Como criar um questionário de pesquisa online de forma eficaz

Como criar um formulario de pesquisa


Um questionário de perguntas é um recurso que, quando bem feito e bem aplicado, pode ser fundamental para embasar a tomada de decisões estratégicas na empresa.

Isso porque eles conseguem conversar diretamente com seu público-alvo. Ao engajar os usuários e, assim, estimulá-los a responder às perguntas, um formulário bem elaborado pode munir os diferentes times com dados e insights valiosos.

Na sequência, veja os benefícios de criar questionários de pesquisa e o passo a passo para fazer isso de maneira eficaz. Boa leitura!

Por que criar um questionário de pesquisa?

Questionários de pesquisa online são uma excelente forma de capturar dados junto a um determinado público. Eles podem, por exemplo, ajudar a entender os comportamentos de consumo dos clientes de uma empresa e apontar possíveis tendências.

Embora a inteligência de dados e recursos como o Big Data forneçam uma vastidão de informações, nem sempre conseguimos obter todas as respostas que precisamos. Por isso mesmo, os formulários de pesquisa seguem sendo um recurso valioso para dar voz ao público e obter insights para o direcionamento de estratégias e táticas.

Isso posto, vale destacar alguns outros benefícios que esse tipo de questionário pode trazer:

  • Maior alcance: os formulários online podem ser compartilhados em diferentes canais, como site, redes sociais e e-mail, podendo atingir um número muito grande de pessoas.
  • Menores custos: criar questionários de pesquisa online é algo extremamente simples e, quando feito da forma certa, eficaz. Combinado ao potencial de alcance que eles têm, isso os torna uma opção com excelente custo-benefício, sobretudo quando comparado a entrevistas presenciais.
  • Análise facilitada: os questionários centralizam as respostas dos usuários, facilitando a compilação, consolidação e análise dos dados. Muitas ferramentas de criação de formulários de pesquisa também podem ser integradas ao CRM e outras soluções, potencializando ainda mais a capacidade analítica da empresa.
  • Praticidade: este não é um recurso prático apenas para a empresa que o cria, como também para os usuários. Não só entrevistas presenciais são mais difíceis de organizar e realizar, como também muitas pessoas podem ficar receosas de fornecer determinadas respostas. Online, a história é bem diferente, fornecendo respostas mais autênticas e honestas.

Como criar um formulário de pesquisa online: passo a passo

Montar um questionário de pesquisa online não é uma tarefa difícil. Hoje, no mercado, existem ferramentas que facilitam e muito esse trabalho. Porém, é preciso prestar atenção a alguns detalhes que podem fazer toda a diferença no engajamento do público-alvo.

Esse aspecto é fundamental para a obtenção de melhores respostas, que forneçam dados de qualidade que podem ser transformados em insights.

Acompanhe agora o passo a passo para criar questionários de pesquisa online:

1. Defina seus objetivos

O primeiro passo para montar um formulário de pesquisa online eficaz é determinar o que se planeja alcançar com os dados que serão coletados. Isso impactará diretamente no conteúdo do documento.

A ideia é identificar tendências no setor? Ou saber a opinião dos consumidores sobre um produto ou serviço? Ou o questionário será aplicado para avaliar se vale a pena investir em uma determinada área?

A definição do objetivo é o que direcionará a criação das perguntas e das opções de respostas disponibilizadas aos respondentes (no caso de múltipla escolha, por exemplo).

Como vimos, o que se busca é coletar dados relevantes para uma tomada de decisão mais eficaz. Se o propósito do documento não estiver bem delineado, a empresa pode acabar com uma série de informações sem utilidade em mãos.

2. Conheça o público-alvo

Uma vez que o objetivo está claro, é preciso determinar quem a empresa gostaria que respondesse a esse questionário.

Saber quem são os destinatários têm impacto na elaboração do formulário: na linguagem utilizada, nas perguntas que serão feitas, na complexidade e extensão do documento, nas opções de respostas e até mesmo no design.

Mais uma vez, esse é um cuidado que influencia diretamente nas respostas obtidas e, consequentemente, nos dados que serão coletados.

3. Crie as perguntas

Com essas definições, pode-se partir para a principal etapa da criação de um questionário de pesquisa: a formulação das perguntas.

Questionamentos mal elaborados dificultam alcançar os objetivos propostos. Perguntas ambíguas ou confusas podem levar a respostas distorcidas e enviesadas ou, acidentalmente, direcionar os respondentes para uma alternativa. Seja como for, elas impactam negativamente nos resultados.

Mas não é só isso. Perguntas mal feitas podem prejudicar o engajamento dos usuários e reduzir a participação. E o ideal é justamente obter o maior número de respostas possível.

Quais tipos de pergunta podem ser usadas?

  • Pergunta de resposta única: são os questionamentos nos quais o usuário pode fornecer apenas uma alternativa, isto é, elas são excludentes entre si. É o caso de perguntas como “se pudesse escolher apenas um...”.
  • Pergunta de resposta múltipla: são perguntas nas quais o respondente pode escolher mais de uma alternativa. Obviamente, aqui, as respostas não são excludentes. Um exemplo são as perguntas do tipo “Entre os itens abaixo, quais você...”. Nesses casos, é interessante limitar a quantidade de opções que podem ser selecionadas, pois vai gerar dados mais objetivos.
  • Pergunta aberta: geralmente, são os questionamentos nos quais a pessoa dispõe de um campo de texto para escrever o que quiser. Esse tipo de pergunta deve ser muito bem avaliado, por poder dificultar a análise das respostas, seja por serem muito grandes, inconclusivas, confusas ou fora do tema proposto.
  • Pergunta de escala: são aquelas que fornecem ao respondente um intervalo determinado para avaliar algum aspecto, gerando resultados de mais fácil análise. Exemplo: notas de 0 a 5 ou de 0 a 10 para medir a satisfação em relação a um serviço, produto ou atendimento, por exemplo.

Pensando na facilidade de captura e análise de dados, o ideal é apostar em perguntas fechadas. Elas geram informações quantitativas, que facilitam a mensuração de resultados e variáveis.

Perguntas abertas, por outro lado, nos fornece dados qualitativos. As respostas a elas exigirão um maior esforço e tempo para análise, pois não podem ser transformadas em dados objetivos.

Além disso, podem reduzir a participação e a taxa de conclusão do questionário, já que requerem mais tempo e reflexão dos respondentes.

Como criar as perguntas?

Definido o melhor tipo de pergunta conforme o objetivo do questionário de pesquisa, existem outros passos importantes para garantir que tudo ocorra nos conformes:

  • Preze pela objetividade: evite perguntas sugestivas, que influenciem os usuários de alguma forma. Além disso, sempre que possível, seja breve.
  • Forneça um número enxuto de respostas: pensando na qualidade das respostas e no engajamento dos usuários, mantenha uma quantidade equilibrada de alternativas em cada pergunta. Para avaliar um produto, por exemplo, use uma escala como “muito bom, bom, regular, ruim, muito ruim”.
  • Faça apenas uma pergunta por vez: não junte dois questionamentos em um só. Isso pode não apenas direcionar as respostas, como também confundir os respondentes. Exemplo: em vez de perguntar “como você avalia nossos produtos e o atendimento recebido?”, separe os itens para colher resultados mais claros e confiáveis.
  • Crie perguntas diferentes: mais uma vez, devemos pensar em prender a atenção do usuário até o fim do questionário de pesquisa. Por isso, as perguntas devem ser diferentes entre si, tanto no conteúdo quanto no formato e até mesmo nas opções de resposta.
  • Torne as respostas opcionais: nem sempre a pessoa tem uma opinião clara ou se sente à vontade para responder todas as perguntas no formulário. Por isso, e pensando em garantir uma boa taxa de resposta, permita que o questionário seja concluído mesmo sem todas as respostas. Ou ao menos adicione a opção “outro” entre as possibilidades de resposta. Claro, é possível definir aquelas perguntas que são mais importantes para o objetivo proposto e colocá-las como obrigatórias.

4. Pense no design e na estrutura do questionário

O design e a estrutura são importantes aliados do conteúdo para manter o engajamento das pessoas que respondem ao questionário de pesquisa.

Formulários muito longos podem ser visualmente cansativos, atrapalhar a experiência do usuário e reduzir a taxa de conclusão.

Por conta disso, uma saída muito utilizada é fazer um rascunho do questionário. Revise não apenas o conteúdo dos questionamentos, mas a ordem em que eles aparecem e como se relacionam.

Esse trabalho pode se tornar mais complexo caso o questionário siga a lógica condicional. Ou seja, o caminho percorrido pelo respondente dependerá das respostas que ele fornecer.

5. Faça testes

Uma vez criado o questionário de pesquisa online, a realização de testes é uma etapa essencial para evitar retrabalhos e problemas na coleta de informações.

Geralmente, os testes são conduzidos em um grupo reduzido de pessoas. O objetivo é identificar gargalos e oportunidades de melhorias. Isso envolve erros de configuração, de funcionamento, de digitação, além de respostas registradas incorretamente ou dados que não são enviados para onde deveriam.

Também pode-se medir o tempo que os respondentes levaram para concluir o formulário e colher feedbacks.

6. Colete as respostas e analise os resultados

Todos os passos anteriores foram necessários para, efetivamente, criar um questionário de pesquisa. Mas o trabalho não acaba aí. É hora de aplicar o formulário para o público-alvo e começar a coletar as respostas.

Aqui, fica latente a importância de contar com uma ferramenta especializada na criação de questionários. Isso porque elas facilitam a transformação das respostas em dados que podem ser mais facilmente analisados.

A possibilidade de exportar os resultados para planilha, criar tabelas e gráficos e gerar relatórios é fundamental para dar mais agilidade ao dia a dia da empresa e evitar erros nesta apuração.

Confira o post Data driven marketing: entenda o que é e os benefícios para sua empresa e veja mais como dados podem impulsionar suas estratégias de marketing.

Ferramenta para criar um questionário de pesquisa

O Zoho Survey é uma ferramenta para a criação de questionários de pesquisa que conta com recursos que facilitam essa tarefa. Destacamos algumas funcionalidades:

Crie perguntas rapidamente

A solução vem com mais de 25 tipos de questionamentos que podem ser aplicados — múltipla escolha, escala e avaliação, estrelas, NPS, entre muitas outras. A interface funciona com arrastar e soltar, facilitando a personalização e edição do documento.

Também é possível criar formulários inteligentes, que se baseiam na lógica condicional, isto é, que encadeiam as perguntas segundo as respostas fornecidas pelo usuário.

Personalize

No Zoho Survey, você pode criar questionários com layout personalizado. O criador permite alterar qualquer elemento e até mesmo fazer o upload do logotipo, deixando o formulário com a identidade da sua marca.

A URL do documento também pode ser customizada para publicá-la com seu próprio domínio.

Colete resultados de forma eficiente

Os questionários de perguntas podem ser publicados e compartilhados com listas de contatos, seja pelas redes sociais ou por meio de campanhas de e-mail.

Outra possibilidade é gerar um código QR para incluir em outros materiais, inclusive impressos.

Garanta a segurança dos dados

Os questionários criados com o Zoho Survey possuem certificado SSL, que garante que as pesquisas e os dados permanecerão seguros e privados.

Outros recursos, como senhas para grupos privados e CAPTCHA podem ser aplicados para evitar bots e garantir mais privacidade.

Otimize a análise de resultados

Os dados são coletados e consolidados pela ferramenta, que permite a geração de relatórios personalizáveis e em tempo real. Assim, fica mais fácil identificar tendências e embasar a tomada de decisões.

Os dados também podem ser exportados para serem analisados no Google Sheets, proporcionando uma compreensão mais aprofundada das informações.

Na ferramenta, existe ainda a possibilidade de determinar pesos diferentes a cada resultado. Essa pontuação permite representá-los de forma matemática, ou seja, transformar as respostas em números, o que simplifica ainda mais a análise.

Por fim, é importante destacar que o criador de questionários pode ser integrado às outras soluções Zoho, como CRM, Campaigns, Flow, Analytics e muito mais.

Além disso, possui integração com serviços de terceiros. É o caso do Google Sheets, do Slack, do MailChimp e do Shopify, para ficar em apenas alguns exemplos.

Experimente o Zoho Survey gratuitamente para criar questionários de pesquisa que alcancem e engajem seu público em qualquer dispositivo. Acesse e conheça!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas