Se você quer preparar a sua empresa para riscos, acompanhar os seus potenciais clientes, identificar problemas e oportunidades de crescimento, a inteligência de mercado é a estratégia que você precisa.
Com a metodologia, você passa a cruzar uma enorme quantidade de dados para gerar insights valiosos para a sua empresa. O sistema serve para coletar e analisar informações para orientar as estratégias de negócio, sem se basear em achismos para implementar as suas ações financeiras, de marketing, vendas, atendimento e mais.
A técnica é fundamental para empresas de todos os portes e setores que buscam tomar decisões baseadas em dados, com segurança e vantagem competitiva. Sejam startups, empresas novas, tradicionais, grandes ou pequenas, todas precisam da inteligência de mercado. Então, quer saber como aplicar essa estratégia da melhor forma? Confira a seguir algumas dicas práticas.
O que é inteligência de mercado?
O termo inteligência de mercado foi usado pela primeira vez em meados da década de 1950, por um pesquisador chamado Hans Peter Luhn. Ele produziu um artigo chamado “A Business Intelligence System”, gerando conceitos avançados como a captação de dados por meio de automação.
Na década de 1980, a ideia começou a se popularizar de forma alinhada com a capacidade de processamento de dados cada vez maior. Nesse período, a relevância dos dados cresceu, com cada vez mais envolvimento na indústria. Hoje em dia, as empresas se movem ao redor de dados.
A frase “Data is the new oil” é normalmente creditada ao matemático Clive Humby, de 2006. Em português, a frase significa “dados são o novo petróleo”, e representa bastante o mercado atual.
A capacidade de coletar, analisar e aplicar dados nas empresas está, de fato, transformando a forma como os negócios são feitos, gerando metodologias poderosas como a inteligência de mercado.
Também chamada de inteligência competitiva, a inteligência de mercado consiste na coleta de dados para a geração de insights sobre o setor, os clientes, o mercado e mais. Para isso, a empresa aplica monitoramento, pesquisas, análises e outros métodos implementados de forma sistemática, levando à reunião das informações necessárias.
Embora o estudo dos concorrentes seja uma das principais ações da inteligência de mercado, há muito mais do que um benchmarking. Além da própria análise sobre as empresas do setor, as informações coletadas ajudam na tomada de decisões mais certeira e na reunião de dados para que os planejamentose estratégias comerciais sejam construídos com eficiência.
Como funciona a inteligência de mercado?
Segundo relatório da Forrester, empresas orientadas por dados podem crescer mais de 30% ao ano. Por coletar e analisar as mais diversas informações, a inteligência de mercado entrega uma visão ampla e dinâmica para que a sua empresa gere bons resultados.
Mas, como funciona exatamente a inteligência de mercado?
Como você viu, a inteligência de mercado envolve a coleta, análise e interpretação de dados relevantes sobre o seu mercado. Basta transformar os dados brutos coletados em insights significativos. Então, divida os dados em dois grupos: dados primários e dados secundários.
Os dados primários são gerados sob demanda, passando a existir com objetivo específico, como os relatórios e pesquisas de mercado da própria empresa. Por outro lado, os dados secundários são já existentes, disponíveis para análise do mercado, competidos e clientes, por exemplo.
Na inteligência de mercado, você irá coletar dados primários e secundários de forma sistemática, a depender do objetivo da empresa. A periodicidade pode ser semanal, mensal, trimestral ou mais, a depender do tipo dos dados e das suas metas.
Ao entender os seus concorrentes e clientes, as empresas podem desenvolver e otimizar produtos, construir serviços personalizados, mitigar riscos, precificar, expandir, aumentar o lucro e vender mais. Com base em dados, a equipe passa a usar cada informação de forma eficiente, com planejamento, priorização e alcance de metas.
Existem diversas ferramentas disponíveis para implementar a inteligência de mercado na sua empresa, como softwares, serviços para pesquisas de mercado, estudos sobre negócios, eventos da indústria e mais.
10 passos para aplicar a inteligência de mercado no seu negócio
Lembre-se que a inteligência de mercado não é sinônimo de inteligência de negócios ou business intelligence (BI), pois foca exclusivamente no que antecede a venda e as diferentes formas de gerá-la.
Ela busca entender como aumentar a competitividade, guiar o marketing, identificar oportunidades, antecipar ameaças, problemas e desafios, analisar o comportamento do consumidor, descobrir tendências e mais. Para te ajudar a implementar a inteligência de mercado com eficiência, confira algumas dicas essenciais:
1. Defina objetivos
Em primeiro lugar, defina o que deve ser feito com o grande volume de dados coletados a partir de várias fontes. O que a empresa deseja alcançar com a aplicação da inteligência de mercado? Quais são as informações mais essenciais? Quais áreas estão precisando mais urgentemente da precisão dos dados? Direcione a coleta para os seus objetivos.
