Saiba os 7 riscos da falta de licença de software

A licença de software é parte fundamental da segurança digital da sua empresa. Ela vai te ajudar a aproveitar o melhor dos recursos digitais, indispensáveis para a produtividade.

Então, se você quer desempenhar processos com sucesso e superar a concorrência, com recursos tecnológicos funcionais, você precisa saber mais sobre o licenciamento de software e os riscos que a sua falta pode causar na produtividade. Vamos lá!

Antes de tudo: o que é licença do software?

O licenciamento de software é uma autorização para que as empresas contratantes possam usar os softwares em segurança, com direito legal de utilização, regularizando assim o uso e gerando proteção para todos os envolvidos.

É esse documento que determina quem pode usar o software, restringindo o seu uso a determinados usuários, como os colaboradores da empresa. A licença de software também vai dizer como ele pode ser usado - a sua finalidade e tarefas. Ela determina ainda o período de tempo em que ele está disponível e o seu preço.

Além de sistematizar o melhor aproveitamento do serviço, também serve para assegurar os direitos autorais do criador do software. Esse documento legal define os termos, condições de uso, restrições e direitos estipulados. 

Os termos estabelecidos podem variar: existem licenças de uso pessoal, licenças comerciais, licenças de servidor, licenças de estação de trabalho, aquisição perpétua, temporária ou licenças de código aberto, por exemplo. 

Leia atentamente os termos da licença de software antes da instalação. Com a licença, você passa a ter direito legal de uso do software. Por isso, é essencial ficar atento ao seu vencimento para melhor gestão dos ativos de TI da empresa.

Quais os riscos de ter um software não licenciado?

O uso de software não licenciado apresenta diversos riscos e multiplica as chances de dados vazados, o que pode gerar prejuízos. A falta do software licenciado também significa não ter as garantias do desenvolvedor, de forma que o software pode ter sido modificado, estar mais vulnerável, desatualizado e até acessível a quem o modificou.

Conheça mais sobre alguns riscos e evite prejuízos:

1. Riscos legais

O uso de software não licenciado é uma violação dos direitos autorais e, por isso, a empresa que a comete está sujeita a sanções legais. Essas empresas podem enfrentar multas e processos judiciais. As multas podem variar de acordo com o país e o tipo de software, mas podem chegar a montantes significativos.

2. Riscos de segurança

A falta de licença de software inibe o direito de atualizações regulares de segurança, o que torna as empresas mais vulneráveis a ataques de hackers e malwares, o que pode resultar em violações, perdas de dados e danos à reputação da corporação.

3. Riscos operacionais

O software não licenciado ainda pode ser instável, o que é capaz de gerar problemas de desempenho, bugs ou falta de suporte. Isso pode resultar ainda em problemas técnicos, dificuldades na produtividade, perdas de dados, interrupções e prejuízos. 

4. Reputação prejudicada

Todos esses problemas podem prejudicar a reputação da empresa, já que ser associado a práticas ilegais e antiéticas é algo negativo para a imagem da corporação no mercado.

5. Falta de suporte e atualizações

Softwares não licenciados não costumam ter acesso a suporte técnico ou atualizações que entregam recursos importantes, como correções de bugs e melhorias essenciais para o sucesso do negócio.

Além disso, o software não licenciado pode não ser compatível com outros sistemas usados pela sua empresa, o que pode causar problemas de desempenho, integração ou até mesmo perda de eficiência nos processos.

Portanto, evite softwares não licenciados! Invista em softwares legais e devidamente licenciados, em conformidade com as leis de direitos autorais, garantindo segurança, bom desempenho e a melhor reputação para a empresa.

Qual a diferença entre software sem licença e software pirata?

O software não licenciado, como o próprio nome diz, indica um sistema sem uma licença válida, oferecida pelo detentor dos direitos autorais. Assim, o usuário não possui permissão legal para usar o software. 

A falta de licença de software costuma ser um uso ilegal, sem o pagamento de taxas ou a permissão adequada.

Já o software pirata costuma ser um software não licenciado que foi copiado, distribuído ou usado ilegalmente - como a reprodução ilegal de CDs, DVDs ou downloads feitos em sites ilegais. 

Trata-se de uma violação direta dos direitos autorais, podendo ser infração criminal em muitos países. Além disso, é comum que o software pirata tenha problemas de instalação, já que o antivírus da organização geralmente bloqueia a sua entrada.

Ou seja, o software não licenciado seria, por exemplo, cópias adicionais de um programa em equipamentos da empresa sem adquirir as licenças. Já o software pirata seria fazer download de uma versão ilegal de um programa a partir de um site não autorizado. Os dois casos podem resultar em consequências legais.

Vantagens de ter uma licença de software na sua empresa 

Para que você entenda melhor os benefícios da licença de software para a sua empresa, vamos tomar como exemplo prático a suíte de produtividade Zoho Workplace. Entenda:

1. Licenciamento abrangente

Para garantir que você está usando o software de forma legal, é preciso respeitar a licença. Portanto, você deve garantir que os termos e condições são adequados para você. 

A plataforma Zoho Workplace é eficaz para que não seja preciso usar softwares não licenciados. A plataforma oferece vários aplicativos em uma suíte de produtividade: e-mail, chat, planilhas, apresentações, processamento de textos, videoconferência, webinars e mais.

Com uma licença do Zoho Workplace, a empresa tem acesso a todas as ferramentas necessárias para operar sem a necessidade de recorrer a vários softwares, ter que lidar com inúmeras licenças, os seus custos e os seus prazos de validade.

2. Atualizações e suporte

As licenças de software costumam incluir atualizações regulares, suporte e outros benefícios. Assim, você terá acesso às últimas versões com correções e maiores proteções.

No Zoho Workplace, a empresa tem direito a atualizações regulares do software, o que garante a versão mais recente e segura. Além disso, a Zoho oferece suporte técnico e humanizado para resolver qualquer problema ou dúvida do usuário.

3. Conformidade legal

Como você viu, usar um software sem a devida licença pode resultar em consequências legais. 

Com o Zoho Workplace, as empresas podem ter a tranquilidade da segurança e conformidade com as leis. A Zoho é uma empresa confiável, mundialmente conhecida e respeitada, com produtos licenciados corretamente, conforme as regulamentações.

As licenças de software incluem medidas de segurança para manter seus dados protegidos.

4. Centralização de aplicativos

Na plataforma Zoho Workplace, é possível centralizar todas as ferramentas em um único sistema, o que simplifica a gestão e o controle dos processos diários e das licenças de software. 

Com uma licença válida, você terá acesso a todas as funcionalidades e recursos do Zoho Workplace, sem restrições.

Essa centralização reúne todos os aplicativos em um único lugar, sem que os profissionais precisem alternar entre softwares a cada vez que usem uma nova função. Assim, é possível otimizar a colaboração, a produtividade, o uso do tempo e a eficiência.

A centralização de aplicativos também aprimora a segurança dos dados, já que eles ficam armazenados em um único lugar, sem o risco de diversas políticas de segurança diferentes coexistindo. Esse fator gera maior controle e redução de custos.

5. Integração com outras soluções

O Zoho Workplace conta ainda com possibilidade de integração com uma variedade de aplicativos, e você pode gerenciar esses softwares e quem tem acesso a eles. Fica mais fácil integrar a troca de dados entre departamentos e melhorar a experiência fornecida ao cliente.

A plataforma é projetada para permitir que as empresas continuem a utilizar as ferramentas com as quais estão familiarizadas, mas em um ambiente licenciado e legal.

O Zoho Workplace é uma solução abrangente e licenciada para suprir as necessidades de software da sua empresa. Com a plataforma, você terá atualizações regulares, criptografia de ponta a ponta, suporte técnico, conformidade legal e integração com outras soluções.

Não corra mais riscos com a falta de licença de software! O Zoho Workplace pode ajudar a sua empresa a nutrir um ambiente de trabalho eficiente e seguro.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas