Dados são mais valiosos do que nunca, e guiam diariamente as empresas nos mais diversos setores. Essa coleta deve ser uma sólida na rotina de empresas que querem crescer no mercado, melhorar processos e soluções, além de aumentar as vendas.
Mesmo assim, muitos negócios não sabem exatamente como coletar e usar esses dados para tomar decisões, com dúvidas sobre termos como Business Analytics e Business Intelligence, por exemplo - o que pode prejudicar a sua vantagem competitiva.
Afinal, práticas como o BA e o BI podem te ajudar a entender o mercado, identificar oportunidades e antecipar riscos.
O Business Intelligence oferece uma visão clara do que aconteceu e está acontecendo na empresa, enquanto o Business Analytics vai além, explorando dados para prever e otimizar.
Então, você quer saber como essas duas abordagens podem revolucionar a sua estratégia? Confira o guia para entender as diferenças, exemplos práticos, quais ferramentas vão te ajudar e mais. Boa leitura!
O que é Business Intelligence?
Business Intelligence (BI) pode ser traduzido para “inteligência de negócios” ou “inteligência de mercado”.
Trata-se de um conjunto de estratégias e tecnologias usadas para coletar, analisar e apresentar informações de negócios. O objetivo principal é apoiar a tomada de decisão baseada em dados para melhorar o desempenho.
O BI inclui a coleta de dados internos e externos, seja do mercado, da concorrência (benchmarking), das redes sociais e mais. Depois, os dados são passados para o formato certo e armazenados, o que facilita a análise.
Para ser aplicado, o Business Intelligence precisa contar com ferramentas que permitem a análise aprofundada dos dados: seus padrões, tendências e até estatísticas.
A visualização também deve ser fácil, com painéis para observar métricas, geração de relatórios com insights, gráficos e mais.
Assim, o BI fornece dados atualizados para suportar decisões, identificar áreas de melhoria, compreender o mercado, a concorrência e o comportamento do cliente para oferecer um serviço mais personalizado.
O que é Business Analytics?
O Business Analytics (BA) é o processo de coletar e analisar dados para extrair insights que ajudem nas mais diferentes decisões e operações. Pode ser traduzido para “análise de negócios”.
Diferente do Business Intelligence (BI), que se concentra principalmente na descrição dos dados e no que está acontecendo, o BA foca na análise preditiva e prescritiva para entender por que algo está acontecendo e o que pode acontecer no futuro.
Esses dados são transformados em relatórios, dashboards e as mais diferentes visualizações.
Tecnologias como modelagem estatística, machine learning, simulações e algoritmos de previsão são usados para otimizar a forma como as empresas lidam com os cenários atuais e futuros.
Assim, fica mais fácil corrigir falhas, impedir prejuízos, se adaptar às tendências, otimizar processos internos e até às ofertas feitas para os clientes, sempre de acordo com as suas necessidades e preferências.
Em resumo, os dados permitem que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças e obtenham uma vantagem sobre a concorrência.
Qual é a diferença entre Business Analytics e Intelligence?
O principal objetivo do BI é apoiar a tomada de decisões, fornecendo uma visão clara e detalhada do desempenho atual e histórico, coletando e armazenando dados de diversas fontes, explorando esses conjuntos para identificar relações e facilitando a sua visualização.
Enquanto isso, o BA vai além, buscando entender as causas dos eventos e prever os cenários futuros.
Ou seja, enquanto o Business Intelligence responde a questões como “o que aconteceu?” e “como aconteceu?” ou “qual foi a causa?”, o Business Analytics busca entender o que vai ocorrer.
Por isso, o Business Analytics é considerado mais proativo, enquanto o Business Intelligence é uma prática mais reativa - de reação direta aos acontecimentos verificados. Então, a aplicação do BI e BA deve ser em conjunto.
Um não substitui o outro, já que se complementam e são capazes de te ajudar a reduzir as chances de erro ao tomar uma decisão que pondera, com base em dados, os mais diversos cenários e fatores.
Como esses conceitos podem trabalhar em conjunto?
O Business Intelligence e o Business Analytics se tornam cada vez mais essenciais para quem quer se destacar nos diferentes setores. Afinal, todos os setores corporativos produzem dados, em maior ou menor escala, em diferentes segmentos e formatos.
Todo gestor quer saber lidar com aqueles problemas complexos, ganhar credibilidade ao defender ideias e lidar com riscos ou oportunidades. Por isso, os profissionais precisam da análise de dados.
Então, entram o BI e o BA, que são distintos, mas altamente complementares. Na realidade, antes de aplicar o Analytics, as empresas começam com as práticas do Business Intelligence, pois os dados coletados com o BI servirão como base para o BA.
O BI explica o que está acontecendo com a empresa, o que firma a capacidade de criar projeções futuras - sendo o BA um próximo passo fundamental, sempre se baseando no estudo feito e nos dados acessíveis. É uma continuação do trabalho feito pelo BI.
Assim, quando usados em conjunto, eles podem fornecer uma visão profunda da empresa e de cenários externos.
Essa combinação vai além das descrições sobre dados, realizando diagnósticos, recomendando ações e fornecendo insights em tempo real para as mais diversas operações diárias da equipe.
Com o BI e o BA, você personaliza campanhas de marketing, gerencia o estoque, faz relatórios financeiros, previsão de despesas e receitas, otimização dos investimentos, identifique ineficiências e pode rapidamente entender o cenário para responder às mudanças no setor e nos clientes.
Se a sua organização ainda não está aproveitando o poder combinado de BI e BA, o Zoho Analytics é a ferramenta ideal.
É uma plataforma fácil, e rapidamente a sua equipe estará aproveitando os melhores recursos. A análise de dados avançada permite transformar dados brutos em insights por meio de visualizações intuitivas, relatórios e dashboards personalizáveis.
Crie gráficos de barras ou linhas, tabelas dinâmicas, mapas de calor e mais, além de acompanhar métricas e receber alertas sempre que alguma mudança ocorrer nos KPIs.
Use a automação para atualizar os relatórios, além das muitas tecnologias, como Inteligência Artificial, mineração e análise preditiva - usada para observar tendências e comportamentos futuros.
Aproveite a Zia, sua assistente de IA, para gerar insights, sugestões, correções e recomendações. Ela cumpre o que você solicitar!
O Zoho Analytics centraliza dados ao ser integrado a diversas fontes. Essa combinação das informações dos sistemas usados na sua empresa ajuda a construir uma visão completa de tudo o que está acontecendo nos diferentes departamentos.
Além disso, a sua equipe pode colaborar em tempo real, em absoluta segurança, com criptografia, controle de acesso, auditorias regulares, backups e mais. O time pode comentar, interagir nos relatórios, receber notificações automáticas sobre atualizações e mais.
Enquanto isso, a equipe analisa os mais diversos dados em poucos cliques: o tráfego do site, a distribuição do mercado, como os leads interagem com as páginas da empresa, as vendas, os comportamentos segundo a localização geográfica e diversas outras segmentações.
Teste o Zoho Analytics por 15 dias e transforme as estratégias de Business Analytics e Intelligence no dia a dia da empresa, de forma rápida e eficiente, em apenas alguns cliques.
Comments