2. Determine as métricas
Depois de definir o objetivo, o próximo passo é determinar quais métricas serão avaliadas, como receita, preço médio por produto, número de concorrentes, participação no mercado, crescimento esperado e mais, a depender dos seus objetivos. As métricas vão te ajudar a mensurar os resultados para conseguir ler o panorama no qual está inserido.
3. Verifique o macro e o microambiente do mercado
O macroambiente é uma análise político-econômica do mercado, enquanto o microambiente resume as suas características internas, como fornecedores e concorrentes.
Entenda, também, quais o perfil do seu cliente ideal (ICP), as tendências, os produtos e serviços oferecidos, os diferenciais e mais. Estude o panorama do seu negócio.
4. Determine as fontes
Você pode escolher entre fontes internas, externas, dados primários ou secundários, tudo depende do objetivo. São diversos canais capazes de gerar dados, como, por exemplo:
● A análise dos comportamentos dos clientes a partir de redes sociais e rastreamento de outras interações;
● Monitoramento das estratégias da concorrência no digital;
● Aplicativos e softwares de automação para coletar dados e gerar relatórios;
● A análise do mercado para estudar a precificação, promoção, logística e outros aspectos dos concorrentes;
● Pesquisas, análise de feedbacks e questionários;
● Banco de dados sobre os seus clientes;
● Ferramenta de e-mail marketing;
E muito mais.
5.Colete os dados com automatização
A coleta precisa ser abrangente, de forma que seres humanos teriam que ficar envolvidos em tarefas manuais e repetitivas a fim de captá-los. Então, para manter a qualidade, a confiabilidade e eficiência da captação de informações, é essencial automatizar a coleta de dados a partir de ferramentas adequadas. Além disso, bons softwares garantem mais precisão nas análises.
6.Trate e organize os dados
Os dados coletados devem ser relevantes, então, faça uma revisão, valide e padronize formatos, periodicidade de atualização, os responsáveis pelas etapas, a confiabilidade e outros critérios. Identifique e elimine dados duplicados ou que contém erros.
7. Armazene as informações
Use um um banco de dados estruturado ou um data warehouse para armazenar as informações de forma eficiente, acessível, segura e organizada. De preferência, opte por armazenamento em nuvem, já que o método possui custos reduzidos.
8. Analise os resultados
Além de organizar e filtrar os dados, é preciso manter uma rotina de acompanhamento, interpretação e análise das informações. Assim, você poderá transformar os dados em insights valiosos, avaliar tendências, comportamentos e mais. Além disso, com o software certo, os seus dados podem ser transformados em relatórios facilmente.
9. Desenvolva uma cultura de dados
Para que os dados realmente gerem benefícios, é preciso que sejam usados em cada etapa da rotina de trabalho diária. Então, dissemine cultura de dados na sua empresa, incentivando as equipes a analisar dados regularmente e tomar decisões sem achismos.
Treine a sua equipe para utilizar os softwares, gerar relatórios, fazer análises, interpretar e mais. Ao contratar novos talentos, preocupe-se em encontrar colaboradores que já tenham uma cultura data-driven.
10. Monitore e ajuste com agilidade
Com inteligência de mercado, é possível prever movimentações, riscos e tendências. Então, monitore os dados e métricas regularmente, agindo rapidamente para não ficar para trás.
Implemente a diferenciação, inovação e entrega de valor nas suas estratégias. Permaneça um passo à frente, sempre fazendo ajustes e aprendendo com os erros e acertos.
Após coletar os dados e interpretá-los, é preciso planejar e implementar considerando a situação atual da empresa, sempre com a ajuda da tecnologia. Não se preocupe, você não precisa percorrer toda essa jornada manualmente.
Durante muito tempo, os profissionais se viram afogados nas informações, tentando organizá-las com softwares muito limitados. Mas, atualmente, você tem o Zoho Analytics, o seu aliado na inteligência de mercado.
A ferramenta permite a análise profunda de dados, conexão com fontes confiáveis, bem como todo o processo de coleta, organização e armazenamento. Com recursos intuitivos e poderosos, o Zoho Analytics realiza análises estatísticas complexas e machine learning, compartilha insights para toda a sua equipe e transforma dados em informações valiosas.
Aproveite análises de pesquisas, inteligência competitiva, Net Promoter Score, geração de relatórios de satisfação do cliente ou relatórios de marketing personalizados e interativos. Desenvolva e analise relatórios com a equipe de marketing e seus clientes.
Compartilhe uns com os outros em total segurança e privacidade. Aproveite o backup, criptografia, a política de proteção de dados e muito mais. Comece hoje mesmo a aplicar a inteligência de mercado no seu negócio e domine os dados com o Zoho Analytics!
Comments