Dados seguros: será que os meus estão?

Em uma empresa, é necessário ter manter os dados seguros, a partir de uma coleta confiável. Se quer saber mais, continue a leitura. A segurança de dados em uma empresa é primordial para evitar problemas com os clientes e passar credibilidade a eles. Porém, você sabe se os seus dados estão seguros? É sobre isso que falaremos hoje. Inicialmente, é de suma importância frisar que a segurança dos dados em nuvem é o melhor caminho, já que a computação em nuvem envolve a infraestrutura e proteção necessária para o seu negócio. No geral, os problemas de segurança são os que mais afetam os sistemas convencionais de TI. Por isso, é necessário contar com dados seguros. A seguir, saiba como garantir a proteção dos seus dados. A implementação de uma proteção preventiva é a melhor via para que você acompanhe eventos inesperados e tenha uma visão ampla sobre a segurança da empresa. Tenha ciência de tudo que acontece no seu negócio, a fim de saber o que fazer diante de algum problema.

É possível ter dados seguros de verdade?

Uma das dúvidas mais comuns é sobre a possibilidade real de ter dados seguros dentro de uma empresa, diante de tantos problemas sofridos por organizações do mundo inteiro. Sim, isso é possível, porém, desde que você conte com os recursos corretos. Atualmente, a melhor opção para ter dados seguros é contar com os dados em nuvem, sendo uma tendência interessante. É muito mais seguro ter dados armazenados em um data center interno do que ter uma pasta presente em apenas um computador, por exemplo. Apesar disso, muitos acreditam que o vazamento de dados em nuvem ainda é possível. No entanto, apenas dessa forma você pode ter acesso a localizações adequadas e protocolos corretos. Então, você conta com uma estrutura digital preparada para tornar os dados seguros. Dito isso, ao investir nos dados em nuvem, você garante a segurança que um data center local não consegue.

Qual a inovação dos dados seguros em nuvem?

A segurança de dados em nuvem é, de fato, essencial, pois ela garante o risco zero contra ameaças de segurança. Para isso, é preciso contar com um conjunto completo e preparado para isso. Por isso, confira as principais inovações dos dados seguros em nuvem.

Atenção com a quebra de perímetros

A segurança dos dados começa no acesso. Os espaços convencionais costumam usar um método de segurança por perímetro a fim de controlar os dados. As empresas que possuem os seus dados em nuvem contam com uma alta conexão, fazendo com que o tráfego passe de forma tranquila pelos mecanismos de defesa. As interfaces de programação de aplicações (APIs) instáveis representam a ameaça aos dados e sistemas. Além da instabilidade, essas APIs podem ter insiders mal-intencionados e com reconhecimento de identidade fraco. Com os dados em nuvem, você conta com dados criptografados, usuários autorizados a acessá-los, senhas fortes e autenticação de dois fatores.

Controle com softwares

O termo “nuvem”, que é “cloud” em inglês, tem uma relação direta com recursos hospedados que são entregues ao usuário por meio de softwares. O ambiente da computação em nuvem é escalável e portátil – o que torna esse controle mais simples. Com isso, é possível proteger a rede em nuvem contra degradação do espaço virtual e da perda de dados.

Visualização prévia de ameaças

Ameaças “sofisticadas” incluem todos os fatores que impactam de forma negativa a sua computação atual, e isso inclui a opção em nuvem. Os Malwares estão evoluindo com muita rapidez, intensificando os ataques. Por isso, você deve ter uma visualização prévia de ameaças para implementar defesas cibernéticas.

Estratégias que garantem dados seguros

Algumas estratégias podem garantir dados seguros para a sua empresa, pois os incidentes de segurança são inevitáveis, mesmo nos sistemas em nuvem. Logo, é necessário contar com práticas benéficas para manter os seus dados mais seguros. A primeira estratégia que você pode adotar é atender aos requisitos regulamentares, pois certas certificações são obrigatórias, e elas ajudam a manter os dados seguros. A partir do momento que a sua empresa conta com um selo de conformidade, saiba que os ambientes de nuvem estão mais protegidos. Outra estratégia interessante é o uso estrito do controle de acesso, e restringir o acesso de certos usuários. Esse gerenciamento faz com que você evite problemas de segurança, a exemplo da perda ou roubo de dados. Não deixe de investir em uma criptografia de dados, pois este é um mecanismo para proteger proteções confidenciais e sensíveis na nuvem. Dessa maneira, é possível proteger os seus arquivos primordiais para a empresa. Por fim, conte com um provedor de nuvem, como o Zoho Workplace, uma plataforma que integra os principais aplicativos para o seu negócio – sendo primordial para a segurança da empresa. Com este software ao seu lado, você pode se prevenir de problemas comuns, como a perda de dados, focando na prevenção desses incidentes. Tenha os seus dados segurosem nuvem com a proteção do Zoho Workplace. Conheça as nossas soluções!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas