Índice
Você usa sua newsletter de forma eficiente para se conectar com os seus futuros clientes? Muitos acreditam que as redes sociais são o único canal para engajar o público-alvo, mas isso é um erro.
A newsletter é um e-mail recorrente enviado para uma lista de pessoas cadastradas, verdadeiros boletins informativos que irão comunicar as suas ofertas, novidades, conteúdos, outros canais de comunicação, eventos e mais.
Podendo trazer resultados significativos, usar uma boa estratégia de newsletter é essencial para o seu marketing. Então, para saber como começar, confira este post! Vamos lá?
O que é uma newsletter?
Uma newsletter é um canal de comunicação por e-mail periódico entre uma empresa e seus contatos, geralmente trazendo informações relevantes sobre temas já previamente definidos. Ela é mais uma forma de comunicação online essencial para as empresas que querem se conectar aos seus usuários e clientes. É um meio regular de comunicação direta em que uma marca envia conteúdos por e-mail para um grupo de assinantes.
A newsletter pode ser usada para compartilhar informações, novidades, promoções, notícias, conteúdos relevantes e mais. Você pode usá-la como canal para falar de forma recorrente com clientes, prospects ou qualquer usuário interessado em receber aquele conteúdo.
Com o uso da newsletter, a sua empresa está nutrindo um relacionamento com os usuários, aumentando a confiança e a fidelidade à marca. Elas também são ótimas para direcionar o tráfego para o site da empresa, o blog, redes sociais ou outro canal. Ao incluir links, você atrai os leitores e ganha visibilidade.
Qual é a diferença entre e-mail marketing e newsletter?
A newsletter é uma oportunidade de capturar inúmeros e-mails para construir um bom relacionamento com potenciais clientes, tendo livre acesso a eles. Mas, para começar a usar essa estratégia, é preciso entender que, embora o e-mail marketing e a newsletter possam parecer semelhantes, há diferenças:
O objetivo do e-mail marketing costuma ser a promoção de um produto, serviço, evento ou oferta de forma direta. Ele é focado em converter leads em clientes, gerar compras ou incentivar ações como um pedido de demonstração do produto ou preenchimento de uma landing page.
Já a newsletter pode ter outros objetivos: geralmente ela passa por um processo anterior de curadoria de conteúdo, tem caráter mais educacional ou inspirador, e é um resumo com as informações mais relevantes para aquela audiência. Ela é regular e periódica no intuito de construir conexão com o público, enquanto o e-mail marketing é mais pontual. A newsletter tem caráter mais informativo, enquanto o e-mail marketing tem objetivos diversos, como os abordados anteriormente.
As newsletters são geralmente o primeiro tipo de campanha de e-mail realizada por uma empresa, mas são apenas uma parte de uma estratégia mais abrangente de marketing por e-mail. Ambos são importantes no marketing digital e importantes para a implementação de uma estratégia de engajamento com a base de contatos no longo prazo, mas com propósitos diferentes.
Benefícios de enviar uma newsletter regularmente
Incorporar a estratégia de enviar newsletters regularmente para os seus leads ou clientes pode trazer inúmeros benefícios para a sua estratégia de marketing. É claro, apenas por se comunicar regularmente com os assinantes e gerar um relacionamento, o primeiro passo já foi dado.
Com o envio regular de uma newsletter, você estará fornecendo conteúdos valiosos, gerando confiança, credibilidade, autoridade, engajamento e boa reputação para a sua marca. Você estará mantendo o público interessado no seu negócio ou sobre um assunto relevante para ele.
O conteúdo pode atrair interações, tráfego para o seu site e outros canais, como o blog e as redes sociais. É um canal amplo e aberto para mostrar a personalidade da sua marca, seus valores, cultura e expertise, reforçando a imagem que você quer passar.
Através da newsletter, você pode incentivar compras, praticar programas de fidelização com o envio de ofertas exclusivas, expandir o seu alcance e reter novos leads.
Além disso, você pode solicitar feedbacks e monitorar comportamentos, o que é uma característica valiosa dessa estratégia, pois te ajuda a entender as necessidades do e preferências do público, entregando dados valiosos para outras estratégias futuras.
Por fim, as newsletters costumam fornecer métricas como taxas de abertura, cliques, taxas de conversão e mais. Com esses dados, você poderá segmentar a lista de assinantes com base em seus comportamentos, interesses e outras características, personalizando o envio e tornando-o mais relevante para grupos de assinantes.
8 passos para fazer uma newsletter de sucesso
Como você viu, a newsletter te beneficia com um canal direto de comunicação com seu público-alvo, o que vale ouro para muitas empresas. Entenda os 8 passos para começar a sua estratégia:
1. Defina seus objetivos
Antes de começar, determine quais são os objetivos da sua estratégia de news, como promover produtos ou serviços, compartilhar informações de mercado, fornecer atualizações sobre sua empresa, ganhar engajamento através de conteúdos de curadoria, aumentar o tráfego do site com o compartilhamento de conteúdos do blog, e mais.
Assim, você poderá moldar o conteúdo de acordo com a intenção que você quer alcançar. Depois, defina metas específicas para a sua newsletter, que se relacionem com a estratégia geral que faz parte do seu planejamento de marketing.
Saiba quais são os resultados esperados para, depois, poder mensurar o sucesso da sua operação com eficiência, sabendo quais métricas usar.
2. Construa sua lista de contatos
Esse é um passo fundamental para a sua estratégia. Comece criando um formulário em seu site, landing page ou na lateral das páginas do blog, de preferência em locais estratégicos, chamativos.
O formulário deve ser simples e fácil de preencher, solicitando apenas dados essenciais, como nome e endereço de e-mail. Ofereça um incentivo: um material como e-book ou um desconto para quem se inscrever. Assim, você evita desistências e oferece relevância.
Promova a newsletter em suas redes sociais e site, com webinars, eventos, pop-ups de saída (que aparecem quando o visitante está prestes a sair do site) e mais.
3. Escolha uma plataforma de envios de e-mail marketing
Depois de definir seus objetivos, escolha a ferramenta de automação de e-mail que irá usar. Ela deve ter várias funcionalidades que vão te ajudar na gestão e no envio automatizado dos seus e-mails.
É comum que as plataformas permitam a criação de campanhas, segmentação dos contatos, automação de sequências de e-mails com regras predefinidas, testes A/B, análise de dados e mais.
Esses são apenas alguns recursos essenciais, mas o Zoho Campaigns tem muito mais. Capaz de gerar automações avançadas, a ferramenta poderá impulsionar as suas vendas. Ela fornece diversos recursos para integrar com outros softwares para te ajudar a gerenciar contatos, leads e campanhas em uma interface.
Você poderá segmentar contatos com base em dados diversos, adotar modelos de e-mail responsivos, compatíveis com diversos dispositivos, em fluxos automatizados e eficientes de comunicação.
4. Escolha um design atraente e responsivo
Evite complexidades na elaboração do template da sua newsletter para não ter que lidar com a quebra de layout, ao chegar na caixa de entrada do destinatário. Escolha um design simples, responsivo, atraente, com uma boa organização e sequência.
Utilize poucas cores e siga a identidade visual da sua empresa, com fontes legíveis, bons espaçamentos, chamadas em evidência e destaque para tudo o que é essencial. Construa uma newsletter enxuta, com botões atrativos para os cliques. Garanta que a newsletter seja bem vista em diversos dispositivos para alcançar sucesso total.
O Zoho Campaigns tem inúmeros modelos prontos para sua newsletter! Crie designs responsivos, eficientes, personalizados e com facilidade.
5. Crie conteúdos relevantes
Defina a frequência de contato da sua newsletter com os assinantes - ao menos um envio por mês. Seja constante e relevante para gerar um relacionamento duradouro. Faça uma boa curadoria, escolhendo temas interessantes, úteis, confiáveis, que ajudem o público-alvo a alcançar objetivos e suprir necessidades.
Você pode enviar os artigos do seu blog, notícias relacionadas ao segmento da sua empresa, white papers, e-books, checklists, guias, estudos de caso, vídeos, promoções, eventos e mais. Apresente chamadas com links para gerar tráfego e entregar mais conteúdos.
6. Personalize sua newsletter
Coloque o nome da pessoa na saudação inicial, como se enviasse a mensagem especialmente para ela, gerando identificação.
Otimize a sua newsletter com base em dados para sempre personalizá-la segundo as preferências dos usuários que importam. Ofereça ofertas e conteúdos exclusivos, peça feedbacks para melhorias contínuas e segmentação precisa.
7. Teste e otimize sua newsletter
Faça revisões para evitar erros, problemas com o layout, imagens mal configuradas e outras falhas. Depois, aproveite os relatórios da ferramenta usada para analisar métricas e fazer testes A/B.
Você poderá identificar, por exemplo, os melhores horários de envio, a efetividade do conteúdo, do assunto escolhido e mais. Os cliques vão te dizer quais assuntos chamam a atenção e suas estratégias poderão ser otimizadas.
8. Respeite as regulamentações de privacidade e preferência dos contatos
Siga as regulamentações de privacidade, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) na União Europeia ou a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, para enviar newsletters.
Você deve ter o consentimento explícito dos usuários por meio de um formulário de inscrição, com opção para que eles gerenciem preferências (escolham frequências, tipos de contato e mais).
Faça higienização de listas: revise sua lista de contatos para remover endereços de inativos, inválidos ou cancelamentos. Além disso, certifique-se de que a plataforma usada segue as regulamentações de privacidade.
Seja transparente sobre como os dados dos usuários são usados, informando objetivos e formas de armazenamento na política de privacidade. Sempre inclua a opção de cancelamento ao fim de cada newsletter.
Boas práticas para atrair mais assinantes para sua newsletter
Como você viu, as newsletters podem sim ajudar a melhorar resultados e promover soluções. Agora, se você já tem uma newsletter ativa e quer saber como atrair mais assinantes, principalmente através dos que promovem seu conteúdo para outras pessoas, não perca as dicas logo abaixo.
Foque no envio de conteúdos relevantes
O objetivo é manter a atenção do público, então apenas ofereça conteúdo de qualidade, temas que respondam às principais dúvidas dos potenciais clientes, atraiam atenção, sejam confiáveis, bem segmentados e relevantes.
Escolha um assunto atraente e um bom remetente
O assunto da mensagem pode ser responsável pela abertura, então faça uma chamada atraente. Use a criatividade, seja persuasivo, claro, objetivo, aposte nas informações impactantes. Dependendo do seu público, até emojis podem ser usados no assunto.
O nome da sua empresa deve estar no remetente do e-mail para gerar confiança, podendo ainda ser usada uma brand persona para humanizar a interação.
Tenha cuidado com o uso de imagens
Alguns serviços de e-mail bloqueiam imagens, então não aposte tudo nelas. Use o atributo alt para exibir descrições quando a imagem não aparece e não exagere na quantidade, pois o e-mail ficará lento para carregar.
Dê boas-vindas a cada novo assinante
Nunca deixe um contato sem resposta e dê as boas-vindas a todos os seus assinantes. Use o primeiro e-mail para alinhar expectativas, impressionar e apresentar a empresa.
Seja mobile friendly
Gostou das dicas até o momento? Por fim, a prática que não pode ser esquecida:
Mobile friendly significa "amigável para dispositivos móveis". Você deve seguir essa técnica, apostando em um um design que garante que a sua newsletter seja bem visualizada e funcione em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. É uma técnica fundamental, já que muitas pessoas lêem e-mails nesses dispositivos.
Zoho Campaigns: a ferramenta ideal para envio de newsletters
Se quer impulsionar a sua estratégia de envio de newsletters, o Zoho Campaigns fornece todos os recursos de e-mail marketing que você precisa para obter sucesso. A plataforma tem uma interface completa, intuitiva, fácil de usar e ainda é avançada em recursos que permitem o melhor resultado para suas campanhas de e-mail.
Conheça alguns dos recursos que fazem do Zoho Campaigns a ferramenta ideal para o disparo de newsletters.
Gestão de assinantes da newsletter
Com o Zoho Campaigns, é possível organizar toda a sua base de contatos com segmentações dinâmicas com base no perfil dos usuários e interação com as campanhas de e-mail, auxiliando na personalização do conteúdo e o envio das newsletters para as pessoas realmente interessadas.
Além disso, é possível categorizar seus contatos em diferentes tópicos para enviar e-mails com base em seus interesses e preferências. Descobrir sobre quais temas os assinantes desejam receber informações é a melhor maneira de garantir que você está enviando conteúdo relevante, enviando somente comunicações de acordo com temas escolhidos, e diminuindo a chance de cancelamento da assinatura.
Modelos de newsletter prontos para uso
Você passa mais tempo planejando a estratégia e criando conteúdos atrativos enquanto o design fica com o Zoho Campaigns. Se você precisar de mais personalização, nosso editor de modelos o ajudará a criar um e-mail que atenda perfeitamente às suas necessidades.
Personalização de conteúdo
Sua mensagem repercute melhor em seu público quando é feita sob medida. Isso abre o caminho para um relacionamento duradouro com o cliente, pois demonstra dedicação ao elaborar a campanha de newsletter.
O Zoho Campaigns tem recursos avançados de personalização para aumentar a taxa de abertura e clique das suas campanhas:
- Conteúdo dinâmico: modifique diferentes seções de seu e-mail com base nas preferências individuais dos destinatários, segmentações, etc. Você também otimiza seu tempo criando várias versões do mesmo e-mail para segmentações distintas.
- Variáveis personalizadas: e-mails personalizados fornecem resultados superiores em comparação a cópias padronizadas. As variáveis ajudam você a parecer mais humano e a construir melhores conexões.
- Otimização de horário de disparo: obtenha as melhores taxas de abertura para seus e-mails agendando-os para o momento certo. Programe sua newsletter no horário de abertura ideal de cada destinatário.
- Teste A/B: Envie duas versões de sua campanha para alguns contatos de sua lista para determinar qual delas é mais eficaz. Depois deixe que o Zoho Campaigns envie essa versão para o restante dos seus contatos para melhorar suas taxas de abertura e cliques com teste A/B para remetentes, título do e-mail, ou conteúdo.
Relatórios avançados
Acompanhe o desempenho da sua campanha em tempo real com insights detalhados e relatórios de campanha. Com o Zoho Campaigns, é possível analisar relatórios de campanhas ou listas de segmentação, integrar com sua ferramenta de web analytics, ou ainda criar relatórios avançados de teste A/B ou para o seu e-commerce.
Conheça o plano gratuito do Zoho Campaigns
O Zoho Campaigns é a única ferramenta que permite ampla personalização, automação, análise de dados, testes e produção de relatórios detalhados e ainda conta com um plano gratuito para disparo de e-mail marketing de até 2 mil contatos e 6 mil disparos por mês.
Descubra como a sua campanha de newsletter pode se beneficiar do Zoho Campaigns!
Comments