A tecnologia aos poucos trouxe empresas de todos os portes em pé de igualdade, e um dos grandes antecessores desse cenário foi o CRM, que permitiu que pequenas e médias empresas competissem com empresas maiores no mercado.
As PME têm facilidade em proporcionar aos seus clientes uma relação mais próxima e pessoal. Isso significa que o uso de uma plataforma alinhada à nuvem pode levar a mais resultados para a categoria.
Quer expandir a vantagem competitiva do seu negócio? Quer saber como o CRM afeta o atendimento ao cliente? Portanto, esse conteúdo é essencial, pois ilustra como a solução certa pode impactar o seu negócio. Boa leitura!
O que é CRM para empresa?
Primeiramente, você precisa saber que CRM é a sigla para Customer Relationship Management ou Customer Relationship Management em português.
Portanto, fica mais fácil entender o conceito de utilização dessa ferramenta: trata-se de uma solução que reúne uma série de recursos relacionados à comunicação de prospects e clientes em uma única plataforma, permitindo que as organizações realizem ações no painel principal, como:
● salvar detalhes do cliente;
● enviar email;
● gerar relatórios;
● faça ligações;
● programe e agende compromissos.
Como vimos no início, é um desafio para os vendedores coletar informações dos clientes, que muitas vezes estão espalhadas em registros telefônicos e notas com alguns dados importantes.
Em uma situação em que as equipes de vendas precisam recuperar informações do cliente, elas passam por várias fontes diferentes para obtê-las. Mas não é uma maneira eficiente de fazer o trabalho de vendas, porque o trabalho de vendas é uma corrida contra o tempo.
É por isso que um sistema de CRM para empresade pequeno porte unifica todos os dados do cliente em uma plataforma. O foco está na construção de um forte relacionamento entre a marca e seu público.
Nova transformação em software
Muitos gestores de pequenas empresas acabam não entendendo a importância de investir em CRM porque, além de associá-lo apenas ao software, têm a polêmica ideia de que a escala do negócio não exige automação e os processos manuais ainda funcionam.
A tecnologia está mais focada na gestão do relacionamento com o cliente. Por isso, além de penetrar nos processos e promover melhores resultados, é fundamental vincular essa ferramenta a mudanças profundas na mentalidade da empresa.
O sistema certo pode aumentar a concentração de informações e o esforço de toda a equipe. Isso ocorre porque a computação em nuvem para CRM fornece às PMEs as ferramentas necessárias para melhorar suas organizações e, mais importante, seu treinamento para planejar seus negócios com antecedência e maximizar suas capacidades de vendas.
CRM para empresa: a gestão perfeita para o seu negócio
A verdade é que as PME são mais vulneráveis à volatilidade económica e à incerteza do mercado, especialmente em situações de crise. Portanto, todo método de minimizar gargalos e melhorar processos é eficaz e deve ser considerado.
A integração com o CRM facilita o registro de todas as informações do cliente, independente de maturidade ou perfil. Além de poder descobrir leads novos e mais qualificados, isso também garante a compreensão de seus hábitos de consumo, histórico de interações e preferências.
A frase "faça mais com menos" nunca fez tanto sentido quanto a existência de um CRM para empresa 100% na nuvem. Com base em poderosas análises de dados, as empresas visualizam e identificam oportunidades de negócios por meio de processos automatizados e totalmente inteligentes.
As dificuldades da sua organização se estendem à falta de visibilidade do desempenho da equipe de vendas? O que você realmente precisa, então, é dessa ferramenta que identifica o desempenho de cada profissional e simplifica o treinamento de vendas preditivo.
Como resultado, além de criar e gerenciar mais oportunidades, sua gerência abordará com mais confiança as metas certas e utilizará todos os recursos de sua força de vendas no momento ideal.
Principais benefícios do uso do CRM para empresas de pequeno porte
1 – Facilita e adianta o processo de negociação
Esse é o principal objetivo do CRM, que é encurtar o processo de fechamento do negócio. Ao gerenciar todos os aspectos do funil de vendas, fica mais fácil entender onde cada consumidor está posicionado. Incluindo influenciar a direção que você toma para o próximo estágio, expandindo o fundo do funil, que é onde as vendas acontecem, melhora a eficiência e a saúde do pipeline.
2 – Você controla a jornada de compra
Sua gestão conta com planilhas e protótipos manuais para delinear e ser influenciado pelos processos de negócios? Saiba que com um CRM para empresa, os leads (já mais qualificados) fluem automaticamente pelo funil de vendas, e a cada etapa seu perfil é complementado com mais informações.
Assim, quando chegam à força de vendas, os profissionais têm todos os dados e informações de que precisam para serem mais eficientes nos resultados. Maior produtividade, taxas de vendas saudáveis e o melhor de tudo, gastando menos recursos.
3 – Conheça os detalhes de dados de cada cliente
Como você provavelmente sabe, saber apenas as informações básicas do cliente não é suficiente para vender agora. Ter dados mais pessoais e aprofundados sobre seu perfil é fundamental para que os vendedores possam “acertar”.
E essa é basicamente a premissa do CRM moderno, pois reúne mais conhecimento sobre os hábitos de consumo, interações, interesses e esperanças de uma marca, permitindo que o lucro aumente a receita de uma organização.
4 – Amplia vendas com uma produtividade diferenciada
Nesse caso, a produtividade é fornecida por meio da análise de indicadores de desempenho relacionados às vendas. Além de simplificar o entendimento da eficácia estratégica, permite que a gestão visualize quais pontos devem ser reavaliados ou alterados para refinar ainda mais o processo.
Percebeu as diversas vantagens do CRM para empresa? Você pode começar a utilizar essa ferramenta na sua empresa: acesse e conheça o CRM Bigin!
Comments