Integração de dados: o que é e como utilizar?

A sua empresa está cheia de dados que podem ser convertidos em insights. Para extrair boas informações, é hora de apostar na integração.  A integração de dados é a solução para reunir aquela quantidade imensa de informações espalhadas por diversos departamentos e sistemas da empresa.

Por exemplo, dados do departamento de marketing influenciam o atendimento, as vendas e o suporte. Quando essas informações são correlacionadas, todos os fluxos podem ser otimizados.

Do contrário, grandes silos isolados dificultam a visão correta dos processos da organização. Então, vamos começar a romper barreiras e partir para a integração de dados? Confira as dicas para começar essa otimização!

O que é integração de dados?

Todos os departamentos da sua empresa coletam grandes volumes de dados com formatos e funções diversas. Se você quer unificar esses fragmentos em um único insight poderoso, saiba que é exatamente o que a integração de dados pode fazer por você.

A integração de dados coleta, organiza, transforma e centraliza dados de diversas fontes, permitindo uma visão unificada. Assim, com subsistemas reunidos em uma plataforma extensa, os dados podem fornecer insights completos.

Com a integração de dados, não é preciso alternar entre diferentes sistemas para obter as informações necessárias. A empresa passa a ter uma fonte completa, onde componentes menores são unificados e padronizados.

Assim, independentemente do setor de onde veio, do tipo, estrutura ou volume, os dados podem ser validados, consolidados, combinados e usados para a eficiência de toda a corporação.

Dentre os aspectos da integração de dados, estão:

● Fontes diversificadas;

● Formatos e estruturas variadas, como textos, imagens, datas e mais;

● Qualidade a partir da limpeza e tratamento dos dados;

● Compatibilidade para diferentes sistemas;

● Transparência;

● Segurança e conformidade.

A integração deve garantir que os dados sejam protegidos, seguindo regulamentações de segurança. Pode parecer uma tarefa complexa, especialmente para empresas que possuem uma grande quantidade de dados espalhados, mas os benefícios valem a pena. Saiba quais são a seguir!

Benefícios da integração de dados

Segundo pesquisa da Forrester Consulting, 79% dos trabalhadores dizem que as equipes da empresa estão isoladas, enquanto 68% afirmam que o trabalho é impactado negativamente porque não possuem visibilidade em projetos multifuncionais.

Essa prática faz com que eles percam 12 horas por semana buscando dados! As organizações modernas contam com várias ferramentas, tecnologias e modos de armazenamento de dados.

Por isso, quando os dados estão separados, simples operações diárias são prejudicadas por desafios de acesso. Esse, provavelmente, é um dos maiores benefícios da integração de dados: a visão mais completa e acessível dos dados da organização.

A integração combina e unifica dados de diferentes fontes em um único sistema coeso, disponível para ser utilizado sempre que a empresa precisar. Por isso, empresas de todos os portes e setores precisam da integração, especialmente os que contam com sistemas e fontes dispersas.

Quando bem executada, a integração de dados pode fornecer eficiência operacional, base para estratégias, melhora na tomada de decisões a curto e longo prazo, bem como vantagem competitiva.

Com dados integrados, as equipes podem facilmente compartilhar informações, comunicar e colaborar de forma mais eficiente. É uma prática essencial para apoiar práticas como a automação, inovação, análise de métricas, gestão do estoque, previsão de vendas e mais.

Por outro lado, sem uma integração adequada, as empresas podem enfrentar erros, inconsistências, redundâncias, dificuldades de analisar e até de encontrar os dados. Sem a integração, até mesmo a conformidade é prejudicada. A empresa pode se perder tentando proteger diversas fontes diferentes.

Com sistemas unificados, fica mais fácil seguir os regulamentos de dados. A integração pode garantir que todos os dados sejam padronizados e protegidos de forma unificada.

Como funciona a integração de dados?

A integração de dados visa resolver vários desafios por meio de diferentes métodos. Por exemplo:

● O seu sistema de marketing precisa de alguns dados do CRM para segmentar melhor o público-alvo;

● O Business Intelligence requer dados financeiros e de marketing para otimizar estratégias;

● O time de suporte precisa de acesso a dados de vendas para atender corretamente o pedido do cliente;

● O time financeiro precisa de dados do time de vendas, enquanto a sua estratégia e planejamento devem ser construídos com base em dados financeiros.

Em muitas empresas, enquanto todos esses departamentos precisam se conectar, os conjuntos de dados estão em diversos formatos. É preciso limpar, organizar e reformatar os dados antes da análise de outra equipe.

O esforço, muito complexo, pode gerar atrasos e perdas de produtividade. Por isso, existem algumas abordagens e técnicas para a integração de dados, como:

● Federated Data Integration: Permite consultas em tempo real em diferentes fontes sem mover ou duplicar dados.

● Data warehouse: O armazém de dados limpa, recolhe e guarda informações de diferentes bancos de dados, fornecendo um relatório.

● Master Data Management (MDM): Cria uma versão “referência” dos dados, garantindo que sejam consistentes e confiáveis em toda a empresa.

● ETL (Extract, Transform, Load): A extração de dados de várias fontes, a transformação dos dados para um formato padrão e a transferência para um sistema de destino.

● ELT (Extract, Load, Transform): Semelhante ao ETL, mas a transformação dos dados é realizada após chegar ao sistema de destino.

● Data Virtualization: Gera uma camada sobre as fontes de dados, permitindo consultá-los e acessá-los como se estivessem unificados.

● APIs e Web Services: Possibilita a integração de sistemas por meio de interfaces de programação de aplicativos (APIs) e serviços web, facilitando a troca.

A integração envolve várias etapas:

1. Extração

Os dados são coletados através de várias fontes, como bancos de dados, arquivos, feeds, aplicações e sistemas.

2.Transformação

Os dados extraídos são convertidos em um formato que pode ser comparado, validado e combinado. Esse passo pode envolver a limpeza e resolução para o sistema.

3. Carga

Os dados transformados são carregados em um sistema comum, como um data warehouse ou outra plataforma, por exemplo.

4. Gerenciamento e serviço

Os dados são disponibilizados para serem usados nos diferentes processos e sistemas da corporação. Eles são monitorados, atualizados e protegidos.

A integração pode ser realizada manualmente, mas é um processo demorado e sujeito a falhas. O ideal é contar com softwares de integração para gerar eficiência.

Boas práticas de integração de dados

A integração de dados requer planejamento cuidadoso, automação e segurança. Confira as práticas recomendadas:

1. Estude a empresa

Compreender o que a empresa precisa alcançar ajuda a orientar o processo de integração de dados e garantir que os resultados saiam como o esperado. Então, estude desde já os sistemas, processos e o uso de dados na sua empresa, compreendendo os processos, avaliando as falhas, necessidades, gargalos e ineficiências.

2. Definir objetivos claros

A integração de dados envolve processos complexos, com diversas fontes de dados. E, já que eles podem te ajudar a cumprir diversas metas, é essencial definir objetivos claros desde o início. Gere um planejamento para a integração, definindo expectativas comunicadas a toda a equipe para manter o time alinhado.

3. Escolha a abordagem

Como você viu, existem vários métodos de integração de dados. Verifique a abordagem com maior custo-benefício, que melhor se alinha aos processos da sua empresa e supre as necessidades encontradas.

4. Priorize a qualidade e segurança

Os dados integrados devem ser confiáveis, saudáveis, relevantes e filtrados. Então, passe por um amplo processo de validação para manter consistência. Implemente medidas robustas de segurança, como criptografia de ponta a ponta, auditorias, controles de acesso e mais.

5. Pense na escalabilidade

À medida que os volumes de dados aumentam, o seu sistema deve ser capaz de manter o desempenho. Escolha uma ferramenta escalável, que possa se adaptar às necessidades e lidar com o crescimento da sua organização sem apresentar falhas.

6. Faça o monitoramento

Desde o início, a integração de dados deve ser monitorada. E, quando ela estiver implementada, a análise regular deve continuar. Afinal, o sistema cuida dos seus dados, e qualquer falha deve ser imediatamente identificada e corrigida antes de gerar dores de cabeça.

7. Capacite a equipe

O uso dos dados é um processo contínuo que requer monitoramento e manutenção constantes. E, para que eles sejam eficientes, as suas equipes devem saber manuseá- los. Então, crie uma verdadeira cultura organizacional baseada em dados na sua empresa.

Treie e capacite o seu time com as habilidades e conhecimentos necessários para usar os sistemas, interpretar os dados, manter a segurança e muito mais. A adesão a estas boas práticas pode ajudar a garantir mais eficiência para a sua empresa.

Por fim, existem muitas ferramentas e software de integração de dados disponíveis no mercado. Escolher a ferramenta certa pode fazer toda a diferença. Então, conheça o Zoho Analytics!

Integre seus dados com o Zoho Analytics

A integração de dados é um processo que pode ser simplificado com o sistema certo. O Zoho Analytics é a ferramenta que você está procurando para gerar eficiência e profundidade na análise de dados diariamente.

A plataforma suporta uma ampla variedade de fontes de dados, como bancos de dados SQL, planilhas Excel, feeds RSS, APIs da web, entre muitos outros.

Depois de importar os dados, você pode usar as ferramentas de preparação de dados do próprio Zoho Analytics para limpar e transformar as informações. As opções são variadas e personalizáveis. Com seus dados importados e transformados, você pode começar a analisá-los.

O Zoho Analytics oferece uma variedade de ferramentas de análise, mostrando os seus dados em um painel centralizado a partir de diversos formatos: gráficos interativos, dashboards e relatórios, por exemplo. Você pode visualizar os seus dados de uma forma que faça sentido, com diversas opções de visualização, desde tabelas e mapas a heatmaps.

A integração de dados com o Zoho Analytics, facilita a análise e a tomada de decisões diariamente para gestores e equipe. Assim, você pode obter os melhores insights e impulsionar o crescimento do negócio. Conheça mais sobre a plataforma de BI da Zoho!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas