nessa comunicação.

Essa é uma das dicas mais valiosas, já que entender o seu cliente potencial é fundamental para criar um marketing eficaz, que de fato seja relevante para o público-alvo, atendendo as suas preferências e necessidades.

Crie personas ou perfis fictícios, mas realistas, dos seus clientes ideais, contendo dados como: idade, localização, preferências, canais mais usados, desafios, comportamentos e mais.

Colete informações reais sobre o seu público-alvo com pesquisas, entrevistas e análise de dados. Siga analisando o seu comportamento de compra e comunicação a partir de testes, feedbacks e análise de métricas das suas estratégias (taxa de cliques, abertura, conversão e mais).

  1. Tenha a sua base de leads

Ao entender melhor seu cliente potencial, você pode criar campanhas alinhadas. Mas como captar e registrar tantos dados com consentimento para usá-los na sua estratégia?

Afinal, no e-mail marketing, você depende de uma base de e-mails, ou seja, de ter o endereço do seu cliente para enviar mensagens.

Por isso, é comum que empresas usem Landing Pages para conseguir esse contato através de formulários, aplicando o e-mail como parte de uma campanha de marketing completa. A técnica também pode ser usada diretamente no seu site ou blog.

Os contatos devem ser registrados em ferramentas seguras para uso posterior. Todas as mensagens enviadas devem ser relevantes e valiosas para o cliente, cumprindo todas as leis e regulamentos de privacidade.

Em troca do preenchimento de formulários, invista na produção de materiais, como e-books, checklists, estudos de caso, ofertas e descontos benéficos para os seus clientes.

E lembre-se: fuja da compra de listas! O envio de conteúdo deve seguir a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) ou a sua empresa pode sofrer penalidades.

  1. Defina seus objetivos

O e-mail marketing é uma solução profissional e flexível, que pode se adaptar a diversos objetivos.

Então, antes de começar a implementar qualquer estratégia, você deve saber o que espera alcançar. Os objetivos podem incluir vendas, engajamento do público ou geração de leads, por exemplo.

No entanto, é essencial que sejam objetivos SMART: Specific (Específicos), Measurable (Mensuráveis), Achievable (Alcançáveis), Realistic (Realistas) e Time based (Com prazo).

  1. Implemente um conteúdo otimizado

O conteúdo da mensagem deve ser relevante para fortalecer o relacionamento com os destinatários e evitar ser classificado como SPAM. Você pode escolher dentre vários tipos de e-mail, comonewsletter e e-mails promocionais, por exemplo.

Invista na produção de conteúdo, com dicas, whitepapers, pesquisas com dados interessantes, e-books exclusivos, workshops e mais, fazendo com que o lead tenha mais interesse em abrir e permanecer nos seus e-mails.

O conteúdo otimizado, útil para o usuário, pode fortalecer o relacionamento com os destinatários, gerando uma vontade de permanecer lendo os materiais enviados pela sua empresa.

  1. Use CTA

CTA é a gila para Call to Action, que significa chamada para a ação. Essa técnica é usada nos mais diversos materiais de marketing para indicar um caminho para o usuário, solicitar um clique e incentivar uma tomada de decisão.

É essencial que todo e-mail tenha um Call to Action para direcionar o público ao objetivo da campanha, como ler um e-book, visitar o blog, aproveitar uma oferta, direcionar a uma landing page, baixar materiais e mais.

Invista em botões que chamem a atenção, contrastantes, com destaque, na melhor posição, para facilitar a visualização.

  1. Otimize o design

O visual do conteúdo deve ser atrativo ao mesmo tempo que segue a identidade visual da marca. Implemente uma aparência padronizada, mas interativa e dinâmica, para manter o engajamento e não ser sempre uma “repetição”.

A padronização ajuda a fortalecer a sua imagem, principalmente quando ela é trabalhada para ser acessível, agradável e responsiva.

Prefira frases curtas, persuasivas e objetivas, para não cansar a leitura. Use vídeos, imagens e outros formatos que chamem a atenção. Lembre-se de manter o seu e-mail conciso e envolvente.

  1. Crie seu e-mail com SEO

Além de saber como fazer e-mail marketing, você precisa saber criar um e-mail com SEO para que ele seja eficiente. Então, use palavras-chave relevantes sobre o assunto no corpo, título e demais elementos.

Inclua links para os outros canais da sua marca, como blog, site, redes sociais e etc, gerando tráfego e ajudando a melhorar a autoridade dos seus domínios.

