Já ouviu falar em CDP? Preparamos esse texto bem simplificado para você saber o que precisa sobre Customer Data Platform e obter vantagem. Boa leitura!
Nos primórdios do marketing online, os profissionais de marketing enfrentavam o problema de ter informações limitadas sobre os clientes. As possibilidades de segmentação eram mínimas e a publicidade online era mais imprevisível do que hoje.
Agora, a situação é completamente diferente. Estamos lidando com uma abundância de canais e fontes de dados, e o único problema é saber como coletar e aproveitar tudo isso convenientemente nos esforços de marketing.
Combinar todos os dados em um só lugar é a chave para um marketing eficiente. Embora as informações estejam geralmente disponíveis, elas geralmente estão espalhadas por vários silos – bancos de dados, plataformas e sistemas que armazenam os dados de uma empresa, mas não estão conectados entre si.
A criação de uma imagem confiável do cliente requer acesso a dados de primeiro, segundo e terceiro. Isso pode envolver a coleta de quantidades incríveis de informações comportamentais históricas sobre o cliente de várias fontes e a junção de todas elas para obter a imagem mais completa do cliente.
O que é Customer Data Platform (CDP)?
Uma plataforma de dados de clientes (CDP) é um banco de dados interativo que coleta dados relevantes de vendas e comportamentais de seus clientes, criando perfis de dados individuais extensos e em constante evolução.
Esse software pode coletar dados de canais como sites, aplicativos, assistentes digitais e nuvens de marketing. Ele coleta dados demográficos, psicográficos, comportamentais, filmográficos, transacionais e muito mais. Mais importante ainda, todos os dados são coletados de forma legal e podem ser constantemente atualizados.
Uma plataforma de dados de clientes fornece uma melhor compreensão de seus clientes existentes e potenciais, permite a elaboração de campanhas de vendas e marketing hiper personalizadas, vincula novos dados aos que você já possui e geralmente é compatível com suas ferramentas existentes.
Customer Data Platform: entendendo o que faz
A melhor maneira de explicar isso é pelo exemplo. Digamos que uma empresa esteja tentando entender melhor seus clientes. Seu CDPseria usado para coletar dados de pontos de contato como o Facebook, o site da empresa, e-mail e qualquer outro local em que um cliente pudesse interagir com a empresa. O CDPcoletará todos esses pontos de dados, os consolidará em um perfil de cliente unificado de fácil compreensão e, em seguida, tornará esse perfil utilizável para outros sistemas que possam precisar – como a plataforma de anúncios do Facebook.
Esse processo permite que a empresa use a segmentação para entender melhor seu público e criar campanhas de marketing mais personalizadas. A empresa pode facilmente criar um público de publicidade com base em todos que visitaram uma página específica em seu site e também no recurso de bate-papo ao vivo da empresa. Ou podem segmentar e visualizar rapidamente os dados dos visitantes do site que abandonam seus carrinhos.
Customer Data Platform (CDP) vs Customer Relationship Management (CRM): qual é a diferença e qual você precisa?
Uma coisa importante a entender sobre os CDPsé que, embora eles lidem com os dados do cliente, esses softwares não são o mesmo que uma Plataforma de Relacionamento de Clientes. Os provedores de CRM (Customer Relationship Management), por outro lado, ajudam as empresas a organizar e gerenciar as interações voltadas para o cliente , mas não coletam dados comportamentais sobre como os clientes interagem com seu produto ou serviço (é aí que entram os CDPs).
Os dados que compõem uma Customer Data Platform
Os CDPsprecisam dos dados do cliente para funcionar. Para a maioria dos CDPs, esses dados do cliente vêm na forma de dados primários , o que significa que são dados coletados por uma empresa e usados apenas para o marketing dessa empresa.
Ao contrário dos dados primários (dados coletados diretamente do cliente), os dados de terceiros são dados do usuário que as empresas compram e/ou compartilham com outras empresas.
Os dados de terceiros são usados com mais frequência para segmentar novos usuários em potencial para publicidade, personalizar sites para novos visitantes líquidos e monetizar aplicativos sem outro fluxo de receita. Dada a frequência com que os dados de terceiros mudam de mãos, é difícil determinar se eles foram coletados com consentimento.
Com dados primários, isso é menos provável porque você saberá exatamente como, quando, onde e por que coletou seus dados. Essas são perguntas importantes a serem respondidas ao avaliar a precisão dos dados.
Os CDPspegam seus dados primários e os tornam úteis para você por meio de um processo chamado integração de dados do cliente . Esse tipo de integração de dados envolve a combinação de informações e identificadores de bancos de dados separados em um formato utilizável para uma análise mais precisa.
Os benefícios de uma Customer Data Platform
Além de fornecer uma visão completa do seu cliente, existem três outros grandes benefícios de implementar uma CDP:
1. Gerenciamento de dados de clientes mais organizado
O gerenciamento de dados do cliente é o processo de adquirir, organizar e usar os dados do cliente. Os CDPstornam esse processo incrivelmente simples, organizando os dados de seus clientes de uma maneira que os tornem utilizáveis.
Organizar seus dados requer um pouco de configuração quando você começa a usar um CDP. Uma vez definido, exigirá muito pouca manutenção.
Aqui estão alguns recursos para ajudá-lo a saber mais sobre como organizar e gerenciar seus dados de clientes:
Princípios para um ótimo gerenciamento de dados de clientes
Tornar seus dados precisos e úteis requer uma série de etapas. Este guia ajudará você a aprender a importância de uma estratégia de governança de dados, um plano de rastreamento de dados e como a quebra de silos de dados é uma parte crucial do excelente gerenciamento de dados do cliente.
Governança de dados escalável
Dados úteis requerem uma estratégia de governança de dados. Sem essa estratégia, pode ser fácil coletar dados inúteis ou coletar dados de maneiras erradas. Qualquer um deles resultará em dados desorganizados que serão difíceis de usar, mesmo que você saiba o que está procurando.
O que é um plano de dados?
Um plano de rastreamento de dados é um componente de sua estratégia de governança de dados. Normalmente, esses planos são documentos ou planilhas usados em uma organização, servindo tanto como ferramentas de gerenciamento de projetos quanto como documentos de referência.
Depois de ter um bom controle sobre os dados do cliente, o próximo passo é descobrir o que fazer com esses dados. É aí que a análise de clientes se encaixa.
2. Análise de clientes mais perspicaz
A análise do cliente envolve a compreensão do comportamento do cliente em toda a jornada do cliente para ajudar a tomar decisões de negócios relacionadas a marketing, desenvolvimento de produtos, vendas e muito mais.
Existem quatro componentes principais para a análise de clientes:
- Coleta de dados
- Classificação de dados
- Armazenamento de dados
- Análise de dados
Cada um desses componentes por si só não é muito útil, mas ao usar um CDPpara combinar todos esses componentes, você terá uma plataforma poderosa para análise de clientes. E, com o sistema de análise de clientes adequado, você pode melhorar significativamente a fidelidade e a retenção do cliente (e, portanto, o valor da vida útil do cliente).
Análise de clientes: como usar a análise de dados de clientes para um ROI mais alto?
A análise de clientes envolve a compreensão do comportamento do cliente para tomar decisões de negócios relacionadas a marketing, desenvolvimento de produtos, vendas e muito mais. Sem um CDP, seus dados provavelmente ficarão desorganizados e isolados, o que os torna quase inúteis para análises de clientes.
3. Proteção e privacidade de dados aprimoradas
Com o surgimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) e outras leis de privacidade de dados, respeitar a privacidade dos dados do cliente é mais importante do que nunca.
Confira abaixo mais detalhes sobre CDPe como pode ajudar a melhorar sua proteção de dados, privacidade e conformidade com determinadas leis de privacidade de dados.
- O CDPpode ajudá-lo a proteger os dados do cliente limitando a quantidade de dados que você coleta;
- A estratégia de governança de dados e o plano de dados que você usa com o CDP ajudarão a garantir que você colete apenas dados críticos para seus esforços de marketing.
Em suma, os CDPssão softwares complexos. Quando você usa um corretamente, ele pode fornecer informações sobre seus clientes. Você pode então usar esse conhecimento e melhorar seu marketing, vendas e até mesmo seus produtos.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog e receba mais conteúdos como este!
A Zoho garante resultados para o seu negócio. Conheça nossas soluções!
Comments