Índice
- O que é uma landing page?
- Quais são os benefícios de usar landing pages em campanhas de marketing?
- Quais são os elementos essenciais de uma landing page?
- Como fazer testes A/B em landing pages?
- Qual é a diferença entre uma página inicial e uma landing page?
- Como criar uma landing page eficiente?
- Thank you page: o que são as páginas de agradecimento?
- Quais métricas devo acompanhar para avaliar o desempenho de uma landing page?
- Qual ferramenta posso usar para criar landing page?
A landing page, "página de destino”, “página de venda” ou “página de conversão", é uma excelente ferramenta para aumentar as chances de conversão da sua empresa. Entretanto, para alcançar o sucesso na utilização desse recurso, é preciso entender bem como utilizá-lo.
Tire as suas dúvidas sobre landing pages, conquiste leads e converta-os em clientes com as dicas deste guia! Boa leitura.
O que é uma landing page?
Uma landing page é uma página criada especificamente para receber visitantes. Ela é otimizada para conversão, de forma que busca apenas um resultado possível: gerar leads.
Ao receber os dados dos usuários, normalmente através de um formulário de cadastro, a página terá convertido os visitantes em leads. A empresa passa a poder usar os dados para um fluxo de nutrição dos leads, que posteriormente podem virar clientes.
É comum que a landing page receba usuários que clicaram em um link ou anúncio, parte de uma campanha de publicidade, email marketing, redes sociais ou outros canais de tráfego.
Sendo assim, quando o usuário clica em um anúncio, uma campanha de e-mail marketing ou um banner, por exemplo, ele é direcionado para uma página que não possui um menu e o guia para uma ação específica. Ou seja, ele foi encaminhado para uma landing page.
Assim, a landing page direciona a atenção do visitante para uma ação com a qual ele ganhará um benefício. Normalmente a base é preencher o formulário, mas a ação final pode ser comprar, aproveitar um desconto, ler um artigo, pedir um diagnóstico ou consultoria gratuita, baixar um e-book, se inscrever em uma newsletter e mais.
Ou seja, a landing page possui um formulário para gerar algum tipo de conversão. Para isso, as landing pages são objetivas, claras, precisas e organizadas, criadas estrategicamente para despertar curiosidade, interesse e desejo.
Quais são os benefícios de usar landing pages em campanhas de marketing?
Segundo pesquisa, os benefícios de usar uma landing page são inúmeros:
- Elas podem aumentar em até 47% as vendas de uma empresa;
- 45% dos usuários que usam landing pages são mais propensos a comprar;
- Um aumento de uso de landing pages de apenas 10 para 15, aumenta em 55% o número de leads;
- Landing Pages podem aumentar as taxas de conversão em cerca de 80%.
A landing page conta com todos os elementos voltados à conversão do visitante para lead e em seguida para cliente. Por isso, elas são itens-chave nas campanhas de marketing.
São verdadeiras portas de entrada dos prospects para a jornada de compra. Você poderá gerar mais conversões, aumentando os resultados e tornando sua estratégia mais lucrativa.
Já que as landing pages possuem um objetivo, costumam eliminar todas as distrações que não são relevantes para cumprir a sua finalidade. Assim, há naturalmente um aumento nas taxas de conversão.
Elas também são úteis para o lead scoring ou a classificação dos leads de acordo com o seu interesse e possibilidade de compra. Assim, você mantém um controle sobre as ações do usuário, e o lead é classificado para que os esforços de marketing sejam personalizados.
Assim, o time de vendas sabe quem está pronto para a venda, já que demonstrou muito mais interesse, então tem mais chances de conversão. A segmentação e qualificação de leads acontece com facilidade a partir das informações solicitadas na landing page.
Você entenderá quais são os grupos com interesses semelhantes para gerar novas estratégias direcionadas. A landing page capta uma quantidade enorme de dados de forma simples e rápida, os custos são baixos e os esforços são precisos.
Quais são os elementos essenciais de uma landing page?
Confira os elementos que não podem faltar na sua landing page:
Título e subtítulo
Uma landing page eficiente deve conter elementos como um título e o subtítulo persuasivos, claros e objetivos, que chamam a atenção do visitante, comunicando claramente o benefício que ele obterá ao realizar a ação.
Conteúdo relevante
O conteúdo deve ser igualmente relevante e convincente, direcionado para o público-alvo. Forneça informações convincentes sobre o produto, serviço ou oferta. A descrição sobre a oferta deve eliminar dúvidas, usando bullet points, sentenças curtas, fáceis de ler, com pontos importantes e bem destacados.
Diferentes formatos
Fale de benefícios e vantagens, apostando em imagens e vídeos explicativos ou outros materiais fáceis e ilustrativos. Não opte por imagens genéricas, mas as que ajudam na conversão.
Call-to-action
Use Call-to-action (CTA) ou chamado para ação, em português. A chamada deve ser clara, visível, atraente, com botões ou links fáceis, verbos de ação destacados, orientando o visitante a finalizar a ação e estimulando a conversão.
Formulário
Use um formulário para captura de informações sobre os leads, curto e simples, solicitando apenas os dados essenciais necessários para a conversão. Não faça um formulário exaustivo, pois, quanto mais informações, menor a taxa de conversão.
Coloque as informações que você precisa coletar dos leads para prosseguir com as próximas etapas do marketing para vendas.
Design otimizado
Use elementos visuais atraentes e envolventes, que direcionam o olhar do visitante, pensando sempre em promover a melhor experiênxia na página. Inclua depoimentos de clientes satisfeitos, design responsivo e senso de urgência, ou seja, quanto tempo falta para a oferta expirar, estimulando o visitante a agir mais rápido.
Veja no exemplo a seguir quais elementos são essenciais em uma página de conversão:
Como fazer testes A/B em landing pages?
Uma boa forma de aumentar a taxa de conversão de visitantes em leads é através da experimentação de melhorias com testes A/B. É o teste mais comum para verificar qual a melhor versão da sua página gera mais leads. Para isso, você pode criar duas versões de uma mesma página, variando elementos como layout e conteúdo, a depender do seu objetivo.
Por exemplo: você pode testar CTAs distintas, posições de botões diferentes, mudanças de cores e mais, apenas para ver qual opção (A ou B) tem maior poder de conversão.
Selecione um grupo de pessoas e faça a divisão. Para cada metade, encaminhe um tipo (A ou B). Depois, mensure qual teve mais visualizações, acessos, cliques ou outra ação. Assim, você irá verificar qual é a melhor versão.
Conte com ferramentas para analisar o comportamento do usuário. Com esses dados, você poderá melhorar a landing page, aumentando o seu potencial de conversão.
Qual é a diferença entre uma página inicial e uma landing page?
A página inicial, ou home page, é a página principal do site, sendo geralmente o ponto pelo qual os visitantes entram. É uma introdução ao conteúdo do site, com uma visão geral da empresa, informações sobre as soluções ofertadas, contatos e links importantes.
Já a landing page é uma página projetada para receber e converter visitantes em leads ou clientes. Ela tem um objetivo claro, incentivar os visitantes a preencher um formulário de contato e/ou aproveitar um benefício.
A landing page tem foco na ação esperada específica dos usuários, enquanto a página inicial orienta os visitantes a explorarem a página. Ela tem uma estrutura mais complexa, já que é a porta de entrada do site.
A landing page deve ser mais simples, com menos distrações, mantendo o foco no objetivo principal do clique, conversão de visitantes e ações de cadastro.
Como criar uma landing page eficiente?
Não se preocupe, criar uma landing page não demanda um grande trabalho. De preferência, você deve investir em plataformas para a criação de landing pages, economizando tempo e otimizando os resultados.
Crie o título
Aguce a curiosidade do leitor e descreva o que o usuário vai ganhar com o preenchimento do formulário. Escreva com objetividade, demonstrando benefícios e vantagens.
Crie o subtítulo
O subtítulo deve dar informações adicionais para convencer o usuário a clicar e obter o que é oferecido. Indique o que ele irá ganhar com a ação incentivada.
Escreva as descrições da oferta
Escreva a melhor oferta, venda bem a sua ideia, elimine pontos de dúvidas com frases simples, curtas e rápidas para que o usuário leia sem dificuldades. Escolha os pontos mais importantes, benéficos, sem parágrafos longos, em tópicos e destacando o necessário.
Escolha imagens para a landing page
Evite ilustrações generalistas, escolha sempre a imagem relacionada com a oferta, que reflitam o seu público-alvo, causem identificação e dinamismo.
Determine os campos do formulário
O formulário deve variar conforme a oferta e o público-alvo para o qual a oferta é direcionada, o estágio do funil no qual o visitante se encontra e mais. De modo geral, invista em formulários pequenos, pois muitos campos afastam o usuário.
Customize a identidade da página
A landing page deve ter uma identidade visual semelhante a identidade da sua empresa ou da campanha criada. Sempre com contrastes que destacam os botões e chamadas para a ação.
Insira a URL
Use a palavra-chave em uma URL amigável. Não opte por uma URL longa ou difícil de entender, evite caracteres especiais ou números aleatórios.
Insira a imagem de promoção
Insira uma imagem de promoção para as redes sociais nas configurações do seu software de landing pages. Assim, ao publicá-la nas redes, a imagem relacionada irá aparecer automaticamente.
Crie um email de agradecimento
Lembra do e-mail de agradecimento? Crie um para que o visitante receba a oferta em sua caixa de entrada e sinta o apreço da sua marca quando se tornar lead.
Determine o lead scoring
O lead scoring serve para que você classifique e pontue os leads de acordo com comportamentos e características. Opte por uma plataforma de criação de landing page que já tenha essa função.
Crie uma página de agradecimento
A Thank you Page, semelhante ao e-mail de agradecimento, irá confirmar que o lead terá acesso à oferta. Nessa página, você pode ainda inserir uma oferta complementar para estimular o lead a prosseguir na jornada. Ofereça materiais, diagnósticos, descontos exclusivos e mais.
Ative as notificações
Receba o aviso de que um usuário acabou de virar lead! Assim, você poderá abordar o lead com mais agilidade.
Monitore as taxas de conversão
Acompanhe o desempenho da sua landing page, fazendo alterações quando necessário.
Thank you page: o que são as páginas de agradecimento?
As páginas de agradecimento, também chamadas de "thank you pages", são as páginas que os visitantes veem após concluírem uma ação desejada em uma landing page, como preencher um formulário ou clicar em um botão de inscrição.
Essas páginas agradecem aos visitantes pela ação e pelo fornecimento dos seus dados, mas também podem ser usadas para direcioná-los para outras ações.
As "thank you pages" possuem mensagens claras e concisas de agradecimento, confirmação do sucesso da ação concluída (“formulário enviado com sucesso”, “consultoria grátis agendada”, “inscrição em newsletter confirmada” e mais).
A página de agradecimento também pode fornecer instruções adicionais sobre o que fazer em seguida, ou ainda materiais complementares interessantes, como artigos relacionados, acesso a outras soluções, produtos complementares, conteúdos exclusivos, etc.
As páginas de agradecimento são valiosas para envolver os usuários, demonstrar apreço, fornecer informações adicionais e direcioná-los para a próxima fase do funil.
Quais métricas devo acompanhar para avaliar o desempenho de uma landing page?
Existem várias métricas que você pode acompanhar, mas a escolha depende dos objetivos da sua landing page, da sua campanha e do tipo de ação que você deseja que os visitantes realizem.
Apenas configure bem a sua ferramenta de análise para coletar dados precisos e acompanhe-os regularmente. Depois, basta analisar e usar o que interpretou dessas métricas para otimizar continuamente a landing page. Confira algumas das métricas mais importantes:
Taxa de conversão
É a porcentagem de visitantes que realizaram a ação desejada, como preencher o formulário, comprar ou assinar uma newsletter. É uma métrica essencial, cuja fórmula é: (Número de Conversões / Número de Visitantes) x 100.
Taxa de rejeição
A porcentagem de visitantes que saíram da página sem qualquer ação. Uma taxa de rejeição pode ser um sinal de que a landing page não está conseguindo atender às expectativas.
Tempo de permanência
Quanto tempo os visitantes passam na landing page? Esse tempo médio pode indicar o nível de envolvimento - se estão saindo rapidamente da página, a sua landing page pode não estar sendo atraente ou a oferta não é convincente.
Origem do tráfego
Entenda quais canais de marketing estão gerando mais tráfego para a sua landing page. Assim, você pode otimizar as suas estratégias de marketing, apostando nos melhores canais e evitando investimento em redes que os seus usuários não utilizam.
Taxa de cliques (CTR)
Entenda como anda a taxa de cliques no seu botão de chamada para ação (CTA), ou seja, qual a porcentagem de visitantes que clicaram no botão. Uma baixa taxa de cliques pode indicar que o CTA não está atraente o suficiente, enquanto uma alta taxa de cliques é interessante para a sua campanha.
Taxa de abandono do formulário
A sua landing page possui um formulário? Fique atento à taxa de abandono, que mostra a porcentagem de visitantes que começaram a preencher o formulário, mas não finalizaram o cadastro. O formulário pode ser muito longo ou complicado, desencorajando os usuários.
Taxa de retorno
A porcentagem de visitantes que retornam à landing page, o que, quando alta, pode indicar que a página está fornecendo um bom valor e mantendo o interesse dos visitantes.
Receita gerada
Se sua landing page está relacionada a uma compra, com essa taxa, você terá uma visão clara do retorno sobre o investimento (ROI).
Qual ferramenta posso usar para criar landing page?
A criação de uma landing page exige estratégia. Você precisa de uma ferramenta capaz de aumentar a sua taxa de conversão e captar as melhores oportunidades de maneira prática e eficiente.
Caso não aproveite uma plataforma para desenvolver páginas, o conteúdo deverá ser inserido por um desenvolvedor, e leva mais tempo e dinheiro. Use o Zoho Landing Page para criação de landing pages com facilidade, rapidez e eficiência!
E para aumentar a sua chance de obter bons resultados, é essencial que a sua ferramenta de criação de landing page seja integrada aos outros aplicativos que você usa no marketing, como e-mail marketing, gestão de leads, ou automação de marketing.
Na Zoho, você ainda pode criar suas Landing Pages diretamente na plataforma de automação de leads com o Zoho Marketing Automation. São modelos prontos e responsivos que você pode publicar em minutos sem precisar de um desenvolvedor.
Conheça os recursos de geração de leads do Marketing Automation para projetar landing pages com ótimas taxas de conversão. Adicione textos, imagens, formulários, botões de chamada para ação (CTAs) e outros elementos com editor visual. Automatize o seu marketing, faça campanhas, personalize formulários, direcione o tráfego relevante e mais.
Comments