Otimize as imagens para SEO, incluindo as palavras-chave no nome do arquivo e na tag alt. Use uma meta descrição, design responsivo e que entregue uma ótima experiência para o usuário. Opte por um design que seja rápido para carregar.

  1. Faça a segmentação e personalização

Para melhorar a satisfação dos clientes, passe a segmentar o público segundo o perfil dos destinatários, comportamentos, idade, localização, preferências e mais.

Por exemplo, se o cliente já assinou o seu produto, não é preciso enviar a mesma oferta para ele. Por outro lado, se o cliente esqueceu o produto no carrinho de compras, ele deve receber um alerta.

Use o nome do lead no início do e-mail, um assunto que interesse a ele, e informações que sejam especialmente personalizadas para o seu perfil. Assim, você evita que o seu conteúdo seja ignorado.

  1. Faça o monitoramento

Depois de começar a, finalmente, enviar os seus e-mails, saiba que as etapas de “como fazer e-mail marketing” não acabaram.

É hora de monitorar todas as métricas, fazer testes A/B para descobrir quais mudanças geraram os resultados esperados e analisar constantemente os indicadores para saber o que funciona para o seu público-alvo.

Preste atenção nas métricas como taxas de abertura, taxas de cliques e conversões.

Estude variáveis como horários, frequências, quantidades e outros fatores para alcançar o equilíbrio do que agrada mais ao seu cliente. Assim, você evita uma alta taxa de usuários cancelando a assinatura na sua newsletter, por exemplo.

  1. Cuidado com a conformidade

A Lei Geral de Proteção de Dados, conhecida como LGPD, é uma legislação brasileira que protege os direitos de liberdade e de privacidade dos usuários. Assim, ela impacta diretamente as estratégias de e-mail marketing, já que trata da coleta, armazenamento e uso dos dados pessoais.

>A LGPD exige que as empresas obtenham consentimento explícito dos usuários para coletar e usar os seus dados, explicando claramente por que está coletando e como os dados serão usados.

Os usuários têm o direito de acessar, corrigir e excluir os dados pessoais a qualquer momento. Enquanto isso, a sua empresa deve oferecer total segurança contra acesso não autorizado, perda ou qualquer outra ameaça.

As empresas que não seguem essa e outras leis para a proteção de dados estão sujeitas a multas e outras dores de cabeça, além da perda de confiança dos clientes em caso de problemas.

Então, seja transparente sobre suas práticas de coleta e uso de dados.Entenda como fazer aanálise sobre a conformidade para e-mail marketing!

A importância de escolher uma ferramenta de e-mail marketing

Mas como implementar tantas etapas? Para esse monitoramento e envio constante de e-mails, você precisa da ferramenta certa de e-mail marketing.

A plataforma completa facilita cada uma dessas fases, independente do porte da sua empresa ou de quantos e-mails você encaminha por dia.

Além disso, as boas ferramentas apresentam funcionalidades como segmentação de listas, personalização, análise das métricas, testes A/B e mais. Elas permitem automatização do processo de envio de e-mails, economizando tempo e mantendo a consistência.

O monitoramento deve incluir insights valiosos sobre o andamento das suas campanhas, com indicadores como taxas de abertura, retorno sobre o investimento, taxas de cliques em links internos, conversões e mais.

Para escolher a melhor ferramenta, pesquise sobre a reputação da empresa que oferecerá os serviços, observe se há suporte para dúvidas e se a interface da ferramenta é fácil e intuitiva para treinar a sua equipe.

Leve em consideração as necessidades específicas e objetivos de marketing da sua empresa, além das conformidades com as leis para proteção de dados e segurança das suas informações.

Zoho Campaigns: ferramenta de e-mail marketing para impulsionar vendas!

O Zoho Campaigns é exatamente o que você precisa para impulsionar as vendas e o engajamento dos clientes no seue-mail marketing.

O sistema permite que você configure e implemente campanhas automatizadas, programadas para serem enviadas em momentos específicos ou diante de gatilhos como alguns comportamentos do cliente.

Com Zoho Campaigns, você pode segmentar sua lista de e-mail com base em uma variedade de critérios, enviar mensagens mais personalizadas, fazer um monitoramento abrangente de várias métricas, gerar relatórios e mais.

O sistema pode ser integrado a diversos outros softwares, sincronizando os dados dos seus clientes para uma visão mais ampla. Ele possui uma variedade de modelos prontos e total proteção de dados, seguindo a regulamentos nacionais e internacionais de segurança.

Pronto para impulsionar as suas vendas com e-mail marketing? Experimente oZoho Campaigns hoje mesmo! 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas