Para saber mais sobre CRM para pequenas empresas, assine nossa newsletter e tenha acesso a todos os conteúdos do nosso blog.
Uma boa gestão de relacionamento com o cliente é fundamental para conquistar os consumidores e fazer a empresa crescer cada vez mais.
Para isso, o mais adequado é utilizar uma ferramenta de CRM que permite controlar os processos de negócios, organizar os canais de vendas e coletar todas as informações dos clientes em um só lugar.
No entanto, algumas dúvidas começam a surgir antes de escolher o melhor software para o seu negócio. É realmente necessário usar um CRM para pequenas empresas? Não basta só controlar os negócios por meio de planilhas, pelo menos até que a empresa cresça?
Sim, usar o CRM é a melhor escolha, mesmo para empresas em estágio inicial. Isso porque, por meio dessa ferramenta, a operação de vendas pode ser bem organizada desde o início, o que ajudará no desenvolvimento e crescimento futuro do seu negócio.
Isso é especialmente indicado para empresas de rápido crescimento que precisam de operações escaláveis.
Como utilizar um CRM para pequenas empresas
Muitas vezes, as iniciativas de implementação de um CRM encontram dificuldades ao longo do caminho. Independente do tamanho da empresa. Isso porque muitas pessoas não fazem ideia do que é a ferramenta e como este software pode otimizar os processos do seu negócio.
Bem, você pode inserir o sistema e deixar a gestão a cargo da equipe, afinal você fez um investimento. No entanto, repassar essa obrigação aos seus funcionários resultará na baixa qualidade dos dados inseridos em seu sistema.
O objetivo de um CRM é gerenciar o relacionamento com leads e clientes nos diferentes estágios do pipeline de vendas. Com isso, você consegue automatizar o fluxo de trabalho e obter os insights necessários para reduzir os custos operacionais e vender mais.
Escolha um CRM de vendas moderno e fácil de usar
O design e a experiência do usuário são muito importantes. Por exemplo, se o CRM de vendas selecionado não for fácil de usar, intuitivo e simples, sua equipe não o adotará.
Até porque, para o bem ou para o mal, ela já tem uma forma de trabalhar e não vai mudar para sustentar coisas que não são propícias ao trabalho diário.
Você deve escolher um CRM que possa capturar automaticamente grandes quantidades de dados e exibi-los de forma rápida para o acompanhamento do seu time de vendas.
A propósito, isso é muito importante: não sobrecarregue sua equipe com o preenchimento manual dos dados no CRM de vendas. Afinal, não faz sentido, não é?
Você e sua empresa precisam ganhar tempo para produzir e fornecer mais e melhores serviços para fortalecer a gestão do relacionamento com o cliente. Isso é o que um bom CRM de vendas oferece.
Hoje, o Zoho Bigin é o mais recomendado como CRM para pequenas empresas.
Vantagens de ter um CRM para pequenas empresas
Antes de você bater o martelo sobre a escolha de CRM para pequenas empresas, vamos primeiro entender os benefícios desta ferramenta para empresas que estão dando os seus primeiros passos.
Controle total do negócio desde o início
Mesmo para empresas com poucos clientes, é importante ter controle de vendas. Quando uma empresa está apenas começando, pode ser tentador usar ferramentas temporárias para controle de negócios.
Afinal, são poucos os clientes, não é mesmo? As planilhas parecem ser capazes de fazer o trabalho.
Mas mesmo para pequenas empresas, esses recursos são limitados. Além disso, conforme a empresa cresce, há cada vez mais trabalho para transferir todos os dados para o CRM. Portanto, quanto mais cedo a ferramenta for adotada, melhor.
Organizador de tarefas
Esquecer de realizar tarefas como acompanhar negociações em andamento pode significar perder vendas. Isso é comum quando cada vendedor está realizando suas vendas de maneira diferente.
É aqui que o CRM entra em jogo. Esta ferramenta permite criar lembretes para tarefas, como primeiro método, acompanhamento de propostas, reuniões, etc.
Desta forma, os vendedores podem planejar melhor o seu trabalho diário e não perderão vendas por falta de organização.
Contatos na palma da mão
Em uma pequena empresa, todas as transações concluídas são importantes. Com o CRM, você pode obter informações sobre seus contatos em um único lugar.
Isso porque as interações com os clientes podem ser registradas na ferramenta, algumas das quais são registradas automaticamente, incluindo materiais baixados pelos contatos, e-mails abertos e reuniões realizadas.
Além disso, os vendedores podem preencher informações personalizadas que obtêm na conversa. Tudo isso ajudará a tornar o método mais personalizado e eficiente, aumentando as vendas.
Acompanhamento de resultados
No CRM, o desempenho da equipe e de cada vendedor pode ser monitorado em tempo real. Dessa forma, a gerência pode saber quais vendedores estão trabalhando muito para atingir seus objetivos e ajudá-los até o final do mês.
Por exemplo, com mais dados sobre o desempenho da equipe, as pequenas empresas também podem decidir melhor quem recompensar.
Conheça o melhor CRM para pequenas empresas: Zoho Bigin
Como já mencionado anteriormente, Zoho Bigin é o CRM para pequenas empresas mais completo do mercado.
Com o sistema telefônico livre de hardware integrado, você pode fazer e receber chamadas, comprar números de telefone para seus funcionários e melhorar significativamente a maneira como você chega aos clientes existentes e potenciais.
Você também pode optar por criar vários processos com estágios totalmente personalizáveis, além de permitir que pequenas empresas realizem suas várias ações de cliente no CRM.
A exibição do fluxo Bigin possibilita que os usuários vejam as informações de seus clientes da maneira mais atraente e as estendam a toda a jornada do cliente.
Ser uma empresa pequena não é mais uma desculpa para continuar usando planilhas ineficientes para suas operações relacionadas aos clientes.
Com o Bigin, é possível ter um CRM fácil de usar, com as funcionalidades certas e, o que é mais importante, pelo preço certo.
Acesse nossa plataforma e conheça as soluções para o seu negócio!
Comments