Inteligência Artificial (IA): como usar na gestão de projetos

Os gestores de projetos trabalham sob pressão para atribuir e organizar tarefas, planejar, monitorar, comunicar e lidar com prioridades. Se você deseja aliviar essa dor de cabeça e conseguir produzir mais e melhor em menos tempo, precisa contar com a inteligência artificial!

O papel da inteligência artificial no gerenciamento de projetos não pode passar despercebido pela sua empresa - ou a corporação pode perder vantagem competitiva e ficar para trás no mercado. Ela é capaz de automatizar e acelerar o seu trabalho diário.

Então, se você quer atualizar o uso das ferramentas no trabalho e impulsionar os seus métodos, conheça a seguir a gestão de projetos com inteligência artificial!

O que é inteligência artificial no gerenciamento de projetos?

A inteligência artificial, também conhecida pela sigla IA, é uma poderosa ferramenta que remodela a forma com a qual empresas trabalham na gestão de projetos diariamente, ajudando a conter tantos fatores. A gestão de projetos exige equilíbrio, planejamento, controle e execução precisos. Cada projeto é único, com complexidade e variáveis diversas.

Quando o assunto é inteligência artificial na gestão de projetos, é justamente sobre o uso de tecnologias avançadas de machine learning e automação que otimizam esse plano de ação.

A IA transforma a gestão de projetos permitindo que você importe dados de várias fontes, com seu poder de analisar várias informações, aprender padrões, automatizar tarefas e fornecer insights em tempo real. Ela é capaz de embasar a tomada de decisões, otimizar a alocação de recursos e muito mais.

Por isso, segundo pesquisa da McKinsey, em 2021, 56% dos entrevistados já adotaram inteligência artificial em pelo menos uma função na empresa. A estimativa é que serviços de IA cresçam ano após ano!

Quais são as 3 aplicações básicas de inteligência artificial?

Para que você entenda como a tecnologia funciona na prática, aqui estão três aplicações básicas da IA:

1. Machine Learning

Machine Learning é uma técnica de inteligência artificial que possibilita um aprendizado contínuo aos sistemas. Eles passam a melhorar a partir da experiência, analisando padrões e passando a tomar decisões sem intervenção humana. Esse sistema é presente em e-mails para detectar Spam, por exemplo.

2. PLN (Processamento de Linguagem Natural)

O PLN é a capacidade de uma máquina de interpretar e gerar linguagem humana. A tecnologia combina machine learning e outros modelos para compreender falas e textos. Essa tecnologia está presente no dia a dia de vários usuários através dos assistentes virtuais.

3. Visão Computacional

A visão computacional é a tecnologia pela qual as máquinas “enxergam” dados multidimensionais, como imagens digitais e vídeos. Ela desenvolve a construção de sistemas artificiais que obtêm dados sobre imagens. É o sistema usado para reconhecimento facial em smartphones até diagnósticos médicos.

Como fazer uso da inteligência artificial na gestão de projetos

Você conheceu algumas das muitas aplicações da IA, que está se tornando cada vez mais presente. Como viu, você provavelmente já tem contato diário com a tecnologia, que pode ser extremamente útil para a sua gestão de projetos.

Na realidade, uma das áreas mais impactadas pela tecnologia é a gestão de projetos. Ferramentas avançadas de inteligência artificial têm o poder de simplificar a coordenação de programas de todos os tamanhos e tipos. Entenda mais na prática:

1. Uso de inteligência artificial na análise preditiva

Uma IA pode analisar grandes volumes de dados em tempo real, o que possibilita uma análise preditiva. Ela estuda projetos passados e pode prever resultados futuros, entregando insights valiosos, o que te ajuda a antecipar problemas e riscos, tomar decisões embasadas, otimizar orçamentos, cronogramas e estratégias.

2. Melhoria na precisão de estimativas

Ao analisar dados anteriores, a IA pode otimizar a precisão das estimativas dos seus projetos. A inteligência artificial consegue identificar padrões e prever resultados com eficiência além dos erros humanos, embasando decisões e evitando riscos.

3. Automação de tarefas rotineiras

Numa gestão de projetos, diversas atividades ocorrem diariamente. Muitas delas são repetitivas, e podem ser automatizadas por meio da IA. Assim, você passa a economizar o tempo da sua equipe para que foquem em questões mais criativas e estratégicas, ganhando produtividade.

4. Otimização do cronograma e recursos

Com a programação de projetos e previsão de demandas futuras, a IA consegue alocar melhor os recursos para que sejam utilizados de forma mais eficiente, evitando gargalos e melhorando a eficiência operacional.

5. Antecipação e mitigação de riscos

A inteligência artificial consegue avaliar e mitigar riscos no seu gerenciamento de projetos. Ela estuda dos dados anteriores e identifica padrões que podem indicar possíveis problemas. Assim, os gestores podem tomar medidas preventivas.

6. Inteligência artificial para parceria estratégica

O uso da IA no gerenciamento de projetos permite a parceria e integração com empresas e sistemas que também lidam com análise de dados, de forma que você passa a ter informações de outras plataformas para ampliar estratégias e estudar a concorrência.

7. Aprendizado de máquina e melhoria contínua

À medida que os sistemas de IA são alimentados com mais dados, eles podem aprender melhorar continuamente. A IA se tornará mais precisa e eficiente, sendo ainda mais incrível como aliada na otimização dos seus projetos.

A tecnologia pode processar e analisar grandes volumes de dados a uma velocidade impossível para humanos. Então, aproveite para estudar o desempenho do projeto, métricas, performance da equipe e mais.

Além disso, a IA pode te ajudar a aprender com erros passados, otimizar operações, e alguns sistemas de inteligência artificial, como os chatbots, podem melhorar a comunicação dentro da equipe do projeto. Eles respondem a perguntas, fornecem atualizações e até mesmo enviam lembretes.

Conclusão

A inteligência artificial já está presente no cenário da gestão de projetos, e só tende a crescer. Dessa forma, ferramentas eficientes de gestão de projetos estão incorporando recursos de IA, como o Zoho Projects. O sistema possui a poderosa assistente com IA chamada Zia, o exemplo perfeito de como a IA pode melhorar a sua gestão de projetos!

A Zia pode interagir com os usuários via chat e fornecer insights úteis, como atualizações de status, respostas para perguntas sobre o projeto ou até mesmo fornecendo previsões sobre a conclusão. Tudo isso em tempo real!

A Zia ajuda a melhorar a eficiência e a produtividade dos seus projetos diariamente. Ela funciona especificamente para ajudar na organização, planejamento, implementação emonitoramento dos seus trabalhos.

Além disso, a integração da Zia com o ChatGPT permite gerar novo conteúdo ou ajustar o conteúdo existente com base em palavras-chave. A integração ajuda a escrever descrições, reescrever textos, criar planos de ação e até eventos.

Os usuários podem selecionar o texto completo ou parte dele e pedir sugestões à Zia. O texto também pode ser colado de fontes externas. Os usuários também podem alterar o tom do texto com base no contexto, eliminar ambiguidades e garantir informações mais claras. A Zia está disponível em todos os locais onde um editor estiver disponível.

Se você está em busca da plataforma certa de gestão de projetos, conheça o ZohoProjects e a Zia! Descubra como a tecnologia certa de inteligência artificial pode transformar a sua abordagem e levar a eficiência a novos patamares.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas