Fazer mais com menos é um desafio, mas também um desejo para a maioria dos gestores. Neste contexto, a redução das despesas comerciais é necessária para evitar prejuízos desnecessários e aumentar a eficiência dos processos.
Nesse artigo, você irá entender quais são as estratégias ideais para o sucesso nesta empreitada. Entenda quais desafios enfrentar, quais ferramentas usar e o passo a passo para diminuir as despesas comerciais. Boa leitura!
As despesas comerciais são um desafio na sua empresa?
É comum que os gestores enfrentem dificuldades na gestão das despesas comerciais. Afinal, é preciso equilibrar resultados e custos. Manter a eficiência enquanto evita gastos indevidos pode parecer difícil.
Na maior parte das vezes, os gestores têm um orçamento limitado, precisando maximizar o capital que possuem. Em meio a pressão para alcançar metas, investir em novas tecnologias, estratégias de marketing e manter a satisfação dos colaboradores, é preciso priorizar as despesas.
A empresa deve entender quais recursos são mais importantes e têm o maior impacto nos resultados, mesmo com as muitas áreas que requerem investimento. A tomada de decisão para alocar os recursos demanda acompanhamento e controle das despesas.
O grande desafio é minimizar as despesas comerciais sem afetar o desempenho de vendas alcançado. Apesar de parecer uma missão desafiadora, é perfeitamente possível aplicar isso com algumas boas práticas.
Como reduzir as despesas comerciais?
A chave para reduzir despesas comerciais é promover a melhora da eficiência na organização das atividades e no próprio funcionamento dos processos. Assim, você diminui custos, mas ganha em qualidade. Confira as dicas:
Não use estratégias ultrapassadas
O mercado requer que as empresas se adaptem e inovem nas estratégias, acompanhando as mudanças e tendências do comportamento do consumidor. Se a empresa seguir sempre com os mesmos métodos, provavelmente estará investindo em estratégias ultrapassadas.
Para isso, baseie-se sempre em dados, busque a inovação, conhecendo as necessidades e dores dos seus prospects. Estude o mercado e use tecnologias para manter a eficiência e reduzir custos.
Automatize os processos e use um CRM
Você tem um parceiro na redução de custos e aumento da eficiência: o CRM (Gestor de relacionamento com o cliente). Essa tecnologia, que automatiza fluxos, irá ajudar a equipe a não perder tempo com atividades repetitivas ou pouco produtivas.
É um meio de economizar tempo para que os colaboradores possam focar no que realmente importa, gerando agilidade, aumentando a prospecção de clientes, investindo esforços direcionados em leads segmentados, de fato relevantes.
Use o CRM para personalizar e monitorar cada etapa das vendas em tempo real, gerenciando os contatos com os clientes.
Ajuste o marketing
O marketing é o grande aliado das vendas, capaz de alcançar clientes a baixo custo e com muita eficiência. Ele deve estar alinhado com as estratégias de vendas para converter os leads qualificados em compradores, o que resulta na economia de tempo e na diminuição das despesas comerciais indevidas com abordagens de baixo desempenho.
Crie um processo pré-venda
Tenha um time focado na prospecção e qualificação de contatos, para monitorar as taxas de conversão e avaliar em quais leads realmente é interessante focar esforços. A qualificação gera tanta eficiência para as vendas que compensa os gastos adicionais, poupando tempo e dinheiro no futuro.
Otimize o tempo da equipe
Não desperdice o tempo da equipe com prospects sem qualificação, segmentação inadequada, marketing desalinhado com a estratégia e processos manuais, repetitivos. Elimine as atividades que tornam a venda menos eficiente, se possível, passando tarefas para os times que dão suporte.
Com a automatização, por exemplo, você aumentará a probabilidade de vendas, já que a produtividade será maior.
Invista em monitoramento
Mantenha a análise dos relatórios de vendas para corrigir erros, redirecionar estratégias, descartar metodologias ineficientes e avaliar o que está sendo feito com os investimentos. Faça diagnósticos para evitar prejuízos com processos falhos e aplicar os ajustes necessários.
Saiba como identificar pontos fracos no processo de vendas!
Examine os custos
Como anda a alocação de recursos de vendas? Leve em conta a rentabilidade real de cada cliente para definir os gastos de produtividade. Entenda quais são as despesas comerciais de atendê-los, quais recursos ele demanda e se são ou não estáveis.
Personalize o serviço
Entenda as necessidades dos seus clientes, as suas exatas demandas, para oferecer exatamente o que eles precisam. Personalize o serviço para não ter despesas desnecessárias e, ao mesmo tempo, entregar satisfação ao público-alvo.
Evite custos por erros
É preciso implementar um monitoramento para identificar oportunidades de reduzir as despesas comerciais e criar estratégias de otimização do uso dos recursos.
Não se trata de demitir colaboradores ou cortar gastos sem o estudo do impacto: tudo deve ser previsto, muito bem avaliado, com o auxílio da tecnologia para que dados precisos sejam obtidos.
O papel do CRM na redução de custos
Mas afinal, como um CRM pode te ajudar a dar mais eficiência ao setor de vendas e reduzir custos?
Basicamente, um software para Gestão de Relacionamento com o Cliente vai te ajudar a fazer mais com menos, reduzindo custos, mas mantendo ou até aumentando a produtividade.
O CRM fornece dados valiosos sobre as vendas para que todas as etapas sejam otimizadas, economizando tempo e recursos, e entregando informações para correção de falhas. Segundo pesquisa da Harvard Business Review, empresas com decisões orientadas por dados são mais produtivas e até 6% mais lucrativas.
A ferramenta ajuda no monitoramento da satisfação dos clientes, acompanhamento das etapas da venda, aumenta a produtividade, melhora a comunicação, colaboração e gera relatórios sobre os processos.
O CRM também vai ajudar a diminuir a burocracia, tornar as informações importantes acessíveis para todos os usuários autorizados, contatar leads enquanto ainda estão quentes e priorizar o que de fato importa.
Você terá uma análise profunda das dores dos clientes e poderá personalizar as ofertas, gerando o fechamento mais ágil das negociações.
Reduza despesas comerciais a médio e longo prazo com a ajuda do uso do CRM, eliminando tarefas burocráticas, otimizando tempo, retendo clientes, aproveitando oportunidades de Cross-Sell e Up-Sell e mais.
Mantenha seus custos equilibrados com o Zoho CRM!
O software Zoho CRM é a ferramenta certa para te ajudar a manter as despesas comerciais equilibradas enquanto impulsiona resultados, aumentando a produtividade, precisão e eficiência das estratégias.
O software oferece recursos avançados de automação, ajudando a sua empresa a superar as tarefas repetitivas e otimizando o acompanhamento de leads, o envio de e-mails, a geração de relatórios e muitas outras demandas.
Economize tempo e se concentre em atividades essenciais, enquanto faz o gerenciamento eficiente de leads e clientes em uma interface fácil, centralizada e ágil. Os recursos também irão te ajudar no aumento das conversões e na redução dos custos de aquisição de clientes (CAC).
Obtenha análises aprofundadas, relatórios, acompanhe o desempenho das equipes de vendas e marketing, identifique áreas de ineficiência e saiba como tomar medidas corretivas para reduzir os custos.
O Zoho CRM pode ser integrado a outras ferramentas, como o suporte ao cliente, por exemplo. Com a troca eficiente de informações entre departamentos, a colaboração é otimizada, evitando redundâncias e ineficiências, gerando redução dos custos operacionais.
Você terá recursos avançados de suporte, como rastreamento de problemas, obtendo uma resolução mais rápida e podendo evitar as solicitações repetitivas que danificam a satisfação e produtividade.
Automatize processos, gerencie clientes, não perca o tempo de contato e otimize a sua operação. Com o Zoho CRM, não há um contrato de permanência nem custos surpresa adicionais. Você paga pelo que obtém. O preço também é flexível, você pode optar por pagar por mês ou uma vez ao ano.
Comments