O que é um email criptografado: entenda sua importância na segurança de dados

Milhões de emails corporativos são enviados diariamente, contendo informações financeiras sobre operações ou até dados sensíveis dos clientes. Manter a segurança dessas mensagens é essencial para que a empresa evite prejuízos financeiros e na sua reputação. Por isso, é essencial investir em email criptografado.

As mensagens digitais corporativas podem ser verdadeiros alvos de crimes cibernéticos, por isso, a criptografia de email deve garantir a confidencialidade, o controle do acesso e outros benefícios para proteger os dados.

O email criptografado é ilegível para qualquer outra pessoa, exceto para o destinatário. Portanto, se você está procurando uma forma eficiente de proteger as suas informações e garantir que as suas comunicações permaneçam privadas, entenda como essa técnica pode te ajudar!

O que é um email criptografado?  

Um email criptografado foi codificado ou alterado para ocultar o conteúdo. Ele só pode ser lido por alguém que tenha a chave de descriptografia correta.

Com este nível de segurança, mesmo que a sua mensagem seja interceptada durante o envio, o conteúdo será inacessível para o intruso. Assim, o objetivo é proteger a privacidade da mensagem.

Existem dois tipos principais de criptografia amplamente conhecidos:

- O TLS estabelece uma conexão criptografada entre duas partes, garantindo a integridade dos dados transmitidos. O TLS é usado em aplicativos, e-mail, mensagens instantâneas e redes privadas virtuais (VPNs). A tecnologia TLS (Transport Layer Security), uma evolução do famoso SSL (Secure Sockets Layer).

- O PGP (Pretty Good Privacy) é um programa de criptografia que entrega privacidade e autenticação para comunicações. Ele combina criptografia de chave simétrica e de chave pública para proteger mensagens e arquivos em diferentes formatos. O PGP permite criptografar usando a chave pública do destinatário, garantindo que apenas ele possa ler.

Importância de ter seu emails criptografados  

O email criptografado é essencial para a proteção contra a espionagem de dados, roubo de identidade e outros crimes cibernéticos. Além disso, garante a integridade dos dados, confirmando que a mensagem que você enviou é a mesma que o destinatário recebe.

Afinal, os seus emails podem conter informações sensíveis, como detalhes financeiros, pessoais ou de negócios. A criptografia garante que essas informações não possam ser lidas mesmo que consigam interceptar ou acessar os seus e-mails.

A criptografia de email pode ajudar a proteger contra ataques de phishing, comunicações fraudadas que parecem vir de uma fonte confiável. Ela também ajuda a manter a conformidade, já que a criptografia está presente em vários regulamentos de privacidade.

A criptografia também pode ser usada para verificar a identidade do remetente, além de ajudar a manter a credibilidade e reputação da empresa no mercado.

Como descobrir se um email está criptografado?  

Para determinar se um e-mail está criptografado, você pode seguir os seguintes passos

1. Cheque o protocolo na URL  

Se a URL começar com "https", significa que o site está usando a criptografia SSL/TLS, que protege os dados em trânsito. Procure também por um cadeado na barra de endereço do navegador, pois ele indica que o site está usando criptografia para proteger as suas informações

2. Examine o cabeçalho do email   

O cabeçalho do email pode conter informações sobre a criptografia. Se um email foi criptografado com o padrão S/MIME, por exemplo, ele terá um campo chamado "MIME-Version". No caso do padrão PGP/MIME, você verá "PGP-Signature"

3. Examine o corpo do e-mail   

Se o email foi criptografado com o método inline PGP, a mensagem será ilegível, e você verá um bloco de texto que começa com `-----BEGIN PGP MESSAGE-----` e termina com `-----END PGP MESSAGE-----`

4. Use uma ferramenta de análise de e-mail  

Existem várias ferramentas online que podem analisar os cabeçalhos de e-mails para determinar se eles estão criptografados, embora os métodos possam não ser totalmente precisos, já que alguns emails podem apenas ter criptografia em trânsito.

Usando o Zoho Mail como ferramenta de e-mail corporativo, por exemplo, essa verificação fica ainda mais fácil. Na ferramenta, você pode observar se um e-mail está criptografado através do cabeçalho.

Basta procurar o ícone de um cadeado. Se estiver presente, o e-mail foi criptografado. O ícone pode ser de várias cores, indicando o nível de criptografia

  • Verde: O e-mail está completamente criptografado, tanto em trânsito quanto em repouso.

  • Amarelo: O e-mail está parcialmente criptografado.

  • Vermelho: O e-mail não está criptografado

3 passos para criar um e-mail criptografado

Abaixo, vamos explorar três passos simples para garantir que seus e-mails sejam enviados de forma segura e criptografada.

1.  Escolha a plataforma 

Comece com um provedor de e-mail que ofereça tecnologias avançadas de segurança (SSL, TLS e PGP), como o Zoho Mail, garantindo que as suas mensagens sejam criptografados durante o envio e o recebimento.

 2. Verifique as certificações de proteção de dados 

Certifique-se de que o provedor de e-mail possui certificações de proteção de dados reconhecidas, o que demonstra a seriedade e o compromisso da empresa com a segurança da informação. São exemplos:

    • GDPR (General Data Protection Regulation): Regulamento europeu de proteção de dados.

    • HIPAA (Health Insurance Portability and Accountability Act): Lei americana que protege informações de saúde.

    • ISO 27001: Padrão internacional para gestão de segurança da informação.

    • ISO 27017: Padrão internacional para segurança em serviços de nuvem.

    • ISO 27018: Padrão internacional para proteção de dados pessoais em nuvem.

    • ISO 9001: Padrão internacional para gestão da qualidade.

 3. Utilize a função secure pass    

Garanta que o aplicativo de e-mail que você está utilizando tenha a função Secure Pass, que permite criptgrafar e-mails com uma senha adicional. Essa funcionalidade adiciona uma camada extra de segurança aos seus e-mails.

Como a criptografia de email do Zoho Mail protege seus dados  

O Zoho Mail é uma plataforma de email completa, robusta e avançada que leva a segurança dos dados muito a sério. O sistema trabalha constantemente para que você tenha uma experiência segura de envio de e-mails diariamente, com as melhores práticas em privacidade e conformidade.

Para isso, os data centers e hardwares usados pelo sistema estão equipados com os melhores serviços para resistir a violações físicas e lógicas.

Os servidores de dados estão em locais não divulgados, sob vigilância 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, estão protegidos com autenticação biométrica para impedir qualquer entrada não autorizada.

Ele aplica diversas técnicas de segurança, como conformidade com regulamentações internacionais e nacionais, auditorias, autenticação de dois fatores, detecção de phishing, políticas de senhas fortes, backups e, claro, a criptografia de email.

Os e-mails são armazenados divididos em fragmentos, e cada fragmento é então criptografado antes de ser armazenado. As chaves usadas para a criptografia são gerenciadas com a máxima segurança e confiabilidade.

Assim, o sistema te protege contra acesso não autorizado e garante a privacidade em repouso e em trânsito.

Todos os dados armazenados no Zoho Mail são criptografados usando o algoritmo AES-256, um dos mais fortes disponíveis. Isso significa que, mesmo que alguém consiga acessar fisicamente os servidores de dados do Zoho Mail, não será capaz de ler os dados sem a chave de descriptografia.

A conexão SSL (Secure Socket Layer) criptografa o tráfego do e-mail para todas as comunicações de clientes POP/IMAP/SMTP para nossos servidores, de modo que seus dados não possam ser lidos ou violados no envio.

Além disso, quando um email é enviado de um usuário do Zoho Mail para outro, a mensagem é criptografada durante a transmissão usando o protocolo TLS (Transport Layer Security).
 

O Zoho Mail suporta o padrão S/MIME (Secure/Multipurpose Internet Mail Extensions), o que permite que os usuários enviem e recebam emails criptografados de ponta a ponta, garantindo que apenas o destinatário pretendido possa ler a mensagem.

O sistema exibe, de forma intuitiva, um indicador de nível de criptografia. Ele também suporta o método OpenPGP, padrão amplamente usado para criptografar, o que permite que os usuários troquem emails seguros com usuários de outras plataformas que também suportam o mesmo padrão.

O processo seguro de autenticação foi desenvolvido para impedir o acesso de pessoas não autorizadas, como autenticação de dois fatores (TFA), início de sessão único para gerar um acesso central, relatório de atividade incomum e suporte OAuth 2.0.

Com o processo de autenticação do OAuth 2.0, você pode acessar o Zoho Mail de outros aplicativos de terceiros sem ter que divulgar sua senha para o aplicativo externo. Conheça o ebook que preparamos com todas as dicas e informações de segurança do Zoho Mail.

São muitas camadas de proteção, certo? Conheça o Zoho Mail, uma plataforma segura e confiável para proteger os seus dados através do email criptografado. Ele é comprovadamente um provedor de e-mail seguro com um conjunto avançado de ferramentas para colaboração.

O Zoho Mail se destaca no mercado, pois oferece planos acessíveis que proporcionam uma excelente relação custo-benefício quando comparado a outros serviços de email corporativo, além dos seus recursos avançados.

Os planos do Zoho Mail são flexíveis e podem ser ajustados às necessidades específicas de sua empresa. Por isso, com mais de 22 milhões de usuários em todo o mundo, o Zoho Mail é uma solução confiável e amplamente adotada.

O sistema possui uma nota de 8,9 no Reclame Aqui, mostrando a alta satisfação dos clientes. Ele é classificado como o melhor servidor de email corporativo, superando concorrentes renomados.

O Zoho Mail se integra perfeitamente com outras ferramentas, tem umainterface intuitiva e fácil de navegar, com suporte ao cliente de alta qualidade.

Ele disponibiliza calendário integrado, permite a criação de notas, ajuda a organizar os e-mails a partir de filtros, regras e mais. Também inclui recursos de colaboração como compartilhamento de pastas e e-mails.

O sistema pertence ao Zoho Workplace, suíte de produtividade com recursos poderosos e completos para impulsionar os resultados das suas equipes. Ele oferece uma gama de ferramentas integradas para ajudar a sua equipe a colaborar, comunicar e criar de forma mais eficiente.

Como o Zoho Mail que você já conheceu, ou o Zoho Cliq, uma plataforma de mensagens instantâneas, o Zoho Connect, uma intranet social corporativa, além de ferramentas de criação de documentos, planilhas e apresentações, ou armazenamento de documentos em nuvem.

O Zoho Workplace permite a colaboração em tempo real, possui a ferramenta para organizar reuniões e webinars, ajuda a controlar tarefas e fluxos, com dados integrados sem interrupções.

Conheça o Workplace, o seu pacote de escritório integrado, e explore todas as funcionalidades muito além da proteção dos e-mails criptografados!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas